As verdades sobre Fundos Imobiliários

Marcelo Fayh

Marcelo Fayh

Sócio do GuiaInvest, especialista na geração de renda através de bons investimentos.

E as vantagens de investir.

Caro leitor,

A partir desta semana, nas segundas, teremos um espaço dedicado para falar de Fundos Imobiliários (FIIs).

“Fundo Imobiliário é tão bom que, para convencer alguém a investir, basta falar a verdade!”

Ouvi essa frase da boca de um dos maiores especialistas no assunto do Brasil. Concordo em gênero, número e grau!

Pois então vou falar algumas verdades sobre investir em FIIs ou em imóvel diretamente.

Digamos que você tenha 200 mil reais para investir em uma sala comercial com objetivo de receber aluguel.

A partir daqui, vamos analisar alguns pontos relevantes.

Diversificação:
Se for comprar diretamente um imóvel, provavelmente conseguirá comprar uma única sala. Com este mesmo dinheiro, poderá montar uma carteira de fundos diversificada e ter dezenas de imóveis diferentes.

Qualidade do Imóvel:
Com 200 mil reais, convenhamos que você não vai comprar o melhor imóvel da região, de alto padrão e com a melhor localização. Em fundos, você poderá escolher entre os melhores empreendimentos nas regiões mais valorizadas do país e com os mais elevados padrões construtivos.

Qualidade do Inquilino:
Em uma sala de 200 mil reais, a qualidade do seu inquilino é quase aleatória. Pode até ser bom, mas é um só (risco super concentrado). Em fundos imobiliários, os inquilinos normalmente são grandes empresas ou multinacionais em contratos de longo prazo com baixa chance de inadimplência.

Corretagem e custos de transação:
Comprar um imóvel diretamente é custoso (corretagem, ITBI, taxas cartoriais…) e demorado. Fundos imobiliários são negociados em bolsa e você pode comprar direto do seu celular, no app da sua corretora, instantaneamente. Muitas corretoras nem cobram corretagem de FIIs. Sai de graça!

Do tamanho do seu bolso:
Imagine que você possua esta sala de 200 mil reais e, por uma emergência, precise de 50 mil reais. Você vai ter que vender o imóvel inteiro para usar apenas um quarto do valor dele, afinal não dá para vender somente o banheiro e a copa da sua sala né? Perderá toda a renda gerada e vai ter que arranjar o que fazer com os 150 mil restantes. Em fundos imobiliários, você poderá vender somente a quantidade de cotas que precisa. O valor das cotas costuma ficar entre 50 e 200 reais.

Imposto de Renda:
O aluguel que você recebe diretamente pode ser descontado em até 27,5 por cento de Imposto de Renda. Mais de um quarto da sua renda vai para o Leão. Nos Fundos Imobiliários, a renda dos aluguéis é isenta de imposto!

E por aí vai…

Existem outros pontos para se analisar, claro. De onde você olhar, vai ver o quanto fundos são melhores do que investir diretamente em imóveis.

Não por acaso, são muitos os investidores tradicionais de imóveis que vem vendendo seus imóveis e alocando seus recursos através de fundos.

Quem entende do negócio está investindo cada vez mais em FIIs, e você?

Já investe? Em quais?

Não investe? Me conte o que ainda te impede de começar!

Me siga no Instagram (@marcelofayh). Me responda por aqui ou mande uma pergunta por lá.

Toda semana abro espaço para responder dúvidas sobre o mercado.

Abraço!

Outras Publicações

Leia Mais

Bolsa de Valores Para Leigos

André Fogaça

Nesse e-book você vai dar os seus primeiros passos no mundo dos investimentos e ficar por dentro de alguns detalhes importantes do mercado de ações. Você se sentirá seguro de conversar sobre investimento com qualquer pessoa depois de ler esse livro. Arrisco dizer ainda que você vai ficar louco para começar a investir. Uma boa leitura!

Sem tempo para ler? Assista nossas Palestras Online

Abrir conversa
1
Precisa de Ajuda?
Olá,
Podemos te ajudar?
Powered by