Bolsa de Valores brasileira é a melhor do mundo!

A Ibovespa, Bolsa de Valores brasileira, foi considerada a melhor do mundo no início de 2019. Veja quais são as previsões para o resto do ano.
Equipe Guiainvest

Equipe Guiainvest

bolsa de valores brasileira

Temos uma excelente notícia para você, investidor: a Bolsa de Valores brasileira foi considerada a de melhor desempenho do mundo!

Segundo a revista Forbes, uma das mais importantes editoras de economia e finanças, a Ibovespa se mostrou espetacular no início deste ano.

O principal motivo para esse bom resultado foi a eleição do presidente Bolsonaro, pois suas propostas políticas e econômicas são vantajosas aos olhos do mercado estrangeiro.

Por isso, o primeiro resultado de 2019 já está marcado pelo bom desempenho da Bolsa de Valores, liderando na frente de grandes Bolsas mundiais.

Quer saber como isso influencia o nosso país? Então, continue a leitura!

 O que é a Bolsa de Valores?

Para compreendermos quão impactante é essa notícia, é preciso definir, com exatidão, o que é uma Bolsa de Valores e qual a sua relação com a economia.

Portanto, entenda bem: Bolsa de Valores é o mercado onde estão situados diversos tipos de investimentos, entre eles, as ações de empresas de capital aberto.

É lá que são feitas as negociações de compra e venda dessas cotas. Também é na Bolsa de Valores que você confere as variações de preço de cada ação.

Leia este artigo para entender como comprar e vender ações

Ter uma Bolsa de Valores com boa visibilidade mundial é, acima de tudo, uma maneira de demonstrar que o país poderá estar se encaminhando para uma economia estável.

Além disso, aumenta a chance de investidores externos se interessarem no mercado brasileiro.

Sendo assim, a notícia de que a Ibovespa é a melhor Bolsa de Valores do mundo, mesmo no início do ano de 2019, impacta diretamente no desenvolvimento econômico do nosso país.

Ou pelo menos, renova as esperanças de um futuro economicamente melhor.

Neste artigo nós explicamos detalhadamente como funciona a Bolsa de Valores brasileira.

O que influenciou para o sucesso da nossa Bolsa?

As influências para o sucesso da Bolsa de Valores brasileira

Podemos considerar que o principal item tenha sido a eleição do presidente Jair Bolsonaro. Isso porque as suas propostas são conservadoras o que, para o mercado mundial, é algo que determina estabilidade.

Desde a campanha do presidente eleito, enquanto candidato, a Ibovespa já oscilava positivamente.

Isso significa que, desde antes de sua efetivação como o líder político do Brasil, os investidores estrangeiros já vinham apostando na modificação da economia do Brasil.

O resultado é este que estamos vendo:

melhor bolsa do mundo

Mas é claro que outros fatores contribuíram, como a valorização dos produtos de exportação, que veremos logo mais abaixo.

E o cenário propõe a possibilidade desta valorização estar só no começo.

A mérito de comparação, vamos comparar os dados referentes ao bom momento da Bolsa de Valores brasileira, com outros índices de países muito mais desenvolvidos:

  • Ibovespa: valorização acumulada de 4,23%;
  • S&P: valorização acumulada de 2,91%;
  • Dow Jones: valorização acumulada de 2,25%.

O que muda para o Brasil?

Em termos bastante simples e fazendo uma analogia muito simpática, o Brasil passa a ser olhado com melhores olhos pelos investidores externos.

Afinal, se a Bolsa de Valores brasileira foi considerada a mais rentável nesse início de ano, é porque a economia do país está a poucos passos de começar a melhorar.

Esse cenário não é estático

Mesmo que o primeiro cenário do ano seja simpático à economia brasileira, precisamos considerar que ele não é estático.

Afinal, do mesmo modo que as prováveis reformas políticas impactaram positivamente a Ibovespa, essas mesmas nuances poderão gerar um mau desempenho.

Precisamos ficar atentos ao governo atual, pois a cada pronunciamento algo se refletirá na Bolsa de Valores.

No entanto, a previsão é positiva.

O mercado mundial, bem como os investidores estrangeiros, estão favoráveis às modificações políticas. Desse modo, o interesse externo torna-se um excelente impulsionador.

Sabendo que a economia mundial reagiu positivamente às suas propostas, torna-se natural que o presidente Bolsonaro faça de tudo para transformá-las em realidade.

As influências externas

Outro motivo que levou a nossa Bolsa ao topo do cenário mundial, é a valorização dos produtos vendidos através da exportação.

Atualmente, o Brasil arrecada parte de sua renda através da venda de produtos primários ao comércio exterior. Entre os nossos principais parceiros de negócios está a China.

No entanto, a China vem sofrendo uma desaceleração de sua economia. Logo, eles estão mais seletivos na compra de produtos estrangeiros.

Com a diminuição da venda dos produtos nacionais para o mercado chinês, automaticamente a nossa economia se desestabiliza.

Além disso, também precisamos considerar as empresas que atuam diretamente no mercado de ações, negociando cotas de corporações voltadas ao comércio exterior.

Portanto, essa demanda diminuída também pode influenciar em nossa colocação frente às outras Bolsas de Valores.

Boas projeções para 2019

O ano que acaba de se iniciar vem com projeções positivas a respeito do crescimento econômico brasileiro.

Independentemente das questões voláteis sobre a política, é inegável que a proposta de conservadora de Bolsonaro é vista com bons olhos pela economia mundial.

Além disso, as modificações nas gestões das estatais, como a Petrobrás, também estimulam o investimento externo no nosso país.

Sendo assim, a previsão é de crescimento. E torceremos para que isso aconteça!

Prevê-se que o PIB brasileiro possa crescer até 2,4% só neste ano. Em comparação com o ano passado, que apresentou um crescimento de 1,3%, esse é um cenário bastante favorável.

Por isso, essa é a hora ideal de iniciar os seus investimentos.

Aproveite a boa fase da economia brasileira e, literalmente, ganhe dinheiro com isso. Para saber como investir com segurança neste momento de valorização da Bolsa de Valores, assista à nossa mais recente palestra gratuita.

Nela o André Fogaça comenta sobre a possibilidade do Ibovespa atingir os 500 mil pontos, e como você pode aproveitar esse momento.

Outras Publicações

Leia Mais

Ebook - Bolsa de Valores para Leigos

Bolsa de Valores Para Leigos

André Fogaça

Nesse e-book você vai dar os seus primeiros passos no mundo dos investimentos e ficar por dentro de alguns detalhes importantes do mercado de ações. Você se sentirá seguro de conversar sobre investimento com qualquer pessoa depois de ler esse livro. Arrisco dizer ainda que você vai ficar louco para começar a investir. Uma boa leitura!

Sem tempo para ler? Assista nossas Palestras Online

Abrir conversa
1
Precisa de Ajuda?
Olá,
Podemos te ajudar?
Powered by