Como Avaliar Qualquer Ação da Bolsa em Menos de 5 Minutos

Como avaliar uma ação da bolsa de forma simples, rápida e, principalmente, confiável? Neste artigo, eu compartilho com você o método que uso para avaliar ações e ainda deixo um check list que é uma ferramenta poderosa para os investidores inteligentes. Acompanhe!
Andre Fogaca

Andre Fogaca

Sócio-fundador do GuiaInvest e formado em Administração e pós-graduado em Economia pela UFRGS.
como avaliar uma ação da bolsa em 5 minutos

Como avaliar uma ação da bolsa de forma simples, rápida e, principalmente, confiável?  Neste artigo, eu compartilho com você o método que uso para avaliar ações e ainda deixo um check list que é uma ferramenta poderosa para os investidores inteligentes. Acompanhe!

Diariamente, eu recebo vários e-mails de pessoas interessadas em começar a investir em ações, mas que me confidenciam diferentes dúvidas ou receios.

Com o passar dos anos, percebi que muitos questionamentos se repetiam. Hoje, quero compartilhá-los com você, porque é possível que você também os faça mentalmente. Além disso, vou apresentar um caminho para você se livrar deles de uma vez por todas.

Vamos lá?

Dúvidas Comuns sobre Como Avaliar uma Ação da Bolsa

como avaliar ação da bolsa

  1. Tenho muita vontade de começar a investir, mas não sei por onde começar;
  2. Sinto-me inseguro por não conhecer um método simples para seguir ao investir em qualquer ação da Bolsa;
  3. Tenho ouvido falar muito sobre o potencial de investir em ações, mas me sinto perdido em meio a tanta informação;
  4. Já tive experiências investindo na bolsa, mas só perdi dinheiro, porque segui recomendações de terceiros;
  5. Eu já invisto, mas estou frustrado com o mercado e acredito que não é possível ganhar dinheiro investindo na bolsa de valores;
  6. Já fiz cursos sobre investimento em ações, testei diferentes técnicas e estratégias, mas nada funcionou.

Essas dúvidas são naturais e decorrentes, principalmente, da falta de conhecimento combinada com a cultura do imediatismo, que é muito comum.

Se você deseja entrar no mercado de ações é fundamental que encontre um método para investir, estude muito e dê tempo ao tempo.

Eu desenvolvi a minha própria metodologia a partir da análise fundamentalista e, principalmente do value investing – método criado por Benjamin Graham e fielmente seguido por Warren Buffett e diversos outros megainvestidores de grande sucesso.

A base para investir, tendo como ponto de partida os preceitos do value investing, é encontrar grandes e excelentes empresas que estejam momentaneamente sub avaliadas pelo mercado.

Para isso, é preciso estudar profundamente a empresa, sua saúde financeira, seus resultados e as perspectivas para seu futuro. Seu objetivo deve ser tornar-se sócio de uma empresa sólida. Nada menos do que isso. Porém, ao tentar atingir este objetivo, é fácil cair no primeiro problema que listei acima.

Mas, por onde começar essa análise em meio a centenas de empresas disponíveis na bolsa de valores?

Como Analisar uma Ação da Bolsa de Valores

Como Analisar uma Ação da Bolsa de Valores

Como eu mesmo enfrentei esse dilema quando comecei a investir, com o passar dos anos fui aprofundando meus estudos no value investing visando criar maneiras para filtrar boas empresas para investir.

Hoje, utilizo uma série de critérios antes de tomar qualquer decisão, e eu quero compartilhar alguns deles com você.

Gravei uma videoaula para contar como eu faço para descobrir quais ações são boas para investir de forma muito efetiva e rápida.

Nela, apresento um checklist com 11 passos, que oferece um método simples, seguro e eficiente para ajudá-lo a investir melhor. E, acredite, em menos de cinco minutos você consegue colocá-lo em prática.

É claro que o checklist não vai garantir a rentabilidade de seu investimento, afinal, estamos falando de uma modalidade de investimento que oferece riscos pela sua própria natureza.

Mas, o meu método vai, além de eliminar a possibilidade de você investir em uma empresa ruim, livrá-lo de toda e qualquer dúvida, receio ou questionamento como os que apresentei no início do artigo. Assim, você vai aumentar consideravelmente suas chances de sucesso.

Na videoaula, além do checklist com 11 passos para você avaliar uma ação na Bolsa em menos de cinco minutos, também revelo quais são os 7 erros mais comuns que os investidores cometem e como utilizar alguns dos indicadores mais poderosos para avaliar ações.

Para você ter uma ideia do que compõe o checklist, antecipo aqui alguns dos itens:

1 – Investir somente em empresas que têm valor de mercado superior a R$ 500 milhões

Empresas com pequeno valor de mercado estão sujeitas a adversidades políticas, financeiras, econômicas e sociais acima do normal. O valor de mercado é obtido através do preço da equação: valor da ação x quantidade total de ações da empresa.

2 – Detectar se a empresa distribuiu dividendos nos últimos cinco anos

Pagamentos ininterruptos de dividendos demonstram que os interesses dos acionistas estão sendo atendidos e que a saúde financeira da empresa está boa.

Na videoaula falo em detalhes sobre esses dois itens do checklist e os outros 9, claro. Até você assistir, entenda que só por fazer esse filtro, você irá eliminar do seu radar uma infinidade de aparentemente boas empresas para se investir.

Combinados, os 11 itens formam uma ferramenta poderosa para o investidor inteligente.

Espero você na aula. Ela é gratuita.

Bons investimentos.

Crédito das imagens: www.shutterstock.com

Outras Publicações

Leia Mais

Ebook - Bolsa de Valores para Leigos

Bolsa de Valores Para Leigos

André Fogaça

Nesse e-book você vai dar os seus primeiros passos no mundo dos investimentos e ficar por dentro de alguns detalhes importantes do mercado de ações. Você se sentirá seguro de conversar sobre investimento com qualquer pessoa depois de ler esse livro. Arrisco dizer ainda que você vai ficar louco para começar a investir. Uma boa leitura!

Sem tempo para ler? Assista nossas Palestras Online

Abrir conversa
1
Precisa de Ajuda?
Olá,
Podemos te ajudar?
Powered by