Aprenda como economizar dinheiro agora mesmo!

Equipe Guiainvest

Equipe Guiainvest

Muitos brasileiros procuram saber como economizar dinheiro para aumentar sua qualidade de vida e cuidar do futuro. Embora muitos acreditem que poupar e investir é um processo muito trabalhoso, na realidade, não é bem assim que funciona.

Em primeiro lugar, é necessário fugir dos péssimos investimentos bancários, que têm muitas taxas administrativas e baixo retorno financeiro. Para tal, é necessário começar a investir por conta própria.

Ainda que você goste de contar com um especialista, deve buscar educação financeira pessoal. Caso contrário, esses especialistas podem indicar investimentos ruins, e você não saberá identificá-los.

Organizamos aqui algumas dicas para você começar a poupar e investir, garantindo um aumento dos seus ganhos e maior qualidade de vida.

Confira!

O que devo fazer para começar a poupar e investir?

como economizar dinheiro guiainvest

É preciso desmitificar o fato de que é necessário muito conhecimento técnico para economizar e investir. Alguma disciplina é demandada e bem-vinda, mas nada de outro mundo! Falaremos, agora, sobre algumas dicas que você deve levar em consideração.

Registre todas as despesas mensais

Antes de começar a poupar e investir, você deve anotar todos os seus gastos de forma organizada. Isso auxilia o planejamento. Veja quais são as despesas essenciais, quais são os gastos supérfluos e calcule mais ou menos quanto você consegue poupar por mês se cortasse-os.

Defina um orçamento mensal

Após fazer o registro das suas despesas orçamentárias, você deve definir um orçamento médio mensal. Essa etapa também auxilia no planejamento financeiro mensal e ajuda a prever os valores que podem ser poupados por mês.

Eduque-se financeiramente

Ao contrário do que boa parte das pessoas pensa, não é difícil investir por conta própria. Para começar, basta ter algumas noções de investimento e você já será capaz de selecionar e aplicar em modalidades rentáveis e promissoras. Além disso, algumas ferramentas já existem para auxiliá-lo nesse processo.

Determine uma porcentagem dos seus recebimentos para poupar

Essa porcentagem varia de pessoa para pessoa, mas, segundo fontes, como o livro “O Homem mais rico da Babilônia”, você deve poupar um mínimo de 10%. Segundo o autor do livro, essa é uma quantidade que todos conseguem economizar, sem que, para isso, seja necessária uma queda brusca do padrão de vida.

Crie metas financeiras

Você deve caminhar com um objetivo a ser alcançado. O mesmo acontece quando decide iniciar a vida nos investimentos. O resultado é menos efetivo quando você apenas poupa por poupar. Estabeleça metas e reflita sobre as razões que o levaram a desejar por iniciar uma economia.

Entre as metas, você pode incluir a sua aposentadoria, a aquisição de uma casa nova — casa de campo, casa de praia etc. — um carro novo, entre outras.

Evite gastos supérfluos

Os gastos supérfluos são o inimigo número um de todo poupador. Para livrar-se deles, é necessário ter muita disciplina e dedicação. O mapeamento dos gastos mensais ajuda bastante nessa tarefa, pois o auxilia a perceber o tamanho das despesas com materiais não necessários.

A partir disso, você começa a se questionar sobre o porquê de gastar tanto em coisas tão rasas e fortalece o sentimento de que é necessário cortar essas despesas. Contudo, isso não significa que você deve abrir mão dos seus hobbies. Lembre-se de que lazer é importante, e supérfluo é aquilo de que realmente você não precisa!

Quais são os tipos de investimentos mais adequados?

como economizar dinheiro

Agora que você já sabe como poupar o seu dinheiro, vamos dar algumas dicas de investimentos. Listamos as opções mais seguras e confiáveis. Com o tempo, você vai ganhando experiência e pode dinamizá-las ainda mais.

Fundo de investimentos em renda fixa

Essa etapa é muito indicada para você. Isso porque, ao investir dinheiro em um fundo, seu ativo passa a ser gerido por um grupo de profissionais, que o aplicam e fazem a gestão do montante da maneira mais correta possível, retornando uma porcentagem dos lucros diretamente a você. Entretanto, o mais recomendado é que você invista o seu dinheiro diretamente, conseguindo, assim, um retorno maior.

Tesouro direto

Essa modalidade se dá com a aplicação de dinheiro, por meio de compra de títulos, para que o governo realize obras de infraestrutura e serviço no país. Gera um retorno de renda fixa bastante satisfatório e seguro.

Imóveis

Essa modalidade de investimento é mais indicada para quem já está no mundo dos negócios há algum tempo. Os imóveis podem ser utilizados como elementos especulativos, quando você aguarda, por exemplo, que se valorizem com o tempo e com a implantação de empreendimentos de infraestrutura e serviço na região — públicos, como praças, malha viária, metrô — ou privados, como shoppings, supermercados e outros.

O imóvel também pode ser utilizado para ser posto para alugar e, com isso, você adquire uma renda mensal. Por fim, eles são um ótimo elemento de barganha para adquirir empréstimos e financiamentos perante instituições financeiras.

Mercado de ações

Esse mercado pode ser bastante rentável, e, ao contrário do que muita gente pensa, pode ser desvendado de maneira rápida e simples. Com a utilização das ferramentas corretas, você pode selecionar as melhores ações do mercado em pouquíssimo tempo!

Qual a melhor forma para começar a investir?

como economizar dinheiro

Há apenas um caminho para fugir de péssimos investimentos bancários, com suas altas taxas administrativas no fundo de investimento: aplicar por conta própria em investimentos rentáveis e seguros, como o Tesouro Direto e ações, que, graças ao acesso à informação e à informatização, tornaram-se muito práticos de serem executados.

Opte por empresas de confiança, com experiência no mercado e que ofereçam materiais — e-books, por exemplo — que entreguem essas instruções. Quando possível, visite a empresa, faça buscas por ela nas redes sociais e ouça o feedback de outros clientes a respeito.

Sendo assim, como economizar dinheiro é a questão que envolve muitos lares brasileiros, mas você viu, com este texto, que essa tarefa não é impossível, desde que você esteja focado e dedicado a uma meta clara e objetiva. Que tal começar esta semana mesmo? Boa sorte!

Gostou do texto? Para inspirá-lo a ser um poupador, sugerimos que leia nosso outro artigo que mostra a história do Vladimir, que conseguiu um rendimento de 40% em um ano. Que tal se tornar o próximo “Vladimir”?

Outras Publicações

Leia Mais

Ebook - Bolsa de Valores para Leigos

Bolsa de Valores Para Leigos

André Fogaça

Nesse e-book você vai dar os seus primeiros passos no mundo dos investimentos e ficar por dentro de alguns detalhes importantes do mercado de ações. Você se sentirá seguro de conversar sobre investimento com qualquer pessoa depois de ler esse livro. Arrisco dizer ainda que você vai ficar louco para começar a investir. Uma boa leitura!

Sem tempo para ler? Assista nossas Palestras Online

Abrir conversa
1
Precisa de Ajuda?
Olá,
Podemos te ajudar?
Powered by