Como Enriquecer na Bolsa com Ações

Enriquecer na Bolsa e conquistar sua Liberdade Financeira, esse também é o seu desejo? Veja como nesse post.
Equipe Guiainvest

Equipe Guiainvest

como enriquecer na bolsa de valores com ações

Já pensou em viver de dividendos? Enriquecer na Bolsa significa ter uma renda passiva capaz de pagar com folga as suas contas, viajar, aproveitar a vida e ainda ter dinheiro para reinvestir, fazendo assim, seu dinheiro multiplicar.

Parece muito bom, não é mesmo? E é possível! O mercado de ações oferece muitas oportunidades de ganhos e diversos exemplos de investidores de sucesso.

Mas antes de iniciar no mercado de ações, é preciso buscar conhecimento e entender como funciona a Bolsa de Valores. Aí sim, você saberá como enriquecer com ela.

As empresas, quando abrem seu capital e lançam suas ações na Bolsa para que os investidores as comprem, buscam gerar recursos financeiros para a companhia. Os investidores, de forma semelhante, também buscam por ações que os façam lucrar.

Para que uma empresa possa vender suas ações na Bolsa, ela deve propor uma Oferta Pública Inicial (em inglês, Initial Public Offering ou IPO). Após esse processo, as ações serão ofertadas no chamado mercado primário, isto é, momento em que são vendidas pela primeira vez.

Depois disso, as ações passam a ser negociadas entre os investidores, que compram e vende ações no que chamamos de mercado secundário.

Diferentes formas de enriquecer na Bolsa

Está enganado quem acha que somente é possível enriquecer na Bolsa de uma forma. Há diferentes maneiras do investidor ganhar dinheiro com ações. Tudo vai depender do seu perfil de investidor, objetivos e tempo livre.

Veja como é possível enriquecer com ações:

Valorização das ações

Essa é a forma mais comum de ganhar dinheiro com ações. Você compra ações de determinada empresa acreditando na sua valorização. É o famoso comprar na baixa e vender na alta.

Ou seja, comprar uma ação com boas perspectivas de crescimento e que esteja com um preço bom e vende-la quando seu preço aumentar, lucrando assim com a diferença.

Enriquecer na Bolsa com a valorização das ações pode acontecer tanto no longo prazo quanto no curto prazo, sendo o segundo demasiadamente arriscado.

No longo prazo, os ganhos estão ligados ao crescimento da empresa e aos lucros reais gerados pelas suas operações. Quando a empresa estiver em alta e suas ações atingirem um valor interessante, o seu capital também estará.

Há inclusive investidores que fazem diversas operações de compra e venda da mesma ação no mesmo dia, e que usam da volatilidade do mercado como uma estratégia, são os chamados “traders”.

Esses investidores geralmente possuem um perfil mais arrojado, propenso ao risco e, disponibilidade de tempo para acompanhar o mercado ao longo do dia e muito estudo.

Apesar de, uma vez ou outra você ter a possibilidade de acertar e ganhar dinheiro com essa estratégia, comprar e vender ações o tempo todo, visando realizar lucros no curto prazo, é um erro e poderá fazer você perder dinheiro no mercado de ações.

Desvalorização das Ações

Outra forma de ganhar dinheiro na Bolsa é com a desvalorização de uma ação.  A essa estratégia damos o nome de Short Selling, ou venda a descoberto.

Nela, você vende uma ação que tem perspectiva de queda nos próximos dias acreditando que poderá recomprar o ativo numa data futura quando estiver mais baixo.

Dividendos

Outra forma de enriquecer na Bolsa é comprando ações de empresas que pagam dividendos.

Os dividendos nada mais são do que uma parcela dos lucros da empresa que são distribuídos aos acionistas de acordo com a sua participação na empresa. Assim, quem detém mais ações da empresa, receberá um valor maior em dividendos.

Os lucros serão pagos a você, que então, poderá usar esse dinheiro como bem entender, seja para comprar mais ações ou para gastar.

Aqui entramos em dois pontos importantes:

  • Reinvista o seu lucro

Ao reinvestir os dividendos, você mantém seu capital girando por meio dos juros compostos. É importante que você reinvista até alcançar a Liberdade Financeira. Isso irá acelerar o processo.

  • Diversifique sua carteira

Não invista todo o seu dinheiro em uma empresa só. Diversifique sua carteira de ações, apostando em empresas de diferentes segmentos. Dessa forma você se protege de possíveis perdas devido à eventos econômicos ou políticos que poderão afetar o mercado.

como enriquecer na bolsa com acoes

O dinheiro dos dividendos chega nas mãos dos acionistas isentos de Imposto de Renda, uma vez que a empresa já paga os impostos que incidem sobre o lucro antes de ocorrer a distribuição dos dividendos.

Quem investe pensando nos dividendos, está interessado na qualidade e nos resultados da empresa, pois, quanto maior o lucro da empresa, maior a distribuição de dividendos.

Porém, nem todas as empresas distribuem os lucros. Por isso, você precisa conhecer os tipos de ações, bem como algumas terminologias.

Payout é um termo usado para designar a proporção de lucros que a empresa repassa aos seus acionistas. Há quem diga que a empresa é obrigada a repassar no mínimo 25% do lucro líquido aos acionistas. Porém, existem empresas que repassam mais, outras menos.

Outro termo importante é o dividend yield, ou seja, a quantidade de dividendos que a empresa paga por ação. Uma vez que, sabendo somente a porcentagem que será repassada aos acionistas, você não sabe, exatamente, o quanto receberá.

Juros sobre capital próprio

Essa é uma forma bem parecida com os dividendos. Ambos são formas de distribuição dos lucros de uma empresa aos seus acionistas, porém, a grande diferença está na parte da tributação.

Os chamados juros sobre capital próprio são distribuídos antes da empresa pagar os impostos, com isso, há a tributação dos valores recebidos.

Ou seja, o investidor obrigatoriamente precisará pagar Imposto de Renda sobre o valor total recebido na alíquota de 15%. Esse pagamento ocorre na fonte, assim, o valor que já virá com o devido desconto.

Já os dividendos, como são baseados no lucro líquido da empresa, estão isentos do pagamento de impostos.

Agora basta começar!

Está vendo a quantidade de lucro que você deixa de ganhar se não investe em ações? O risco é completamente controlado por você, à medida que aprende fórmulas que facilitem o processo.

Participe da nossa mais recente masterclass gratuita e descubra como transformar R$ 1.000 em R$ 1.086.850,68 com ações!

Dessa forma, enriquecer na Bolsa vai ser rapidinho.

Confira nossa masterclass e tenha nas suas mãos o poder de multiplicar em até 1000x o capital investido!

Outras Publicações

Leia Mais

Ebook - Bolsa de Valores para Leigos

Bolsa de Valores Para Leigos

André Fogaça

Nesse e-book você vai dar os seus primeiros passos no mundo dos investimentos e ficar por dentro de alguns detalhes importantes do mercado de ações. Você se sentirá seguro de conversar sobre investimento com qualquer pessoa depois de ler esse livro. Arrisco dizer ainda que você vai ficar louco para começar a investir. Uma boa leitura!

Sem tempo para ler? Assista nossas Palestras Online

Abrir conversa
1
Precisa de Ajuda?
Olá,
Podemos te ajudar?
Powered by