Como lucrar investindo em Small Caps

Será possível lucrar investindo em Small Caps? Apesar do menor valor de capitalização, elas podem apresentar um grande potencial de crescimento. Vale a pena arriscar? Confira nesse post!
Equipe Guiainvest

Equipe Guiainvest

investindo em small caps guiainvest

Será possível lucrar investindo em Small Caps? O mercado de ações possui muitas oportunidades. No entanto, parte delas podem passar desapercebidas pelos investidores.

Quando pensamos em ações é comum lembrar das gigantes do mercado, tais como Petrobras (PETR4), Vale (VALE3), Itaú Unibanco (ITUB4), Ambev (ABEV3), entre outras mais conhecidas do grande público.

Quem pensa em começar a investir na Bolsa de Valores normalmente quer iniciar seus investimentos adquirindo ações dessas empresas.

Porém existem também papéis de companhias menores e que também podem proporcionar boas oportunidades de investimento. São as Small Caps, ou seja, ações de empresas cujo valor de mercado é mais modesto quando comparado as gigantes que citamos acima.

A Bolsa de Valores oferece uma grande variedade de ações para os mais diferentes perfis de investidor.

O mercado de ações divide as empresas pelo seu valor de mercado. Portanto, existem empresas de pequeno, médio e grande porte, chamadas de Small Cap, Mid Cap e Large Cap respectivamente.

Nesse artigo você vai ficar sabendo tudo sobre as ações de empresas com pequena capitalização, as Small Caps.

O que são Small Caps?

Small Caps são ações de empresas com menor valor de mercado quando comparadas as Blue Chips – empresas mais visadas na Bolsa.

Para ser considerada uma Small Cap, no geral, considera-se empresas com valor de mercado abaixo de 3 bilhões.

Essas empresas geralmente estão concentradas em um setor relativamente pequeno, ou são empresas relativamente novas. Por ainda estarem em crescimento, muitas vezes não distribuem dividendos, pois investem os lucros nelas mesmas.

Em geral, as ações Small Caps apresentam um baixo volume de negociação e baixa liquidez, o que as torna suscetíveis a oscilações do mercado. Por outro lado, são empresas que possuem um grande potencial de valorização e podem se tornar excelentes opções de investimento.

Investindo em Small Caps – Exemplos de empresas brasileiras

O desempenho das Small Caps no mercado brasileiro pode ser acompanhado pelo Índice Small Cap (SMLL).

Esse índice é uma carteira teórica elaborada pela BM&F Bovespa que reúne ações de empresas com menor valor de capitalização na B3.

Como lucrar Investindo em Small Caps - GuiaInvest

Muitas destas empresas possuem excelente gestão e lucratividade e podem ser excelentes oportunidades de investimento.

Grandes companhias brasileiras compõem atualmente o índice Small Cap, tais como:

Alpargatas (ALPA4): líder no setor calçadista na América Latina e detentora de marcas como Havaianas e Osklen e licença para produção e comercialização da marca Mizuno no Brasil.

Lojas Marisa (AMAR3): uma das maiores redes de moda feminina e lingerie do Brasil, com 388 lojas em operação no país.

Hering (HGTX3): grande companhia especializada em vestuário. Além da Hering, abrange também as marcas Hering Kids, Dzarm e PUC.

CVC Brasil (CVCB3): maior operadora de turismo do Brasil. Possui pacotes de turismo para o Brasil e para o exterior.

Minerva (BEEF3): um dos líderes da América Latina no mercado de produção e comercialização de carne bovina e derivados.

Riscos de Investir em Small Caps

Apesar do alto potencial de crescimento, valorização e ótimo retorno aos seus acionistas, não é sempre que se lucra investindo em Small Caps.

Em geral, investir em empresas estão ingressando no mercado agora é considerado mais arriscado. Embora elas possam ter um excelente crescimento, com muito espaço para ganhar dinheiro, isso pode simplesmente não ocorrer.

O risco maior está na dependência de um setor específico, menor liquidez e principalmente na incerteza de crescimento.

Os principais pontos a se considerar antes de investir em Small Caps são:

Baixa Liquidez: As Small Caps muitas vezes têm baixo volume de negociação, por isso corre o risco de não conseguir vende-las quando precisar.

– Dificuldades de análise: As Small Caps geralmente são ações novas na Bolsa. Por esse motivo, muitas vezes não existem dados suficientes para fazer uma boa análise sobre seu potencial, seus dados não são muito confiáveis.

Precificação imprecisa: Mais uma vez, por serem empresas novas, na maioria das vezes é difícil precificar corretamente as ações pois não se sabe o valor real destas empresas. Por esse motivo, elas podem oscilar fortemente no mercado.

Incerteza do crescimento: a falta de dados impossibilita uma análise mais profunda. Não se pode assegurar que as operações da empresa sejam sólidas e saudáveis ou que estejam enfrentando momentos de dificuldades.

Ou seja, investindo em small caps se abrem muitas oportunidades de lucratividade. Há, inclusive, quem se especialize nessas ações.

Porém, Small Cap também pode indicar riscos. Por isso, é preciso conhecer bem esse mercado, buscar informações e contar com profissionais especializados.

Se o que você deseja é multiplicar o seu patrimônio, hoje é seu dia de sorte.

O André, juntamente com o Centro de Inteligência de Investimentos do GuiaInvest, desenvolveu um método que é capaz de multiplicar o seu patrimônio em mais de 200 vezes.

Veja como ter uma Tsunami de Lucros.

 

Outras Publicações

Leia Mais

Ebook - Bolsa de Valores para Leigos

Bolsa de Valores Para Leigos

André Fogaça

Nesse e-book você vai dar os seus primeiros passos no mundo dos investimentos e ficar por dentro de alguns detalhes importantes do mercado de ações. Você se sentirá seguro de conversar sobre investimento com qualquer pessoa depois de ler esse livro. Arrisco dizer ainda que você vai ficar louco para começar a investir. Uma boa leitura!

Sem tempo para ler? Assista nossas Palestras Online

Abrir conversa
1
Precisa de Ajuda?
Olá,
Podemos te ajudar?
Powered by