Como os juros compostos podem mudar a sua vida!

Você sabia que pode se beneficiar dos juros? As dívidas baseadas em juros compostos tendem a se tornar impagáveis. Contudo, quem recebe, enriquece. Leia até o final para receber um convite especial.
Equipe Guiainvest

Equipe Guiainvest

Como os juros compostos podem mudar a sua vida

Muito se fala sobre a alta taxa de juros aplicada no Brasil. Mas você sabia que pode se beneficiar dela? As dívidas baseadas em juros compostos tendem a se tornar impagáveis. Contudo, esses mesmos juros são interessantes para alguns tipos de investimentos.

Uma ótima alternativa é a aplicação do seu dinheiro em ações. Mas que tal entender um pouco melhor o modo como você pode utilizar os juros compostos a seu favor? É isso o que nós explicaremos na sequência. Confira!

O que são juros compostos?

Antes de mais nada, é necessário falar um pouco a respeito da própria definição de juros compostos. Essa nomenclatura se refere à incorporação dos juros de um período de 30 dias sobre o montante em questão. Ocorre que o valor (acrescido de juros) será novamente ampliado mediante a incidência dos juros do mês subsequente.

Embora pareça confuso, o cálculo é relativamente simples. Observe um exemplo com um valor de R$ 5.000 mil. Considere que a taxa de juros do mês é de 3%. Isso significa que o total ficaria em R$ 5.150 mil, que seria novamente multiplicado por 3% no mês seguinte e, assim, sucessivamente.

Os juros simples incidem apenas no valor inicial — seja uma dívida ou um investimento. Logo, o total acumulado é bem inferior em comparação com o que é propiciado pelos juros compostos. Com base nesse raciocínio, é preciso compreender como esses juros diferenciados geram rendimentos bem mais atrativos.

Como os juros compostos aumentam o rendimento do seu investimento em ações?

Se você deseja fazer com que o seu dinheiro renda mais, é necessário buscar investimentos que proporcionam uma alta taxa de lucratividade. Nesse sentido, uma das melhores alternativas é a aplicação no mercado de ações.

No entanto, é preciso compreender o funcionamento do sistema envolvido no processo. Ao adquirir ações, você não terá um lucro específico mensalmente, ampliado pela taxa de juros em vigência.

Na verdade, uma parte do lucro provém da própria valorização dos papéis após a compra. Quanto mais alto for esse crescimento, maior será o lucro no ato da venda dos mesmos papéis.

A outra forma de lucrar no mercado de ações é por meio do recebimento de dividendos. Nesse caso, os detentores de ações recebem uma quota do lucro de cada empresa — em determinado período — na qual eles investiram.

A questão é que existe um ciclo em todo esse processo. Repare que as empresas bem-sucedidas ampliam o seu próprio valor de mercado e amplificam sua riqueza.

No fim, elas conseguem uma excelente reserva para reinvestir pesadamente nas operações inerentes ao negócio. Tudo isso é possível pelos juros compostos. É evidente que a valorização das ações dessas organizações acompanhará o mesmo ritmo.

Ao investir na compra de ações que rendem dividendos, você deve direcionar os valores para as mesmas ações. Em um médio prazo, não haverá uma diferença significativa. Porém, os resultados serão muito melhores após períodos mais longos de investimento.

Isso acontece porque essa tática faz com que os juros compostos entrem na conta de lucratividade do investimento. O mercado de ações, por si só, já é extremamente rentável. Com o uso oportuno dos juros compostos, o lucro obtido (lá na frente) pode se tornar surpreendente.

É crucial frisar que tal estratégia de investimento se aplica somente a longos intervalos. Em outras palavras, a paciência deve ser uma palavra de ordem. Sem disciplina, você corre o risco de se frustrar. Por outro lado, acredite: a espera será bem satisfatória.

Como aumentar o lucro obtido por meio de outros tipos de investimento?

Quando se fala em juros compostos, a variável de maior impacto sempre será o tempo. Esse fator é preponderante para que você conquiste a liberdade financeira tão desejada. Basta ter ciência de uma conquista desse porte não acontecerá de uma hora para outra.

De uma forma geral, saiba que as variedades de investimentos que oferecem uma taxa de rentabilidade fixa contemplam os juros compostos. Eis algumas delas:

  • títulos do Tesouro Direto;
  • LCI (letra de crédito imobiliário);
  • LCA (letra de crédito do agronegócio);
  • CDB (certificado de depósito bancário).

De fato, até a aplicação de recursos na tradicional caderneta de poupança sofre os efeitos positivos dessa taxa de juros diferenciada. O grande problema é o índice usado, que é extremamente baixo.

Além disso, observe que o rendimento atribuído à poupança acontece apenas uma vez a cada intervalo de 30 dias. Por isso, quem investe na poupança ainda precisa ficar atento à data de aniversário da aplicação. Caso contrário, pode deixar de receber a lucratividade do último período.

Por essas e outras, a liberdade financeira só virá se você passar a investir de forma estratégica. Logo, é necessário ter uma dose generosa de paciência aliada a orientações de profissionais gabaritados.

Por que devemos fugir das dívidas geradas por juros compostos?

A explicação anterior justifica por que as dívidas movidas por juros compostos podem ficar astronômicas. É importante notar que os números gerados pelas dívidas sempre superam os investimentos.

Essa noção da realidade financeira é vital para que você perceba a urgência de quitar as dívidas antes de pensar em investir. Afinal, os valores pendentes consumirão todo ou boa parte do lucro do seu investimento.

Até quando se trata de situações financeiras não tão boas, o melhor caminho é zerar os débitos, principalmente se eles forem acumulados via juros compostos. Em seguida, você poderá iniciar uma nova etapa na sua vida. Nesse momento, vale a pena consultar profissionais que têm algo de valor a dizer.

O tempo só trabalha favoravelmente quando nós realizamos as melhores escolhas disponíveis no mercado. Elas são tantas que é muito fácil se perder, sem saber por onde começar.

O importante é que você não perca tempo e comece de algum lugar. Sendo assim, você não precisa acumular uma fortuna para iniciar os seus investimentos. No entanto, o lucro dependerá de muito planejamento. Finalmente, vale ressaltar que nem é preciso correr riscos para melhorar a sua taxa de retorno.

Ficou interessado em fugir do senso comum e conquistar sua própria liberdade financeira? Veja essa palestra gratuita e saiba como usar os juros para enriquecer.

Outras Publicações

Leia Mais

Ebook - Bolsa de Valores para Leigos

Bolsa de Valores Para Leigos

André Fogaça

Nesse e-book você vai dar os seus primeiros passos no mundo dos investimentos e ficar por dentro de alguns detalhes importantes do mercado de ações. Você se sentirá seguro de conversar sobre investimento com qualquer pessoa depois de ler esse livro. Arrisco dizer ainda que você vai ficar louco para começar a investir. Uma boa leitura!

Sem tempo para ler? Assista nossas Palestras Online

Abrir conversa
1
Precisa de Ajuda?
Olá,
Podemos te ajudar?
Powered by