Como viajar mais? Conheça 3 investimentos

Equipe Guiainvest

Equipe Guiainvest

Todo mundo gosta de viajar, não é mesmo? Porém, muitas pessoas não conseguem realizar esta atividade com a frequência que gostariam. Por isso hoje vamos falar sobre: como viajar mais!

Foi pensando nisso que elaboramos este artigo com dicas imprescindíveis que vão ajudar você a descobrir como viajar mais, planejando e investindo com inteligência.

Sabia que, com um bom planejamento financeiro e escolhendo os investimentos certos, é possível realizar até duas viagens “grandes” ao ano? Ficou curioso? Continue a leitura  e prepare-se para viajar mais!

Como se planejar?

como viajar mais guiainvest investimentos

Planejamento é a palavra-chave para quem deseja viajar mais durante o ano, principalmente no que diz respeito aos passeios mais longos, como viagens internacionais. A dica é que você comece a montar um planejamento com até um ano de antecedência.

Planeje em que período do próximo ano você vai tirar férias e quais serão os feriados prolongados dos próximos meses. Com essas informações, já é possível começar a pensar nos destinos que gostaria de visitar, de quanto dinheiro você precisa para realizar a viagem, onde se hospedar etc.

Uma excelente forma de organizar seu planejamento é criando uma planilha de viagem. Nela, você pode lançar os valores previstos para realizar cada passeio, quanto tempo há até a data prevista para a viagem e, consequentemente, quanto dinheiro é preciso angariar para tanto.

Outra dica interessante no que se refere ao planejamento é optar por fazer pequenas viagens em finais de semana e feriados prolongados. Escolha a baixa temporada, quando os preços são bem mais em conta, e aproveite para conhecer cidades ou estados próximos.

Como calcular uma viagem?

como viajar mais guiainvest investimentos

Como mencionamos anteriormente, o planejamento da sua viagem deve começar com a elaboração de uma planilha. Nesse material, o recomendado é inserir todas as informações relacionadas aos valores desembolsados na viagem:

  • despesas com passagem aérea ou combustível, caso você viaje de carro;
  • custos adicionais com a revisão do veículo, troca de óleo etc. (se optar por se deslocar de carro);
  • gastos com locomoção no local (trem, metrô, transporte por aplicativo, aluguel de bicicleta etc.);
  • custos com hospedagem;
  • despesas com alimentação;
  • tickets de museus ou outros passeios;
  • despesas com lembranças e demais compras que você venha a realizar;
  • seguro de viagem (para passeios internacionais).

Você deve fazer o cálculo do custo total previsto para a viagem levando em consideração todos os gastos que estão relacionados a ela. Comece pela passagem aérea e preveja todas as situações que estejam vinculadas a qualquer tipo de despesa. Como se trata de uma previsão de gastos, é bom que você tenha uma reserva adicional, que será utilizada caso ocorra algo não planejado.

Como escolher o melhor investimento?

como viajar mais como escolher o investimento

Você deve estar pensando: como posso escolher o melhor investimento para começar a planejar minha próxima viagem?

Bem, com a devida educação financeira, é possível chegar a melhor opção de investimento dentro de seus objetivos. Busque por informações em plataformas digitais especializadas, consulte conteúdos focados em investimentos e descubra qual é a melhor fórmula a ser aplicada na sua realidade, de acordo com suas possibilidades.

A seguir, elencamos os 3 principais investimentos que consideramos interessantes para quem deseja começar a guardar dinheiro para viajar. Confira!

Quais são os investimentos ideais para quem quer viajar?

como viajar mais

A melhor maneira de guardar dinheiro é tirar da sua conta corrente ou da poupança e optar por um investimento rentável. Nesse sentido, 3 opções que valem a pena atualmente são: o Tesouro Selic, o Fundo Cambial e o Fundo DI. Entenda melhor como funciona cada um desses investimentos abaixo.

1. Tesouro Selic

O Tesouro Selic  é um título público vendido pelo Tesouro Direito, uma plataforma na qual a pessoa empresta dinheiro para o Governo e, por isso, recebe uma remuneração em troca. Trata-se de uma boa opção, pois garante maior rentabilidade a um risco menor.

Essa é a aplicação financeira mais segura que existe no mercado de investimentos nos dias de hoje, já que o risco de ocorrer algum problema e você não receber o seu dinheiro é praticamente nulo.

Porém, antes de investir, é necessário avaliar os custos de tal aplicação. Você deve verificar as taxas de custódia e corretagem cobradas pelo banco ou pela corretora que vai cuidar do seu investimento. Além desses gastos, há o valor relativo ao Imposto de Renda sobre o rendimento, que varia entre 15% e 22,5%.

De forma geral, as taxas de custódia e de corretagem das corretoras são menores do que as de instituições bancárias. O Tesouro Selic é o investimento ideal para quem está planejando viagens em território nacional.

2. Fundo cambial

O Fundo Cambial é um investimento interessante para quem deseja se proteger da oscilação de moedas internacionais. Portanto, investir nessa modalidade é estratégico para a pessoa que está pensando em realizar uma viagem internacional.

Sua rentabilidade está relacionada ao desempenho de uma moeda internacional, pois ele faz o processo de hedge internacional. Isso significa que seu gestor vai realizar aplicações em títulos que pagam juros atrelados à oscilação das moedas.

O que você precisa saber a respeito do Fundo Cambial é que seu rendimento estará vinculado ao desempenho de uma moeda internacional. Por isso, para fazer uma viagem internacional, ele é o mais indicado.

3. Fundo DI

No Fundo de Renda Fixa Referenciado, a pessoa disponibiliza seu dinheiro para um gestor, que se responsabiliza por fazer os investimentos. As aplicações ocorrem em títulos do Tesouro Direito e de Instituições Bancárias, que pagam como remuneração a conhecida taxa CDI.

Vale destacar que a taxa de administração deste fundo pode ser muito elevada, atingindo uma remuneração inferior à do Tesouro Selic. Além disso, em todos os investimentos de fundos, há cobrança de Imposto de Renda, que varia entre 15% e 22,5%, de acordo com o tempo de aplicação.

Mãos à obra!

como viajar mais

Como você pode ver, é preciso se planejar com antecedência para viajar. A educação financeira começa com a economia, que é o principal segredo para quem quer aproveitar seu dinheiro com mais inteligência e liberdade.

Agora que você já sabe como viajar mais, que tal aproveitar para aprofundar seus conhecimentos em educação financeira?

Baixe gratuitamente o nosso ebook com o passo a passo completo para a sua Liberdade Financeira!

Outras Publicações

Leia Mais

Ebook - Bolsa de Valores para Leigos

Bolsa de Valores Para Leigos

André Fogaça

Nesse e-book você vai dar os seus primeiros passos no mundo dos investimentos e ficar por dentro de alguns detalhes importantes do mercado de ações. Você se sentirá seguro de conversar sobre investimento com qualquer pessoa depois de ler esse livro. Arrisco dizer ainda que você vai ficar louco para começar a investir. Uma boa leitura!

Sem tempo para ler? Assista nossas Palestras Online

Abrir conversa
1
Precisa de Ajuda?
Olá,
Podemos te ajudar?
Powered by