12 Hábitos que Irão Ajudar Você a Conquistar sua Independência Financeira

O que é independência financeira para você? Independência financeira normalmente significa ter renda suficiente para pagar suas despesas para o resto de sua vida sem que você tenha que trabalhar para isso. Existem muitas maneiras de alcançar a independência financeira, e isso não é só para os ricos. Aqui estão alguns hábitos que podem ajudar você a atingir a sua independência financeira. E no final, teremos um presente...
Andre Fogaca

Andre Fogaca

Sócio-fundador do GuiaInvest e formado em Administração e pós-graduado em Economia pela UFRGS.

Entenda o conceito de autossuficiência financeira ou liberdade financeira.

Frequentemente, essa definição é usada para se referir a pessoas que conquistaram um estilo de vida libertado de um emprego tradicional. Com isso, podem desfrutar de hobbies, lazeres ou, até mesmo, abrindo um negócio próprio.

Algumas pessoas conseguem isso com a ajuda da poupança e investimentos ao longo de muitos anos, enquanto outros constroem empresas de sucesso que podem gerar a renda necessária para manter seu padrão de vida.

Não há nada como a sensação de total liberdade.

Pratique 12 hábitos para você conquistar sua independência financeira de vez

Sempre pratique alguns hábitos saudáveis que trazem benefícios econômicos. Isso costuma ser uma atitude catalisadora para conquistar a liberdade com suas finanças. Diante disso, comece a adotar novos comportamentos que vão conduzir a uma enriquecedora jornada pessoal.

Selecionamos 12 hábitos importantes para você ser independente. Confira!

1. Evite dívidas que possam atrapalhar o objetivo de conquistar sua liberdade financeira

O endividamento sempre foi considerado uma ruína que distancia dos sonhos. Se você utiliza cartões de crédito para comprar bens de consumo, então está enriquecendo os bancos e não a si mesmo.

Os cartões de crédito, empréstimos e financiamentos de carro são exemplos de máquinas geradoras de dinheiro para os credores. O primeiro passo que deve ser tomado é se livrar de dívidas com juros altos e, assim, liberar o seu dinheiro para trabalhar para você, em vez de grandes bancos comerciais.

2. Ignore o vizinho e comece a olhar para suas conquistas

Muitas pessoas gastam o dinheiro que não têm para comprar coisas de que não precisam e para impressionar as pessoas de quem não gostam. A frase é do artista norte-americano Will Rogers. Uma das muitas razões para se gastar tanto dinheiro em coisas que, na maior parte das vezes, não precisamos é a comparação com os nossos amigos e vizinhos.

Acumular coisas é realmente o motivo pelo qual você levanta todas as manhãs para ir trabalhar? Aposto que não. A maioria de nós não precisa de uma mansão com 3.000 metros quadrados e carros de luxo. Uma casa e um carro modestos vão servir tão bem quanto.

Os comerciais de carros na TV tornam a vida uma competição para comprar o veículo mais caro, mas você não tem que cair nessa. Em vez disso, ignore a opinião dos outros: dessa forma, você deixará seus vizinhos para trás financeiramente.

3. Gaste menos do que você ganha

A verdadeira chave para começar a gerir melhor seu dinheiro é gastar menos do que você ganha — a melhor receita, às vezes, pode ser um bom clichê que você já está cansado de ouvir. Ignorar os vizinhos e evitar dívidas sempre será uma parte do caminho andado, porém é necessária muita dedicação para gastar menos do que você recebe.

Em primeiro lugar, você precisa controlar seus gastos e ver por onde seu dinheiro está saindo. Em seguida, você pode cortar o que for desnecessário e manter as despesas mínimas para conservar seu padrão de vida.

Obviamente, é igualmente importante gerar mais renda. Lembre-se de trabalhar ambos os lados da equação para tornar a diferença entre a renda e os gastos cada vez maior.

4. Pague-se primeiro

Isso pode soar egoísta, mas para alcançar a independência financeira você vai precisar colocar-se em primeiro lugar. Você precisa priorizar a poupança acima de todo o resto.

Acumule antes de quitar as contas, comprar mantimentos ou, até mesmo, pagar o aluguel. Pagar-se primeiro incentiva você a viver com um orçamento menor e é um poderoso hábito de economia. Viver com o que sobra depois de pagar a si mesmo é uma ótima maneira de construir riqueza.

5. Compre ativos que geram renda

Uma vez que você começar a poupar, você tem que investir o dinheiro em ativos que gerem renda e valorizem. O mercado de ações tem um bom histórico em longo prazo e muitos investidores constroem riqueza dessa forma.

Os títulos de renda fixa, o investimento em imóveis, ou mesmo a poupança também são todos ativos que vão ajudar você a caminhar em direção a uma vida sem muita preocupação no futuro. Concentre-se na compra de ativos que podem fazer você ganhar dinheiro, em vez daqueles que depreciam e geram custos.

6. Continue investindo em direção à conquista da sua independência financeira

É igualmente importante manter seus investimentos em longo prazo. Você tem que aplicar no mercado de ações, apesar dos anos bons e ruins. Pode ser difícil comprar ações quando o preço está caindo, mas se não fizer isso, provavelmente vai perder ótimas oportunidades. Dessa forma, você estará acumulando riqueza e caminhando em direção a sua total liberdade.

7. Seja flexível de modo a sair da zona de conforto

Seja flexível e ajuste os seus gastos de acordo com sua situação financeira. Alguns anos estão sujeitos a serem financeiramente mais difíceis do que outros e você precisa ser capaz de lidar com eles. Perder um emprego de anos pode ser um empecilho, mas isso pode virar uma oportunidade para buscar outros rumos profissionais.

Se você for demitido, corte despesas e se ajuste rapidamente. Não espere até que você tenha utilizado a sua poupança para cortar os gastos. O mercado de ações pode cair 40% e reduzir o seu patrimônio consideravelmente no próximo ano.

No lugar de sacar o dinheiro, como de costume, outra opção seria obter um emprego de meio período para passar pela fase difícil. Ser flexível significa que você sempre estará com os pés no chão e viverá uma vida menos estressante.

8. Faça um planejamento com o objetivo de viver de renda aos 30 anos

A maioria das pessoas costuma questionar se a liberdade financeira aos 30 anos é possível. Alguns dizem ser uma utopia e outros que você precisa fazer parte de um grupo seleto de privilegiados. A verdade é que muitos não sabem, de fato, o que precisam fazer para se aposentar com estabilidade.

Nossos pais e avós tinham em mente que, após uma vida de trabalho, poderiam contar com a sua aposentadoria. Entretanto, essa história mudou e agora existe uma demanda para fazer isso muito antes e ter um estilo de vida mais perto da família, da natureza, praticando hobbies e descobrindo lugares diferentes.

A boa notícia aos investidores engajados é que isso é possível fazendo um bom planejamento. Acumular uma pequena parcela do seu salário para investir em renda fixa ou variável, é uma opção. Essa atitude faz com que os juros compostos estejam ao seu lado.

Tenha em mente que conquistar a independência exige esforço, dedicação e planejamento. Se você ainda não começou a se planejar, agora é o momento para dar início a uma reserva financeira de emergência.

9. Inspire-se em pessoas que alcançaram a liberdade financeira

Com uma rápida pesquisa no Google, podemos nos deparar com casos de pessoas que conseguiram vislumbrar o sucesso financeiro. Como essas 7 mulheres que ficaram milionárias antes dos 30. Contudo, surgem mais perguntas do que respostas. Como isso é possível? Quanto tempo é preciso?

O canadense Pete e sua esposa são um desses exemplos afortunados. Hoje, o Mister Moustache, como é conhecido, vive uma vida tranquila dedicada à carpintaria, escrever em seu famoso blog Mr. Money Mustache, andar de bicicleta e caminhar ao ar livre — se refere a esses hábitos como uma fonte antienvelhecimento.

No entanto, houve todo um processo para isso acontecer. Pete e sua esposa decidiram, com 20 anos, começar a acumular dinheiro. Tudo isso com o intuito de se aposentar e conquistar a liberdade financeira. O casal trabalhou em um setor de Tecnologia da Informação antes de chegar à prosperidade.

Para conquistar esse objetivo, Pete aconselha a acumular mais e gastar menos. Ele cortou diversas despesas de sua vida, como televisão a cabo, restaurantes caros, optou por trocar seu carro por uma bicicleta, tornou a natureza o seu lazer e começou a dedicar tempo gasto em entretenimento com leitura e aprendizagem. Esse é apenas um desses casos de pessoas bem-sucedidas para se inspirar a conquistar sua liberdade financeira.

10. Compreenda o que é preciso fazer com a intenção de obter liberdade financeira

Desfrutar de uma renda mensal, ainda na juventude, sem que isso seja fornecido mediante um trabalho, parece um sonho distante. Certamente, isso não precisa estar apenas no imaginário, se você entender o que é preciso ser feito para conquistar sua independência financeira.

Alguns simples passos podem levar até o seu objetivo, o que pode ser feito criando hábitos financeiros. Essa premissa é baseada em três importantes atos, como reduzir gastos, acumular e investir. Agora, é possível fugir do óbvio e ir além, quando se quer viver de renda aos 30 anos.

Nesse caso, outras práticas a serem tomadas são estabelecer o valor da renda que se quer receber, sempre realizar cálculos para ver se os investimentos estão gerando rentabilidade e reavaliar todo o processo, de acordo com o passar do tempo. Não se esqueça de que é fundamental ter paciência e disciplina, pois são elas que vão manter você no caminho para não ocorrer um desvio do foco principal.

11. Conquiste a sua independência financeira, mesmo já tendo passado dos 30 anos

O tempo não vai esperar e você, muito menos, conseguirá recuperar o que passou. Apesar disso, não use esse detalhe como desculpa para não tomar uma medida que leva a outros patamares. Um pensamento representa muito bem isso e foi dito pelo gênio empreendedor que esteve à frente da Apple por muitos anos.

“É preciso dizer não para mil coisas para termos a certeza de que não estaremos no caminho errado ou não tentaremos fazer demais.” (Steve Jobs).

Existem inúmeras pessoas que passam dos 30 anos sem patrimônio ou poupança, mas apesar do esforço requerido é possível mudar essa realidade. Para tal, comece avaliando o que levou você a chegar onde está com intuito de reverter esse fator. Em seguida, é indispensável começar a procurar investimentos de boa rentabilidade a um baixo custo e manter-se longe de altas taxas de administração.

Procure plataformas como a GuiaInvest, que oferecem cursos sobre educação financeira, livros eletrônicos, blog com informações relevantes e ferramentas que vão ajudar a compreender se um determinado investimento é o mais adequado para o seu perfil. Essas condutas são excelentes para quem quer sair da zona de conforto e ter mais escolhas.

12. Ignore a idade certa e procure conquistar sua independência financeira

Todo mundo já ouviu, alguma vez na vida, alguém dizendo para começar o mais rápido possível, pois do contrário você vai falhar. De fato, investir desde os seus 20 anos vai trazer muitos benefícios, afinal os juros compostos estarão ao seu lado por mais tempo.

Mesmo com essa circunstância, não deixe isso se tornar um impedimento, pois nunca será tarde demais para executar algo que vá trazer vantagens para sua vida. Simplesmente, ignore o fator da idade: ele serve apenas para mostrar a carga de sabedoria adquirida ao longo da estrada.

O aprendizado de uma pessoa deve manter-se constante, não importando a idade. Com isso em mente, o caminho do conhecimento é o melhor aliado para poder realizar os objetivos de liberdade.

Coloque seus conhecimentos à prova

Ter renda suficiente para cobrir suas despesas sem ter que trabalhar em tempo integral libertará você para realmente desfrutar da sua vida. Você não precisa de milhões para conquistar a liberdade financeira. Qualquer um pode seguir estes passos e incorporar esses hábitos na rotina.

Retirar o objetivo do papel é sempre a fase mais difícil, mas é assim que saímos da parte teórica para começar a prática. Assim, você pode colocar todo o aprendizado adquirido com muito esforço e dedicação. Não perca mais tempo deixando para amanhã seus objetivos de conquistar sua independência financeira.

O artigo ajudou você a entender melhor sobre como conquistar a sua liberdade com bons hábitos? Então, aqui está um presente: baixe o passo a passo para você conquistar a liberdade financeira, e melhorar sua vida de uma vez por todas.

Outras Publicações

Leia Mais

Ebook - Bolsa de Valores para Leigos

Bolsa de Valores Para Leigos

André Fogaça

Nesse e-book você vai dar os seus primeiros passos no mundo dos investimentos e ficar por dentro de alguns detalhes importantes do mercado de ações. Você se sentirá seguro de conversar sobre investimento com qualquer pessoa depois de ler esse livro. Arrisco dizer ainda que você vai ficar louco para começar a investir. Uma boa leitura!

Sem tempo para ler? Assista nossas Palestras Online

Abrir conversa
1
Precisa de Ajuda?
Olá,
Podemos te ajudar?
Powered by