10 erros que investidores cometem no Tesouro Direto

Andre Fogaca

Andre Fogaca

Sócio-fundador do GuiaInvest e formado em Administração e pós-graduado em Economia pela UFRGS.

Você sabe quais são os 10 erros que investidores cometem no Tesouro Direto?

Esse será o último artigo da série do Tesouro e eu espero que você tenha gostado. Peço que deixe um comentário no final do artigo para dizer o que achou!

Mesmo sendo um investimento de renda fixa, extremamente rentável e seguro, ainda assim muitas pessoas cometem alguns erros na hora de lidar com esse tipo de investimento…

Veja aqui a lista dos 10 erros que investidores cometem no Tesouro Direto:

1# Vender o Título Público antes do vencimento para minimizar prejuízo

Erros que investidores cometem vender antes do prazo

Os títulos públicos podem sofrer oscilações, principalmente aqueles que possuírem o prazo de vencimento mais longo.

Se você comprou o Tesouro Prefixado com Juros semestrais (vencimento em 01/01/2025), em julho/2015, 10 anos antes do vencimento, a rentabilidade prometida era de 14,20% ao ano, após 30 dias da sua compra, já acumulava uma queda de -3,67%.

E agora o que você faria?

Só existe uma recomendação: Não venda seu título.

Tenha paciência e espere até a sua data de vencimento, para receber a rentabilidade prometida no dia da compra, dessa forma o prejuízo não se concretizará. Minha recomendação é que você não olhe a rentabilidade de seus títulos diariamente.

As oscilações negativas, podem influenciar você a migrar para outro título, fazendo você perder dinheiro ou comprometer a rentabilidade com custos de troca.

Da mesma forma, quando houver fortes oscilações positivas, poderá fazer você vender o título para embolsar o lucro, desviando você do seu objetivo.

2# Trocar de Título Público em mudança do cenário econômico

Erros que investidores cometem não avaliar cenário

O Banco Central realiza com frequência uma reunião, chamada COPOM (Comitê de Política Monetária), para decidir a taxa de juros da economia (Selic).

Sempre que a taxa de juros for alterada, os títulos públicos sofrerão oscilações, positiva ou negativa.

Minha sugestão é: faça bem as contas, inclua no cálculo as taxas e impostos, se a diferença for muito pequena, esqueça a troca, mantenha a tranquilidade e espere o vencimento do seu título.

A avaliação que você deve fazer é se o ganho adicional no novo título compensa os riscos envolvidos na troca.

3# Comprar um Título Público inadequado ao seu prazo de investimento

Erros que investidores cometem no Tesouro

Esse é o erro mais comum que os investidores iniciantes cometem. Compram um título baseado apenas na rentabilidade e ignoram o tempo que podem deixar o dinheiro investido.

A primeira pergunta que você deve se fazer é: “Posso aguardar a data de vencimento do título?

Se você respeitar o prazo do título você nunca terá prejuízo, recebendo sempre a rentabilidade contratada.

Para evitar vender em um período ruim, escolha sempre o título com vencimento próximo do prazo que você possui, desta forma nunca terá prejuízos.

4# Deixar o dinheiro parado na conta da Corretora de Valores

Erros que investidores cometem deixar dinheiro parado na corretora

O dinheiro de todas as transações que envolvem títulos públicos, como o valor do título vencido e pagamentos de cupons acabam caindo na conta da corretora.

O problema é que no momento que o dinheiro estiver nessa conta, ele não estará seguro, pois o governo protege somente os valores quando estão aplicados no Tesouro. Além da falta de segurança, você ainda perde rentabilidade, uma vez que o dinheiro parado na conta da corretora não rentabiliza.

Esse é um dos erros que investidores cometem mesmo quando já possuem mais experiência, basta não acompanhar de perto o calendário de vencimento dos seus títulos, e o pagamentos dos juros semestrais.

Crie um lembrete para não esquecer de reinvestir ou resgatar o seu dinheiro.

5# Não conferir se o Título Público está registrado no seu CPF

Erros que investidores cometem Seus títulos estão registrados no seu CPF?

Muitos investidores, por comodidade, compram seus títulos públicos através do site da própria corretora, sem conferir se a transação foi concluída com sucesso e se os títulos estão registrados no seu CPF.

Já houve fraudes, como no caso da corretora Corval, em que realizava as compras em nome de seus clientes e na prática utilizavam o dinheiro para outros propósitos.

Para garantir que as compras dos seus títulos sejam realizadas com total segurança você pode fazer de duas maneiras:

Através da Corretora: compre os seus títulos pelo site da corretora e após 2 dias úteis (tempo para que a compra seja liquidada), acesse o site do Tesouro Direto para conferir se os títulos estão registrados em seu nome.

Através do Tesouro Direto: compre os seus títulos pelo site do próprio Tesouro Direto, dessa forma não há a necessidade de conferência, uma vez que o seu pedido já foi registrado no seu CPF. Nas duas opções você receberá um e-mail avisando que a compra foi realizada com sucesso, ou não foi realizada por determinado motivo, como saldo insuficiente.

6# Não possuir saldo na corretora para a compra do título

Erros que investidores cometem investindo no Tesouro

Se você esquecer de transferir o dinheiro para a corretora ou não tiver saldo suficiente para liquidar a compra, esta será cancelada automaticamente e você receberá uma advertência por e-mail de acordo com o número de vezes que esquecer:

1° Ocorrência: advertência sobre às penalidades em caso de reincidência;

2º Ocorrência: ficará impedido de comprar títulos por 15 dias, a partir da data desta advertência;

3° Ocorrência: ficará impedido de comprar títulos por 30 dias, a partir da data desta advertência;

4° ou mais Ocorrências: ficará impedido de comprar títulos por 60 dias, a partir da última advertência;

Se após 60 dias da última advertência não cometer novas faltas de pagamento, você será considerado como se nunca tivesse cometido qualquer falta de pagamento. O Tesouro Direto enviará um e-mail avisando você da falta do pagamento.

O não recebimento deste e-mail de advertência não isenta você das penalidades previstas, já que a responsabilidade é sua de verificar a efetivação da compra. Cuidado: muitos erros que investidores cometem acabam sendo por falta de atenção!

7# Não reaplicar o título após seu vencimento 

Erros que investidores cometem não reinvestir

Muitas pessoas acreditam que, depois de comprar um título público, o trabalho já foi feito e esquecem que os títulos possuem um prazo de validade.

Após comprar um título público, lembre-se que ele vencerá em determinada data e, caso você não faça nada, o dinheiro investido será depositado automaticamente na sua conta na corretora.

Para evitar isso, deixe agendada a compra de novos títulos (reinvestimento), com o dinheiro dos títulos vencidos ou dos cupons de juros, que vierem a cair na sua conta da corretora.

8# Comprar um título para especulação sem avaliar o cenário da economia (um dos graves erros que investidores cometem) 

Erros que investidores cometem Especular

O Tesouro Direto é um excelente investimento, que traz bons retornos a médio e longo prazo.

Porém esse bom retorno pode se transformar em algo impensável, com rentabilidade de 40% a 50% ao ano! Alguns investidores especulam com títulos públicos comprando o Tesouro IPCA (NTN-B Principal) com vencimento longo, algo com prazo de 20 anos ou mais, pois possui alta oscilação e consequentemente permite ganhos maiores. Porém, quanto maior o ganho, maior o risco.

Ao mesmo tempo que pode gerar esses ganhos, também pode gerar perdas de – 20%, -30%…

E agora eu lhe pergunto, você teria sangue frio para esse tipo de especulação? Acredito que a maioria das pessoas que procuram uma renda fixa, buscam segurança e é por esse motivo que não recomendo você realizar esse tipo de operação com Tesouro Direto.

Lembre-se que os títulos públicos são bastante seguros se você esperar o vencimento, porém podem oscilar fortemente como renda variável (ações) se a sua visão for de especulador.

9# Escolher um título com pagamentos semestrais para reaplicar em títulos públicos

Erros que investidores cometem juros semestrais

Existem alguns títulos públicos que pagam cupons de juros, que é simplesmente o pagamento antecipado, a cada seis meses, de parte da rentabilidade. Esse tipo de título é ideal para pessoas que procuram ter uma renda extra para complementar a sua receita mensal sem precisar vender parte do seu título público.

Escolher um título público que paga cupom para reaplicar semestralmente seus cupons em outros títulos públicos não é recomendável, pelos seguintes motivos:

• Incide o imposto de renda sobre o valor dos cupons;

• É cobrado a taxa anual da corretora a cada compra de título;

• Ao receber os cupons esse valor perde o efeito dos juros compostos no longo prazo, perdendo o efeito “bola de neve”.

Ao invés de utilizar cupons para reinvestir, sugiro que você compre um título com vencimento mais curto, desta forma, se houver mudança na taxa de juros da economia, seu título não sofrerá tanta oscilação e poderá continuar investindo em outro que se aproveite melhor do momento da economia.

Minha recomendação é você comprar títulos que pagam cupons com o objetivo de utilizar esse dinheiro apenas como renda extra.

10# Se cadastrar em uma Corretora de Valores sem avaliar as taxas

Erros que investidores cometem corretoras

Existem diversas corretoras de valores atualmente no mercado, cada uma oferecendo vantagens e benefícios exclusivos, como por exemplo a isenção de taxas por um determinado período.

Muitas pessoas, pela praticidade ou comodidade, investem no Tesouro Direto através dos seus bancos.

O que elas não se dão conta é da alta taxa de administração cobrada, e o impacto que essa taxa causará na acumulação de patrimônio no longo prazo.

Já as corretoras independentes, que não estão vinculadas a nenhum banco oferecem taxas bem mais baixas, porém preste atenção para não cair em armadilhas, pois muitas vezes a isenção da taxa pode ocultar uma futura cobrança de manutenção de conta.

A minha recomendação nesse caso é partir das corretoras do ranking do Tesouro Direto, que indica as corretoras com maior movimentação de títulos, e, dentre essas, avalie não somente as taxas cobradas, mas também outras possíveis taxas para investimento no tesouro.

Para avaliar todas as possíveis taxas cobradas pela corretora, acesse o seu site e compare seus valores com outras corretoras.

Palavras Finais

Muitos erros que investidores cometem se deve à ansiedade de aproveitar logo um bom momento, acreditando que estará perdendo uma ótima oportunidade de investimento, porém são esses momentos que levam à irracionalidade e a uma tomada de decisão precipitada. Se baseie por fundamentos claros.

E aí, o que você achou dessa série?

Está pronto para investir no Tesouro Direto?

Se perdeu algum artigo, acesse aqui a série completa:

[CONTEÚDO 1] O que é o Tesouro Direto?

[CONTEÚDO 2] Quais as vantagens do Tesouro Direto?

[CONTEÚDO 3] Quais os riscos do Tesouro Direto?

[CONTEÚDO 4] Verdades e Mitos sobre o Tesouro Direto

[CONTEÚDO 5] Quais os tipos de títulos públicos existentes?

[CONTEÚDO 6] Quais os custos do Tesouro Direto?

[CONTEÚDO 7] Como investir no Tesouro Direto?

[CONTEÚDO 8] 10 erros que investidores cometem no Tesouro Direto

E se você já começou a investir no Tesouro e agora deseja ir mais longe, com mais rentabilidade para aproximar você da Liberdade Financeira, deixo uma sugestão.

Baixe o nosso ebook gratuito com o passo a passo completo para a sua Liberdade Financeira! 

É só clicar no link acima.

Um abraço, e bons investimentos!

Crédito das imagens: www.shutterstock.com.br

Outras Publicações

Leia Mais

Bolsa de Valores Para Leigos

André Fogaça

Nesse e-book você vai dar os seus primeiros passos no mundo dos investimentos e ficar por dentro de alguns detalhes importantes do mercado de ações. Você se sentirá seguro de conversar sobre investimento com qualquer pessoa depois de ler esse livro. Arrisco dizer ainda que você vai ficar louco para começar a investir. Uma boa leitura!

Sem tempo para ler? Assista nossas Palestras Online

Abrir conversa
1
Precisa de Ajuda?
Olá,
Podemos te ajudar?
Powered by