Estratégia Buy and Hold: O que é?

Focada no longo prazo e na compra de ações de boas empresas, é a estratégia de investimento dos grandes investidores
Equipe Guiainvest

Equipe Guiainvest

Buy and hold, na tradução livre “comprar e segurar”, é o nome da estratégia usada por grandes investidores como Warren Buffett, Jean-Marie Eveillard, William J. Ruane, Irving Kahn, Walter J. Schloss e também por Luiz Barsi Filho (o Warren Buffett brasileiro).

Como o próprio nome sugere, nessa estratégia o investidor compra ativos de qualidade e os mantém, por tempo indeterminado, seja anos ou décadas, enquanto permanecerem bons.

Quando baseada na análise fundamentalista para selecionar ações de empresas boas, sólidas e com potencial de crescimento no longo prazo, essa é a maneira mais segura de investir.

Apesar de existirem muitas estratégias para se investir em ações, o Buy and Hold se mostrou vantajosa no longo prazo. Seja para construir patrimônio ou montar um plano de aposentadoria.

Em vez de apostas ousadas, o Buy and Hold preconiza escolhas criteriosas e análises dos balanços das empresas. Ele obedece a um perfil um pouco mais conservador, mas que não abre mão de bons resultados.

Para isso, foca na construção e manutenção de uma carteira de ações de boas empresas que geram bons dividendos. Assim, o crescimento do patrimônio é seguro e gradual com o reinvestimento dos lucros.

Compre e segure (enquanto permanecerem boas)

O pioneiro da estratégia do buy and hold foi Benjamin Graham. Foi ele também o pai dos conceitos de value investing, conjunto de princípios que até hoje conduzem o investidor ao sucesso em uma estratégia de investimento de longo prazo.

O Buy and Hold, apesar de ser uma estratégia de investimento simples de empregar, ela requer estudo para identificar oportunidades e medir o valor da empresa e suas perspectivas futuras.

Por isso, não adianta “comprar e segurar” qualquer ação de qualquer empresa. Elas devem ser de empresas sólidas e com ótima perspectiva de geração de caixa para as décadas seguintes.

Estratégia Buy and Hold: O que é?

Mas não só isso. Segurar não significa esquecer. O conceito correto para o buy and hold é de segura-las por um período indeterminado, enquanto elas ainda continuarem a ser de altíssima qualidade.

Você sabe Quando Vender Uma Ação?

Tanto para identificar ações de boas empresas para investir, quanto para analisar se essas ações continuam boas, a forma mais confiável é através dos indicadores fundamentalistas.

A análise fundamentalista avalia fatores que afetam o negócio de uma empresa. Tais como seu histórico, dados financeiros, balanços, governança corporativa, setor de atuação, geração de lucro, distribuição de dividendos, entre outros.

Veja Quais Indicadores Fundamentalistas Olhar ao Avaliar uma Ação.

Regras básicas para o Buy and Hold

A estratégia Buy and Hold é questionada por alguns investidores, principalmente em tempos de crise, onde as empresas podem sofrer com desempenhos ruins. Por esse motivo, o trade poderia ser mais lucrativo.

Porém, ao contrário do day trade, o buy and hold foca no longo prazo. Neste, empresas com bons fundamentos tendem a manter um crescimento contínuo e lucros sólidos crescentes. Mesmo que passem por períodos de crise, elas têm forças para se manterem.

Historicamente, mesmo em períodos de retração, a Bolsa de Valores se mostrou como um bom investimento quando com uma boa estratégia.

Para ter sucesso com essa estratégia de investimento, é necessário seguir algumas regras básicas:

 1 – Investir regularmente;

 2 – Diversificar a carteira;

 3 – Comprar ações de empresas com bons fundamentos;

 4 – Reinvestir os dividendos;

 5 – Procurar empresas com bom histórico de gestão e governança corporativa.

Quer saber se uma empresa é boa para investir? Assista a palestra gratuita e descubra os segredos por trás do GI Stock Guide. Conheça as ações que pagam os dividendos mais “gordos” do mercado e como é possível receber de 1 a 5 mil com dividendos!

Outras Publicações

Leia Mais

Bolsa de Valores Para Leigos

André Fogaça

Nesse e-book você vai dar os seus primeiros passos no mundo dos investimentos e ficar por dentro de alguns detalhes importantes do mercado de ações. Você se sentirá seguro de conversar sobre investimento com qualquer pessoa depois de ler esse livro. Arrisco dizer ainda que você vai ficar louco para começar a investir. Uma boa leitura!

Sem tempo para ler? Assista nossas Palestras Online

Abrir conversa
1
Precisa de Ajuda?
Olá,
Podemos te ajudar?
Powered by