ETF de renda fixa vale a pena? Onde encontrar?

Adriano Severo

Adriano Severo

Severo acredita que uma pessoa só consegue ser verdadeiramente livre para seguir os seus sonhos quando conhece e coloca em prática bons hábitos financeiros.

A renda fixa vai ser negociada na bolsa de valores

Caro leitor,

As taxas de juros estão caindo tanto aqui no Brasil quanto no resto do mundo mundo.

A mídia tem informado e as pessoas já começam a se preocupar com isso.

Nossas taxas estão nos mesmos patamares de outros países emergentes, ainda que eles possuam uma classificação de risco melhor que o nosso.

Acontece as perspectivas de melhora na situação econômica do país fazem com que o risco percebido do Brasil diminua, o que nos permite mais quedas nas taxas de juros.

Atualmente a Selic está em 5,50 por cento ao ano e especula-se que vá encerrar o ano abaixo de 5.

Entretanto, segundo a própria classificação do banco J.P. Morgan, o Brasil possui uma perspectiva de crescimento acima da média do mercado, fazendo com que os investidores internacionais demandem pelos nossos títulos.

Dado esse aumento da demanda por esse tipo de aplicação, juntamente com o aumento de investidores cadastrados na B3, o banco Itaú lançou dois novos ETF (Exchange Traded Fund) de renda fixa.

Um ETF é um fundo passivo, que apenas acompanha algum índice de mercado.

O BOVA11 é um exemplo de ETF que replica o Índice Bovespa.

Nesse ETF você está investindo em mais de 60 ativos da bolsa ao mesmo tempo.

Os dois ETF lançados pelo Itaú são o IB5M11, que replica os títulos indexados do Tesouro Direto, e o IRFM11, que replica os títulos prefixados.

Esse tipo de aplicação é uma forma simples e geralmente barata do investidor poder aplicar em ações ou em ativos de renda fixa.

A parte boa é que nas ETF as taxas de administração geralmente são baratas.

Enquanto no ETF as taxas ficam na faixa de 0,5 por cento ao ano, um fundo de investimento que faça o mesmo pode ter taxa na faixa de 2,00 por cento ao ano.

Enorme diferença, não é verdade?

Particularmente, no presente momento eu não carrego ETF no meu portfólio.

Não que não seja uma opção ruim de investimento, mas meus ativos de renda fixa, no momento, estão concentrados do Tesouro Direto e em ações pagadoras de dividendos.

Vamos ficar de olho no mercado.

Abraço e bons investimentos

Outras Publicações

Leia Mais

Ebook - Bolsa de Valores para Leigos

Bolsa de Valores Para Leigos

André Fogaça

Nesse e-book você vai dar os seus primeiros passos no mundo dos investimentos e ficar por dentro de alguns detalhes importantes do mercado de ações. Você se sentirá seguro de conversar sobre investimento com qualquer pessoa depois de ler esse livro. Arrisco dizer ainda que você vai ficar louco para começar a investir. Uma boa leitura!

Sem tempo para ler? Assista nossas Palestras Online

Abrir conversa
1
Precisa de Ajuda?
Olá,
Podemos te ajudar?
Powered by