Fundos de Fundos fazem sentido?

Marcelo Fayh

Marcelo Fayh

Sócio do GuiaInvest, especialista na geração de renda através de bons investimentos.

6 vantagens e 1 desvantagem

Caro leitor,

Hoje quero falar com você sobre um tipo específico de Fundo Imobiliário: os Fundos de Fundos, ou FoFs (sigla de seu nome em inglês Funds of Funds).

Esse fundo com nome repetitivo foi criado para comprar cotas de outros Fundos Imobiliários. Diferente dos tradicionais, ele não irá comprar imóveis diretamente e colocar para alugar.

Pode parecer sem sentido a ideia de comprar um fundo que investe em outros fundos, mas há vantagens que podem ser muito interessantes

  • Ele é ideal para quem não se sente seguro o suficiente para escolher quais fundos deve comprar. No FoF, há um gestor experiente e competente que identifica as oportunidades que o mercado proporciona.
  • Para quem está começando a investir em FIIs, é uma forma de diversificar seu investimento desde o primeiro fundo, já que eles comumente possuem de 15 a 20 fundos na carteira.
  • Para quem quer aprender mais sobre FIIs, seus relatórios gerenciais são ótimas leituras. Leia os comentários do gestor sobre o que ele fez no último mês, o que pretende fazer no próximo e o que ele está vendo de perspectivas futuras do mercado imobiliário.
  • Através do FoF, você acessa ofertas e fundos destinados exclusivamente a investidores qualificados e profissionais, que, normalmente, pagam melhores yields. O fundo é um investidor qualificado. Se você não é um, o FoF te dá acesso a esse tipo de ativo restrito.
  • Os gestores de FoFs podem realizar “block trades” – negociações de grandes lotes de cotas – a preços mais atrativos do que os praticados no mercado. Você deve estar se perguntando como é possível. Imagine que você tem uma quantidade muito grande (mas grande mesmo) de cotas e deseja vender. Você pode ficar dias tentando negociar e acabar empurrando o preço para baixo, ou pode combinar com um fundo para que compre todas de uma vez só. Vocês combinam o preço e fazem o negócio em bolsa.
  • Imposto de Renda sobre o ganho de capital. Se você obtiver ganhos de capital com Fundos Imobiliários, vai pagar 20% de IR. Os FoF’s também. A vantagem é que ele paga os 20% de IR, depois entra na justiça e ganha a restituição deste valor. Sei que não faz sentido, mas… Estamos no Brasil: aqui, até passado é incerto. Já há um entendimento na justiça nesse sentido e vários fundos estão obtendo decisões favoráveis.

Para não dizer que tudo são rosas, a desvantagem:

  • Investir em FoFs te faz pagar duas vezes a taxa de administração, pois tem a do FoF mais a do fundo em que ele investe.

Como se diz no mercado financeiro: não há almoço grátis. Quer ter esse monte de vantagem e não pagar nada por isso? Isso não existe.

Eu gosto dos fundos de fundos, pois a maioria deles performa bem e você não sente o peso da taxa de administração dobrada.

Abraço,

Outras Publicações

Leia Mais

Ebook - Bolsa de Valores para Leigos

Bolsa de Valores Para Leigos

André Fogaça

Nesse e-book você vai dar os seus primeiros passos no mundo dos investimentos e ficar por dentro de alguns detalhes importantes do mercado de ações. Você se sentirá seguro de conversar sobre investimento com qualquer pessoa depois de ler esse livro. Arrisco dizer ainda que você vai ficar louco para começar a investir. Uma boa leitura!

Sem tempo para ler? Assista nossas Palestras Online

Abrir conversa
1
Precisa de Ajuda?
Olá,
Podemos te ajudar?
Powered by