Caro leitor,
A Taxa Selic caiu, em julho, para o patamar mínimo histórico de 6 por cento ao ano. Hoje se inicia mais uma reunião do Copom.
Será que a taxa pode cair mais?
Na minha opinião, sim, claro que pode.
Depois desse encontro ainda temos mais duas reuniões, sendo uma em outubro e a outra em dezembro.
O fato é que agora não há mais consenso de que haverá uma redução na taxa.
Muitos dos que acreditavam na queda da Selic agora apostam em uma manutenção. Outros ainda seguem com a ideia de queda para a taxa de juros.
Em um cenário global cada vez mais hostil e com a economia do Brasil ainda patinando, qualquer decisão é possível, fica difícil de saber para qual lado a coisa pende mais.
O fato é que não há expectativa de aumento.
E o melhor, se a taxa de juros não cair agora, mais para frente provavelmente continuará a perspectiva de queda.
Com nossa inflação controlada, os cortes na Selic são vistos como um meio de potencializar o crescimento econômico brasileiro, que já mostrou alguns avanços nas vendas de imóveis e veículos.
No cenário externo não há qualquer sinal que aponte um acerto entre EUA e China, ao passo que as tensões seguem aumentando a ameaça de recessão nos EUA.
Aqui do lado, a Argentina, que vive outra crise. Nossos vizinhos seguem sem conseguir solucionar seus problemas econômicos.
Eles estão renegociando as dívidas visando alongar os prazos de pagamento.
Dado o cenário, já há expectativa de redução do PIB e uma forte desvalorização cambial.
Para não ser afetado pelos problemas externos e conseguir deslanchar, o Brasil deve apostar no crescimento interno e se aproveitar das negociações com os demais países, sem criar atritos.
Nesse momento nos investimentos, se é pra seguir alguém, então vamos seguir os melhores, não é mesmo?
Me vem à cabeça o nome de Warren Buffett..
Para mim, essa é a melhor estratégia defensiva de investimentos, seguindo muitos ensinamentos desse mestre dos investimentos.
Continuo investindo em empresas pagadoras de dividendos. E você pode fazer o mesmo.
Se você se interessa em saber mais sobre esses assuntos me siga no meu Instagram @severoadriano e aproveite pra conferir as dicas de investimentos e educação financeira que compartilho por lá.
Abs e bons investimentos.