Descubra 4 investimentos para te fazer viajar mais e realizar outros planos!

Mauricio Baltazar

Mauricio Baltazar

4 investimentos para te fazer viajar mais e realizar outros planos!

Poucas coisas nos fazem tão bem quanto uma boa viagem, você não acha? Conhecer novos lugares e pessoas podem promover diversos benefícios, como uma mente relaxada, saúde melhor, bom humor, criatividade e tolerância.

No entanto, sabemos também que as viagens exigem um bom planejamento, para evitar que esses momentos de alegria reflitam de maneira negativa em nossas finanças. Nesse processo, os investimentos podem ser grandes aliados daqueles que ainda pretendem não apenas fazer as malas por muitas vezes, mas também estar preparados para qualquer outro objetivo.

Se esse é o seu caso, continue lendo este post para conhecer os 4 investimentos que vão ajudar você a viajar mais!

Entenda a importância do planejamento financeiro para viajar

Em primeiro lugar, é importante ter em mente que precisamos nos planejar para qualquer decisão que envolva nosso dinheiro — ainda mais uma viagem, que pode demandar uma quantia significativa. E os preparativos começam bem antes do dia de efetivamente colocar o pé na estrada.

Um dos principais fatores a serem considerados é a época na qual a viagem será realizada. Afinal, nos dias de alta temporada, como nas férias escolares, carnaval e fim de ano, os custos para os turistas costumam ser bem maiores que para aqueles que viajam em datas menos concorridas.

Então, se você pretende fazer uma viagem para aproveitar as datas comemorativas, o ideal é começar a se organizar para esse objetivo com alguns meses de antecedência. Para isso, é preciso fazer um levantamento de todas as despesas e receitas que você terá ao longo desse tempo, definindo um valor que será guardado mensalmente para a grande viagem.

Acompanhar as oscilações nos valores das passagens com antecedência também pode ser um ótimo negócio, permitindo que você adquira seus bilhetes com condições melhores do que se a compra fosse feita em cima da hora. O mesmo vale para reservas em hotéis, que oferecem preços mais em conta para quem fecha o acordo de antemão.

Com base nas suas particularidades, você poderá escolher melhor os seus destinos, tipos de hospedagem, passeios que serão feitos, meio de transporte e fazer outras definições importantes. Por isso, um bom planejamento é fundamental para uma viagem tranquila e sem imprevistos.

Descubra como os investimentos são importantes para atingir suas metas

Um passo muito importante no planejamento financeiro, seja para viajar ou para qualquer outro fim, é investir o seu dinheiro. Isso porque recursos parados na conta-corrente ou no fundo de uma gaveta acabam sendo corroídos pela inflação, diminuindo o seu poder de compra e atrapalhando a realização dos seus objetivos.

Quem tem planos a curto prazo e deseja fazer uma viagem nos próximos anos, deve optar por aplicações que tenham como característica a segurança. Para fugir dos riscos, o melhor é investir em produtos de renda fixa, como CDB, LCA, LCI ou algum fundo multimercado que seja mais conservador. Com prazos e rentabilidade pré definidos, você saberá exatamente quando poderá resgatar seus recursos e quais serão os seus ganhos.

Outra característica que deve ser considerada é a liquidez da aplicação, que diz respeito à facilidade que o investidor terá para sacar os recursos investidos. Ativos com alta liquidez costumam ser menos rentáveis, mas permitem que os valores sejam resgatados sempre que for necessário.

Quem mantém seus recursos aplicados por mais tempo, até a data da viagem, pode optar por um ativo de médio a longo prazo, que garantirá um retorno muito mais interessante.

Para assegurar as suas aplicações, não deixe de conferir se a instituição escolhida é de confiança. Basta consultar junto ao site do Banco Central se a corretora é autorizada a realizar operações financeiras. Vale também procurar por reclamações junto à CVM (Comissão de Valores Imobiliários), que é o órgão responsável por fiscalizar o mercado financeiro, e em sites especializados, como o Reclame Aqui. Analisar as taxas cobradas pela corretora também é um cuidado indispensável.

Conheça os 4 melhores investimentos para quem quer viajar mais

Como você percebeu, os investimentos são grandes aliados de todos aqueles que possuem objetivos bem definidos — entre eles, o de poder viajar mais. Vamos conhecer agora um pouco mais sobre as principais opções para você escolher aquele que mais se ajusta aos seus planos.

1. Tesouro Selic

Esse é o produto ideal para quem busca proteger seu dinheiro da inflação sem correr grandes riscos. Isso porque ele garante rendimentos atrelados à taxa Selic, que é a taxa básica de juros da nossa economia, e o pagamento é garantido pelo Governo Federal.

Dessa forma, o Tesouro Selic é indicado para quem planeja uma viagem para dentro do país, já que o poder de compra do dinheiro estará garantido. Sua alta liquidez garante que o investidor poderá resgatar seus recursos sempre que precisar, o que torna essa uma boa opção para manter os valores aplicados mesmo durante uma viagem.

2. CDB

Os Certificados de Depósito Bancários são produtos oferecidos pelas instituições a fim de financiar as suas atividades. Em troca, o investidor é remunerado com base no CDI, sendo que as melhores opções são aquelas que pagam o percentual mais próximo de 100% desse índice.

O aporte mínimo para investir em CDBs varia de acordo com a instituição financeira, por isso é importante fazer uma boa pesquisa para encontrar o negócio certo para o seu perfil. Alta liquidez e segurança também são características desse produto, o que faz dele uma ótima opção para os investidores mais conservadores.

3. Letras de Crédito

Para aqueles que planejam sua viagem com bastante antecedência e possuem uma quantia significativa para investir, a dica é apostar nas Letras de Crédito (LCI e LCA). Em geral, é preciso um aporte mínimo de, pelo menos, 5 mil reais para esses investimentos, o que varia conforme a corretora escolhida.

A aplicação em LCI e LCA é isenta de Imposto de Renda, o que garante ao investidor um dos melhores rendimentos entre os produtos de renda fixa. Como a liquidez costuma ser apenas no vencimento, é preciso se programar para manter os recursos investidos durante todo o prazo acordado em contrato.

4. Fundos cambiais

Para viagens internacionais, é importante destinar parte de seus investimentos para os fundos cambiais. Nessa modalidade, os rendimentos são atrelados ao desempenho de uma moeda estrangeira, como o dólar. O objetivo é manter o seu poder de compra no exterior, mesmo com as variações do mercado cambial, servindo como uma excelente proteção para quem visa um destino fora do país.

Investindo corretamente, de acordo com o seu perfil e objetivos, você não terá dificuldades para se programar e viajar mais. E se você quer ter ainda mais dinheiro para viajar, confira nosso e-book gratuito e conheça outras formas mais eficientes de investir!

Outras Publicações

Leia Mais

Bolsa de Valores Para Leigos

André Fogaça

Nesse e-book você vai dar os seus primeiros passos no mundo dos investimentos e ficar por dentro de alguns detalhes importantes do mercado de ações. Você se sentirá seguro de conversar sobre investimento com qualquer pessoa depois de ler esse livro. Arrisco dizer ainda que você vai ficar louco para começar a investir. Uma boa leitura!

Sem tempo para ler? Assista nossas Palestras Online

Abrir conversa
1
Precisa de Ajuda?
Olá,
Podemos te ajudar?
Powered by