Investir não é para ricos, investir torna você rico

Você costuma cair em alguns mitos dos investimentos, como o de que investir é só para ricos? Descubra como investir em ações com segurança e facilidade.
Equipe Guiainvest

Equipe Guiainvest

investir torna você rico

Sem dúvidas um dos principais mitos do investimento em ações é que ele só funciona para pessoas que já possuam certa riqueza e que querem aumentar ainda mais seus patrimônios.

Quem ganha um salário comum e tem uma profissão comum não tem chance de se dar bem – pensa a maioria. Acontece que investir não é para ricos, investir torna você rico.

Mas eu vou explicar…

O mito que comentamos no início desse texto é muito antigo. Lá da época em que investir em ações era lembrado pela gritaria do pregão no viva-voz.

Não é a toa que hoje em dia você vê manchetes por aí sobre ganhar dinheiro com ações, fazer esse tipo de investimento realmente nunca foi tão simples.

Você não precisa mais ser um especialista, qualquer pessoa é apta a avaliar e investir em ações de boas empresas, basta ter acesso às ferramentas certas para isso.

Como em qualquer outra coisa na vida, se tentar fazer tudo sozinho e às pressas pode acabar se dando mal (e não é isso que nós queremos).

Por isso, neste artigo trago informações importantes que você irá utilizar para investir em ações com segurança, facilidade e, claro, rentabilidade. 🙂 Confira!

Por que investir em ações torna você rico?

O mercado de ações é o investimento com maior rentabilidade da história. Nenhum outro tipo de investimento teve até hoje altas tão constantes no longo prazo como este.

E para entender por que o investimento em ações pode tornar você rico, é só fazer algumas simulações como se você tivesse começado a investir nele há alguns anos atrás.

Vamos supor que todo o conhecimento que você está adquirindo hoje, você tivesse adquirido há 10 anos atrás. E vamos supor que nesta época, você decidiu investir nas Lojas Renner.

No gráfico abaixo observe o ano de 2009, 10 anos atrás, onde você teria iniciado seus investimentos em ações. Logo, corra o olho para a direita, onde o gráfico encerra, no final do ano passado.

Toda essa valorização é o que você teria ganhado, além de eventuais dividendos e juros sob capital próprio.

investir torna você rico

Agora imagino que você prontamente pense nos riscos que teria corrido para investir corretamente. Logo lhe adianto que estes riscos são muito relativos.

Como diz Warren Buffett, considerado por muitos o maior investidor da história, “o risco vem de não saber o que você está fazendo“. Portanto, uma vez que você saiba, saberá também como contorná-los.

Como diminuir o risco de investir

Existem algumas maneiras simples que diminuem significativamente o risco de investir em ações. Vamos falar sobre algumas delas agora!

1) Conhecimento

A primeira coisa para evitar riscos é adquirir conhecimento! Não quero dizer que você precise fazer um MBA em Economia ou 10 cursos sobre o mercado de ações, nada disso.

Quero dizer que quanto mais você souber, mais saberá identificar tanto as oportunidades como as “ciladas” na Bolsa de Valores. Conhecimento nunca vai ser demais e sempre que você quiser pode contar com o nosso blog, nosso Canal do Youtube e até mesmo com o GI Educação.

Além disso, no final dessa leitura, deixei um rápido vídeo onde você aprenderá em 7 minutos como identificar as melhores ações rapidamente.

2) Diversificação

Outra excelente estratégia para você diminuir o risco do seu investimento é Diversificar a sua Carteira, e digo isso em dois sentidos.

O primeiro, é diversificar o seu investimento no mercado de ações. Como? Não comprando todas as suas ações de uma mesma empresa. Diversifique o seu dinheiro entre mais empresas, e diferencie-os por setores (empresas de logística, energia elétrica, construção, etc).

O segundo sentido em diversificar é diversificar a sua carteira de ativos, num todo. Não invista todo o seu patrimônio só no mercado de ações. Invista também em outras modalidades, sem esquecer da renda fixa.

Ter um patrimônio dividido entre ativos de renda fixa e renda variável dão o equilíbrio perfeito para que você possa enriquecer com segurança e agilidade.

Enquanto algum ativo pode oscilar negativamente, outro estará oscilando positivamente e dessa forma você consegue eliminar potencialmente o risco.

3) Segurar o lado emocional

Como disse anteriormente, o mercado de ações é conhecido pela alta valorização no longo prazo.

Você leu bem: no longo prazo.

No curto e médio prazo as ações oscilam muito, como você viu no gráfico das Lojas Renner. Se você não tiver estômago para ver o seu patrimônio oscilando negativamente em determinados períodos, é melhor não investir nessa modalidade.

Investir realmente torna você rico, mas isso se você não sair vendendo suas ações nos momentos em que elas oscilarem para baixo, pois aí você vai estar perdendo muito dinheiro (e abrindo mão de ganhar lá na frente).

Lembre-se sempre: você só perde dinheiro quando vende suas ações. Se você sabe que a empresa tem bons fundamentos, aguente firme, pois ela voltará a se valorizar muito em breve.

E no longo prazo, você estará construindo um belo patrimônio com consciência, conhecimento e segurança.

Como facilitar o investimento em ações

Se você pensou e sabe que este investimento é ideal para você, é normal que agora esteja procurando maneiras de encaixa-lo na sua rotina diária.

Por sorte, hoje em dia o mercado de ações não é mais aquela gritaria dos tempos do viva-voz, como lembrei no início dessa leitura.

Já existem métodos e até mesmo ferramentas que encurtam o espaço de tempo que levaríamos para aprender algo e colocá-lo em prática.

Um belo exemplo disto é esse último vídeo do André Fogaça, que em apenas 7 minutos, ensina coisas que nem um MBA em Finanças acredito que lhe ensinaria.

Eu entendo que você não tenha mais tempo a perder, então assista agora mesmo porque eu garanto: no final dos 7 minutos você estará pronto para selecionar as melhores ações da Bolsa de Valores.

Até o próximo post!

Outras Publicações

Leia Mais

Ebook - Bolsa de Valores para Leigos

Bolsa de Valores Para Leigos

André Fogaça

Nesse e-book você vai dar os seus primeiros passos no mundo dos investimentos e ficar por dentro de alguns detalhes importantes do mercado de ações. Você se sentirá seguro de conversar sobre investimento com qualquer pessoa depois de ler esse livro. Arrisco dizer ainda que você vai ficar louco para começar a investir. Uma boa leitura!

Sem tempo para ler? Assista nossas Palestras Online

Abrir conversa
1
Precisa de Ajuda?
Olá,
Podemos te ajudar?
Powered by