Invista nessa modinha para depois bater com a cara no chão

Aquela ação da moda que você compra rindo e vende chorando
Eduardo Voglino

Eduardo Voglino

Sócio do GuiaInvest, especialista em ações e seguidor da filosofia de Value Investing.
investimentos da moda

Olá, investidor!

Você já deve ter reparado que eu nunca recomendo ou compro ações que todos os analistas e investidores estão comentando.

Primeiro, porque não dá para diversificar demais. Temos um limite de acompanhamento.

Segundo, porque eu simplesmente, fujo da modinha.

Quando todos estão empolgados com o mercado, você deve ter extrema cautela.

Sabemos que os preços das ações não refletem os fundamentos da ação, principalmente no curto prazo.

Fatores psicológicos influenciam muito o mercado.

As altas flutuações de preços que ocorrem, não são geradas por fatores econômicos e fundamentos, eles não se alteram rapidamentes ao ponto de gerar essas variações.

Quando você começa a ler notícias e comentários de analistas sobre uma determinada ação, existe uma grande chance de você acabar comprando essa ação.

Ela está na moda, todos estão comentando sobre ela.

Ninguém gosta de ficar fora de moda.

É um viés psicológico, o FOMO, ou Fear of Missing Out, que é o medo de ficar de fora!

O psicólogo Solomon Asch fez um famoso experimento que apresentava quatro linhas aos participantes, eles deveriam escolher a linha que tivesse o mesmo tamanho que a linha modelo.

experimento Solomon Asch

A resposta correta é óbvia.

Porém, quando os cúmplices do experimento apresentaram visões conflitantes, os demais deram a mesma resposta incorreta.

“A maioria não pode estar errada”.

Claro que pode! E muita das vezes estarão.

Assim criam-se bolhas, assim criam-se falidos… Pensar como todo mundo é reconfortante, afinal se o investimento for errado, todos erraram e errar em grupo é menos doloroso que errar sozinho.

Por favor, não pense assim!

Errar sozinho ou em grupo irá te prejudicar da mesma forma.

Já ouviu falar do processo de “cascata informacional”?

Em algum momento ao visitar uma cidade pela primeira vez, você deve ter ficado em dúvida entre 2 restaurantes.

Um forma rápida de decidir é observando qual está mais cheio, pois existe uma probabilidade de pelos menos alguns clientes terem experimentado os dois e terem escolhido comer no melhor.

Entretanto, quando você escolhe por comer no restaurante mais movimentado, você está aumentando a probabilidade de um novo cliente, que utiliza o mesmo raciocínio fazer o mesmo e assim por diante.

Com o passar do tempo, todos irão comer nesse restaurante mesmo que outro pudesse ser muito melhor.

Simplesmente penso e tomo decisões utilizando minhas próprias convicções construídas.

Fazendo isso, evito participar de bolhas, de especulação e de errar em grupo.

Minha recomendações de ativos não estão na moda. Isso pode te desagradar… mas ao mesmo tempo, procurar ações fora de moda ajuda você a encontrar os ativos mais baratos.

Mas entre estar na moda e ganhar dinheiro, prefiro a segunda opção.

Forte abraço!

Eduardo Voglino é analista de ações credenciado na APIMEC (CNPI 2202), atua no mercado financeiro desde 2006 e já assessorou diretamente milhares de pessoas quando teve seu próprio escritório vinculado à XP. É um entusiasta em buscar valor e assimetrias no mercado de ações. Escreve para o TheCap na coluna Fórmula Buffett.

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