Minha ação de 2019 e minha ação de 2020

Eu apostei em XXXX3 para 2019. Fracessei. Agora aposto em YYYY3 para 2020. Será que agora vai?
Martin Kirsten

Martin Kirsten

Sócio do GuiaInvest. Mestre em Economia pela UFRGS e assina o Recado do Economista.

Olá, como você vai?

Hoje eu vim aqui assumir um erro publicamente. Acho que é justo com você e com todos que acompanham nossos conteúdos.

Era 20 de dezembro de 2018 quando eu meu amigo Eduardo Voglino gravamos um vídeo sobre qual era a nossa aposta para 2019 no mercado de ações.

Disponibilizamos o vídeo no nosso canal do YouTube.

Minha aposta era a Portobello (PTBL3), que na minha opinião poderia ter se aproveitado de uma economia doméstica mais aquecida, o que acabou não acontecendo e frustrou os investidores, inclusive eu.

Resultado: 21 por cento de prejuízo em 2019 até agora (saiu de 5,02 e hoje está por volta dos 4 reais), junto com resultados piores que os de 2018.

Em meio a uma euforia no início do ano, a empresa chegou a ter uma valorização parcial de 18 por cento (quando chegou a 5,90), mas depois devolveu tudo e caiu ainda mais, chegando a 3,28 reais, queda que me motivou a aumentar a posição nas ações da empresa.

Portobello pode se recuperar?

Pode. Mas isso vai depender de uma economia mais aquecida, principalmente da construção civil. Enquanto a construção não retomar, eu vou ter que ficar esperando.

Meu amigo Eduardo Voglino foi mais sábio: falou Itaú (ITSA4) na lata, ação que até aqui acumulou 21 por cento de valorização.

Isso só deixa mais claro que dá para ganhar muito dinheiro sendo careta, sem querer achar “a ação”.

De toda forma, no vídeo deixamos claro que NÃO estávamos recomendando as ações. Estávamos apenas indicando de onde poderia vir uma boa valorização.

E de toda forma, um investimento em uma ação não pode ser considerado bom ou ruim pelo desempenho de um ano.

Só daqui a 10 anos saberemos realmente se Portobello foi ou não um bom investimento. A verdade é que hoje estou disposto a pagar para ver.

Por que o erro não doeu?

Primeiro porque estou pensando a longo prazo.

Segundo porque reforcei a minha posição quando a ação caiu.

Terceiro porque a PTBL3 é apenas uma dentre 12 ações no meu portfólio, que ainda conta com fundos imobiliários e renda fixa.

E qual a minha aposta para 2020?

Coloco minha fichas na Log Commercial Properties (LOGG3) para 2020.

De novo, não é uma recomendação. Como você viu, eu errei ano passado e posso errar novamente. E se eu errar, virei aqui novamente assumir.

A Log é uma empresa que trabalha com aluguel de galpões logísticos em diversos estados brasileiros.

A Log tem capacidade de atender um aumento na demanda por aluguéis de galpões. Isso deve melhorar com o aquecimento da economia e com o crescimento forte que o setor de e-commerce está sofrendo.

Outro ponto favorável: no Brasil ainda há uma cultura das empresas possuírem galpões próprios ao invés de alugar de terceiros, ao passo que no resto do mundo o comum é o inverso.

Com essa migração dos galpões próprios para os alugados, a Log se beneficia diretamente.

A empresa já possui uma carteira de clientes bem diversificada o que reduz o risco de uma eventual rescisão de contrato dos clientes.

Assim como Portobello, Log pode não se beneficiar caso a economia patine de novo como patinou em 2019.

De toda forma, prefiro seguir otimista com a economia e com os cases de Log e de Portobello em 2020.

Não são os casos mais óbvios da bolsa e justamente por isso acredito que possa vir daí lucros mais interessantes.

Para quem quer uma pegada mais conservadora e focada na geração de renda, disponibilizo aqui o nosso mais novo material sobre renda passiva. Você vai saber os 3 principais pilares para ter renda mensal de forma segura.

Martin faz parte da equipe do GuiaInvest desde início de 2017. É Mestre e Bacharel em economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escreve para a TheCap na coluna Contra a Corrente.

Outras Publicações

Leia Mais

Ebook - Bolsa de Valores para Leigos

Bolsa de Valores Para Leigos

André Fogaça

Nesse e-book você vai dar os seus primeiros passos no mundo dos investimentos e ficar por dentro de alguns detalhes importantes do mercado de ações. Você se sentirá seguro de conversar sobre investimento com qualquer pessoa depois de ler esse livro. Arrisco dizer ainda que você vai ficar louco para começar a investir. Uma boa leitura!

Sem tempo para ler? Assista nossas Palestras Online

Abrir conversa
1
Precisa de Ajuda?
Olá,
Podemos te ajudar?
Powered by