O Básico da Bolsa de Valores Para Iniciantes

Quer começar sua caminhada rumo à Liberdade Financeira mas não sabe como? Preparamos um guia básico da Bolsa de Valores para iniciantes. Assim, você esclarece as principais dúvidas e inicia sua jornada para se tornar o próximo milionário.
Equipe Guiainvest

Equipe Guiainvest

Você já pensou em investir em ações, mas ainda tem receio e dúvidas? Então esse post é para você. Nele vamos abordar o básico da bolsa de valores para iniciantes.

Cada vez mais os brasileiros se dão conta da importância de ter uma reserva financeira e de começar a investir seu dinheiro em opções mais rentáveis.

Se você já tem a consciência de que o mercado de ações é a melhor maneira de alcançar a Liberdade Financeira, parabéns! Agora é a hora mais importante: dar o primeiro passo.

Já abordamos esse assunto várias vezes aqui no blog, mas é comum que ainda surjam dúvidas. Para te ajudar, vamos fazer um resumo sobre o básico da bolsa de valores.

Mesmo que você não tenha nenhum conhecimento prévio sobre o assunto, vamos tentar esclarecer de forma simples e direta as principais dúvidas. Para assim, você começar a entender e estudar mais sobre investimentos e quem sabe, fazer parte da nova geração de milionários.

O que são ações?

Cada ação pode ser definida como a menor parcela do capital de uma empresa. Ou seja, é parte de uma empresa.

É como se determinada empresa fosse dividida em milhares de pedaços, os quais podem ser comprados por qualquer pessoa.

Assim, se você possui ações da empresa X, você se torna sócio dela e participa da divisão dos lucros de acordo com a quantidade de ações que possui.

Nem todas as empresas são de capital aberto, ou seja, possuem ações negociadas na bolsa de valores.

O que é Bolsa de Valores?

A bolsa de valores é o lugar onde as ações são negociadas. Nela os investidores podem vender e comprar ações e outros produtos financeiros.

Cada país tem sua própria bolsa de valores e pode ser mais do que uma. Nos Estados Unidos, por exemplo, existe a New York Stock Exchange (NYSE) e a NADSAQ. No Brasil, a única bolsa de valores que existe é a BM&F Bovespa, ou B3.

Para saber mais como funciona a Bolsa de Valores, recomendo que clique aqui e leia o post em que explicamos maiores detalhes.

Como Começar a Investir em Ações?

Quer investir mas não sabe por onde começar? O primeiro passo para você se tornar um investidor é rever sua relação com o dinheiro. Para começar a investir em ações, você deve desenvolver o hábito de poupar e reservar certa quantia para seus investimentos.

O próximo passo é definir seus objetivos. Quando se investe em ações, vise sempre o futuro.

Para investir no mercado de ações é preciso um intermediário entre o investidor e a Bolsa de Valores, que são as corretoras.

São estas instituições que fazem a intermediação da compra e venda de ações. Clique aqui e saiba como escolher a melhor corretora.

É por meio delas também que o investidor tem acesso ao Home Broker, plataforma de negociações da bolsa de valores.

Toda a compra e venda de ações é feita online. Através do Home Broker o investidor pode negociar as ações por conta própria, solicitando a ordem de compra e venda para a corretora que será repassada imediatamente para a Bolsa de Valores.

Por que investir em ações?

Muito se fala em investir em ações, mas porque isso é uma boa ideia?

Antes de continuar a ler esse guia básico da Bolsa de Valores, tenha em mente que a principal vantagem de se investir em ações é o potencial de retorno.

Historicamente, a bolsa de valores se sobrepõe em retorno de qualquer outro ativo. A bolsa de valores é o investimento mais rentável.

Nela, você consegue fazer o dinheiro trabalhar por você e dessa forma, alcançar sua Liberdade Financeira. E você não precisa correr altos riscos para isso.

Investir em ações é arriscado?

O grande mito que envolve as ações é que este é um investimento arriscado. O que não é verdade.

Já dizia Warren Buffett: “O maior inimigo do investidor é ele mesmo”. Assim, grande parte do risco vem do investidor não saber o que está fazendo. Por isso, busque conhecimento e estude o mercado. Dessa forma, os demais riscos de investir em ações podem ser contornados. Se risco fosse realmente o problema, ninguém investiria na bolsa.

No longo prazo o preço de uma ação sempre acompanha o lucro. Portanto, se você investir em empresas sólidas, com perspectiva, visando o longo prazo e diversificando sua carteira, esse risco é praticamente anulado.

É preciso muito dinheiro para investir em ações?

Outro grande mito sobre investir na bolsa de Valores é que é preciso de muito dinheiro.

A verdade é que é possível investir com pouco dinheiro. Não existe um valor mínimo para começar a investir em ações. Isso vária de pessoa para pessoa.

Há no mercado, diversas alternativas para quem quer ingressar no mercado acionário e diversificar sua carteira mesmo não tendo muito dinheiro.

Quais os custos de se investir em ações?

Existem basicamente dois custos envolvidos no investimento em ações: a corretagem e a taxa de custódia. Mas algumas corretoras até isentam esses valores.

O custo de corretagem é a taxa que incide sobre cada operação realizada. Ou seja, toda vez que você comprar ou vender ações a corretora irá lhe cobrar essa taxa.

A taxa de custódia é o valor que a corretora cobra para “guardar” suas ações.

Por isso, antes de fechar com alguma corretora, sempre se atente às taxas cobradas e faça uma pesquisa no mercado.

Nas ações também há também a incidência do imposto de renda sobre os ganhos líquidos. Mas você só paga se vender as ações. Por causa disso, muitos investidores compram ações para a vida toda, assim não precisam pagar imposto nunca.

Quando investir na bolsa de valores?

A melhor hora de investir é agora! Análises indicam que esse ano tem de tudo para ser o melhor momento para investir em ações.

Os sinais são muitos: recuperação econômica, juros e inflação em níveis historicamente baixos, reforma da previdência, bom desempenho da B3.

Agora que você já conhece o básico da Bolsa de Valores, busque conhecimento mais aprofundado. Aqui no blog temos vários posts que podem te ajudar.

Aproveite o momento para investir em ações e mudar sua vida financeira.

Outras Publicações

Leia Mais

Ebook - Bolsa de Valores para Leigos

Bolsa de Valores Para Leigos

André Fogaça

Nesse e-book você vai dar os seus primeiros passos no mundo dos investimentos e ficar por dentro de alguns detalhes importantes do mercado de ações. Você se sentirá seguro de conversar sobre investimento com qualquer pessoa depois de ler esse livro. Arrisco dizer ainda que você vai ficar louco para começar a investir. Uma boa leitura!

Sem tempo para ler? Assista nossas Palestras Online

Abrir conversa
1
Precisa de Ajuda?
Olá,
Podemos te ajudar?
Powered by