O Que Aprendi Com o Livro ‘Segredos da Mente Milionária’

O autor T. Harv Eker ensina como dominar o jogo interior da riqueza para depois se tornar rico na realidade.
André Fogaça

André Fogaça

Co-fundador do GuiaInvest, pós-graduado em Economia e Consultor de Investimentos CVM

O Que Aprendi Com o Livro 'Segredos da Mente Milionária'

Você sabia que a sua mentalidade pode ser decisiva para seu sucesso financeiro? No livro “O Segredo da Mente Milionária”, o autor T. Harv Eker mostra a importância de nossa mentalidade para realizarmos o desejo de ser rico. 

Provavelmente você quer se tornar um milionário. Afinal, o dinheiro traz muitas facilidades para a nossa vida e uma segurança financeira que possibilita realizar parte dos nossos sonhos.

Mas se você quer ser verdadeiramente rico, o melhor lugar para começar é na sua cabeça, aprendendo a pensar como um milionário. Afinal, tudo que se externaliza, acontece primeiro na sua mente e depois na realidade. 

T. Harv Eker percebeu essa diferença de mentalidade entre as pessoas ricas e as pessoas pobres.

Para ele, a razão de algumas pessoas não prosperarem, é que elas fazem os mesmos tipos de escolhas incapacitantes repetidas vezes.

Se suas finanças não vão bem, talvez esteja na hora de refletir sobre o que o autor chama de “modelo de dinheiro”. Ou seja, um conjunto de crenças e hábitos que alimentamos desde a infância e que moldam o nosso destino financeiro.

Para mudar o rumo de suas finanças é preciso abrir mão de alguns velhos modos de pensar e agir com o dinheiro e recriar seus padrões para uma mente milionária.

Você já se deparou com pessoas que vivem reclamando que tem pouco dinheiro? Que não estão contentes com sua situação financeira atual, mas que não fazem nada para mudar?

Muitas vezes essa pessoa já ganha o suficiente para começar a trilhar outro rumo em sua vida ou tem as ferramentas para isso, mas não o faz por comodidade. Afinal, é mais fácil reclamar do que fazer diferente. 

T. Harv Eker explica que um dos segredos da mente milionária é ter inteligência financeira e fazer mais com menos.

Além de ter a mentalidade certa para mudar sua situação atual, também é preciso se preparar psicologicamente para a riqueza.

Se você acha que isso não faz sentido, pense em quantas pessoas já enriqueceram do dia para a noite, seja ganhando na loteria ou herdando uma grande quantia e, por não estar preparada para lidar com isso, perderam tudo.

Por isso, Eker enfatiza que é preciso começar mudando os seus pensamentos.

Conheça os principais segredos da mente milionária para você mudar de vida. 

O livro “Os Segredos da Mente Milionária”

Os Segredos da Mente Milionária, escrito em 2005 pelo canadense T. Harv Eker, é um dos livros de finanças pessoais mais vendidos no mundo.

Nele o autor não ensina estratégias de investimentos, ou como você analisa uma ação, mas trata de uma área muito importante para o investidor, a mentalidade.

A proposta do livro é mostrar que a maneira como você pensa pode definir seus resultados, já cada pessoa tem um modelo mental de dinheiro formado por crenças limitantes. 

Segundo  T. Harv Eker: 

“Pensamentos conduzem a sentimentos. Sentimentos conduzem a ações. Ações conduzem a Resultados.”

Então, para ficar rico é preciso mudar os conceitos sobre dinheiro e adotar o que ele chama de “arquivos da riqueza”.

São esses os tais segredos da mente milionária que diferenciam os ricos das demais pessoas.

No livro, T. Harv Eker apresenta 17 arquivos da riqueza para que você possa produzir ações e resultados condizentes.

Neste artigo, eu vou explorar os 5 maiores segredos da mente milionária que resumem o modo de pensar das pessoas ricas.

Segredo 1: Você cria sua própria vida

Se você quer ser um milionário, a primeira coisa que precisa fazer é estar no controle de sua vida.

As pessoas de mentalidade rica assumem as rédeas de sua situação financeira e criam a própria vida, pois sabem que são os únicos responsáveis por sua trajetória para o sucesso.

Já as pessoas de mentalidade pobre acreditam que as coisas acontecem e sempre dão o controle de sua renda para outras pessoas.

Ao invés de terem uma estratégia para riqueza e de agir em direção à ela, seguem como apostadores de loteria na esperança de ficarem ricos. 

Não ter o controle de sua própria vida traz consigo uma outra característica muito comum: o vitimismo.

Eles sempre acharão um culpado qualquer para tudo, menos a si próprio.

Se não têm dinheiro, a culpa é do governo, do seu empregador ou da situação econômica mundial.

Já as pessoas de mentalidade rica determinam suas vidas.

Eles não atribuem a responsabilidade pelo seu fracasso a ninguém além deles mesmos. Ao pensar dessa forma, fazem mudanças e não aceitam ser coadjuvantes da própria vida.

Segredo 2: Entre no jogo do dinheiro para ganhar

Enquanto a maioria das pessoas tem uma mentalidade defensiva de tentar não perder, as pessoas de mentalidade rica entram no jogo do dinheiro para ganhar.

Eles sempre estão pensando em como faturar mais. Por isso, criam empresas, lançam produtos, investem em ações e se arriscam de maneira calculada.

Enquanto isso, quem tem uma mentalidade pobre joga para não perder. 

Sua principal preocupação é sobreviver e estar confortável o suficiente para pagar suas contas.

Por causa dessa mentalidade, investem na poupança porque é “seguro”, permanecem no mesmo emprego mal remunerado por anos com medo de tentar algo melhor.

Se você não está disposto a jogar para vencer, nunca será capaz de sair de onde se encontra e alcançar riqueza e abundância. 

Como diz T. Harv Eker: “Se seu objetivo é se sentir confortável, é provável que você nunca fique rico. Mas se seu objetivo é ser rico, é provável que você acabe muito confortável.”

Segredo 3: Assuma o compromisso de ser rico

As pessoas com a mente milionária assumem o compromisso de serem ricas, já as pessoas de mentalidade pobre gostariam de ser ricas.

Querer ser rico, todos querem, a diferença está em firmar um compromisso consigo mesmo para alcançar o objetivo.

Para ser rico, você precisa se comprometer, acabar com as desculpas, mudar a mentalidade e dar tudo de si para superar os desafios que aparecerem no percurso.

Lembre-se que você deve jogar para ganhar!

Enquanto os ricos se comprometem e fazem, as pessoas de mentalidade pobre apenas dizem que “gostariam” de ser ricas, mas não fazem praticamente nada para cumprir essa meta e continuam pobres.

Se você quer mudar de direção e ficar rico, o autor pede que você declare em voz alta: “Eu me comprometo a ser rico”.

Depois, escreva em poucas palavras o que te motiva a cumprir esse compromisso e conte do seu compromisso para uma pessoa próxima e de confiança. Assim, você estará se comprometendo consigo mesmo e com os outros. 

Segredo 4: Torne-se maior que o seu problema

Medo, dúvida e preocupação todo mundo tem, a diferença é que as pessoas com a mentalidade rica são maiores do que os seus problemas, já as pessoas de mentalidade pobre são menores do que os seus problemas.

Você apenas vence um problema tornando-se maior do que ele.

Por saber disso, as pessoas ricas estão sempre dispostas a agir apesar do medo. Elas estudam, se aperfeiçoam e assim, deslancham na vida financeira.

Enquanto isso, as pessoas com mentalidade pobre se deixam paralisar pelo medo.

Segredo 5: Pense grande

É você quem decide se quer jogar em uma liga grande ou pequena, se quer ficar na multidão ou se destacar dela. 

Segundo T. Harv Eker, a maioria escolhe jogar pequeno por duas razões. A primeira é o medo do fracasso e a segunda é que eles se sentem pequenos e acham que não são bons o suficiente para fazer a diferença.

Quem pensa pequeno só se preocupa em manter seu emprego ou, no máximo, subir uma posição na hierarquia da empresa em que trabalha, em vez de querer ser o próprio dono da empresa.

Pare de jogar pequeno. Você não pode ficar rico com baixas expectativas.

As pessoas ricas pensam grande e querem fazer dinheiro em larga escala. 

Por isso, definem metas ousadas que não apenas produzem um retorno financeiro maior como também proporcionam um entusiasmo a mais na hora de cumpri-las.

Quando se empreende, sua remuneração é proporcional ao valor que você agrega. Dentro disso, está outro arquivo da riqueza que diz que as pessoas ricas preferem ser remuneradas por seus resultados.

Segredo Bônus: As pessoas ricas administram bem o seu dinheiro

Em Os Segredos da Mente Milionária, o autor nos ensina que “O hábito de administrar as finanças é mais importante do que a quantidade de dinheiro que você tem”.

Ou seja, antes de gerir uma grande fortuna, adquira o hábito e a capacidade de administrar pouco dinheiro. 

Não importa a quantidade de dinheiro que você tem agora, o essencial é começar a administrar bem o que está em suas mãos e logo verá como seus resultados vão melhorar.

Os ricos entendem que é necessário trabalhar duro e suar a camisa, mas somente até que o seu dinheiro comece a trabalhar o suficiente para ocupar o seu lugar.

Esse é outro segredo da mente milionária: colocar o dinheiro para trabalhar para você. Afinal, quanto mais o seu dinheiro trabalha, menos você terá que trabalhar.

Se você quer aprender como alcançar sua independência financeira, assista a aula online grátis e conheça os 7 princípios para ganhar de R$ 5 mil a R$ 20 mil por mês com dividendos.

Compartilhe essa publicação:

Introdução a
Bolsa de Valores

Partindo do zero até a compra da sua primeira ação

Assista à primeira aula gratuita

Outras Publicações

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência de navegação e a nossa plataforma. Ao utilizar os nossos serviços, você concorda com tais condições. Para mais informações, visite nossos Termos de Uso e Serviços.