O que é day trade e por que ele é uma armadilha?

Equipe Guiainvest

Equipe Guiainvest

Por que o Day Trade pode ser uma armadilha para iniciantes na bolsa de valores? Tudo começa com a razão.

Existem muitas razões para que você queira acumular dinheiro e conquistar a liberdade financeira. Algumas pessoas pensam em realizar uma série de viagens ao redor do mundo ou comprar aquele carro tão desejado. Já outras, focam a antecipação da aposentadoria com o intuito de manter uma vida confortável antes de chegar à terceira idade.

Seja qual for o objetivo, é necessário aprender a investir para alcança-lo. Nesse sentido, o mercado de ações se apresenta como uma excelente alternativa, além de oferecer o Day Trade.

Mas, você sabe o que é Day trade e quais são os seus riscos? Na sequência, você saberá todos os detalhes sobre esse tipo de estratégia de investimentos. Acompanhe!

O que é Day Trade?

Day trade pode ser uma armadilha para iniciantes na bolsa de valores.

Esse mercado é mundialmente conhecido pelas operações de médio e longo prazo. Não é à toa ouvir que, para investir na Bolsa, você precisa adotar uma boa tática, ser extremamente estratégico e, sobretudo, ter muita paciência.

O terceiro item também faz parte da rotina do Day Trade, mas ela se encerra até o fim do pregão daquele dia. Sim! O Day Tradding refere-se à compra e venda de papéis efetuadas em um mesmo dia.

Essa é uma solução interessante para quem não pretende ou não quer esperar pelo lucro por tanto tempo. Afinal, os investimentos tradicionais feitos na Bolsa demoram um pouco mais para gerarem a rentabilidade almejada.

Como funciona o Day Trade?

No Day Trade, o seu lucro dependerá da diferença estabelecida entre o preço de compra e venda das ações. Para que, ao término do dia, a operação seja bem-sucedida, você deve descobrir quais ações serão valorizadas no decorrer do período.

Obviamente, não é necessário aguardar os instantes finais do pregão para efetuar a venda de um conjunto de ações. Você pode vender a partir da primeira valorização dos papéis. Se houver a expectativa de que o valor aumente nas próximas horas, basta prolongar a venda.

Portanto, o Day Trade exige:

  • conhecimento aprofundado sobre o mercado de ações;
  • monitoramento contínuo da bolsa de valores durante o início e fim da operação.

Quando o Day Trade é indicado?

Em se tratando de bolsa de valores, qualquer operação de curto prazo, como o Day Trade, deve provocar muita cautela. Por ser extremamente especulativa, a recomendação desta forma de atuação no mercado é feita com ressalvas.

Na maioria dos casos, o Day Trade sequer é realmente indicado. Afinal, nós estamos falando sobre uma estratégia muito arriscada e incerta. Quem garante que as ações que você comprou sofrerão, de fato, uma valorização significativa ao longo daquele dia? A resposta é incrivelmente simples: ninguém.

Por mais que você seja experiente na bolsa, ela jamais fornece alguma certeza quanto ao futuro. Essa lógica também se aplica aos investimentos de médio e longo prazo realizados na mesma Bolsa. Contudo, os últimos são realizados em bases muito mais sustentáveis e, portanto, seguras.

Os investimentos de médio e longo prazo são calcados em análises mais aprofundadas sobre o posicionamento atual de uma empresa e onde ela pode chegar. Logo, eles diferem bastante do que acontece em uma operação de Day Trade — a começar pela probabilidade de sucesso.

Por que o Day Trade pode ser uma armadilha para investidores iniciantes?

O grande problema atrelado ao Day Trade é que ele oferece uma ilusão com relação ao suposto lucro. Na prática, você pode, de fato, obter uma elevada rentabilidade em determinado dia.

Esse aparente sucesso ocasiona um aumento da dose de otimismo inserida nos próximos investimentos. Caso tenha uma boa sequência de bons resultados, você começa a se achar imbatível. Muitas pessoas com bom início no Day Trade realmente se julgam capazes de prever o futuro, independentemente do cenário.

Repara que essa estratégia de curto prazo se assemelha muito à participação em sites de apostas esportivas. Inclusive, existe a famosa expressão Day Trade esportivo. Seja na bolsa de valores ou nos campeonatos, a armadilha é a mesma: ganhar e perder muito dinheiro em um tempo recorde.

Ao sofrer uma perda profunda e inesperada, a pessoa adepta do Day Trade fica propensa a sofrer uma crise psicológica. Desesperada para tentar recuperar a quantia perdida, ela é capaz de efetuar ações impensadas (totalmente impulsivas).

O resultado pode ser um desastre de proporções inimagináveis. Se formos avaliar o Day Trade friamente, chegaremos à conclusão de que a prática é injustificável. Nada vale o risco inerente a uma estratégia como essa.

Na melhor das hipóteses, é possível que você não se torne o protagonista de uma história de falência. Porém, a probabilidade de lucro ao longo do tempo é quase nula. Basta lembrar que, no Day Trade, o que muito se ganha, muito se perde.

Suponhamos que você efetue uma operação de Day Trade e lucre muito com ela. Sabe qual deve ser o seu próximo passo? Destinar esse lucro para os investimentos de médio de longo prazo da mesma bolsa de valores.

Qual a melhor maneira de começar a investir para alcançar a independência financeira?

E se você não sabe absolutamente nada sobre o mercado de ações, este é um problema facilmente solucionável. O segredo das pessoas bem-sucedidas que investem na Bolsa é a utilização das melhores fontes disponíveis.

A partir daí, você encontrará a trilha que o levará diretamente à liberdade financeira. Para isso, é imprescindível:

Algumas perguntas podem orientar os investimentos, como:

  • qual é a consistência dos lucros exibidos pela empresa em questão?
  • o nicho de atuação dela tem futuro, financeiramente falando?
  • qual é o grau de solvência da organização?
  • ela apresenta uma boa liquidez?

Para resumir: você deve embasar os seus movimentos no value investing e no buy and hold. O primeiro conceito se refere à valorização do próprio investimento. Na bolsa de valores, isso depende da seleção das melhores oportunidades de compra de ações. O segundo, é uma alusão à compra e manutenção das ações por um período de longo prazo.

Agora, você já sabe o que é Day Trade e quais são os riscos ligados a essa estratégia. Que tal aprender a investir na bolsa de forma segura? Isso é algo perfeitamente possível. Você só precisa realizar os cursos certos e utilizar uma plataforma que possibilidade uma interação contínua entre diferentes experiências da bolsa de valores.

Para entender mais sobre o tema, fique por dentro das principais causas de perda financeira na bolsa. Boa leitura!

Outras Publicações

Leia Mais

Ebook - Bolsa de Valores para Leigos

Bolsa de Valores Para Leigos

André Fogaça

Nesse e-book você vai dar os seus primeiros passos no mundo dos investimentos e ficar por dentro de alguns detalhes importantes do mercado de ações. Você se sentirá seguro de conversar sobre investimento com qualquer pessoa depois de ler esse livro. Arrisco dizer ainda que você vai ficar louco para começar a investir. Uma boa leitura!

Sem tempo para ler? Assista nossas Palestras Online

Abrir conversa
1
Precisa de Ajuda?
Olá,
Podemos te ajudar?
Powered by