Se você pensa em investir sem ter muitos custos, é de suma importância que você aprenda a usar o Home Broker das corretoras de valores.
Você sabe o que é Home Broker e como usá-lo?
A internet trouxe muitas facilidades. Hoje em dia, se faz praticamente tudo online. Com os investimentos não é diferente.
Antigamente, para comprar ou vender uma ação, era preciso ligar para a corretora e solicitar o atendimento da mesa de operação. Agora, isso não é mais necessário. Você mesmo pode investir na Bolsa de Valores online, de forma rápida, prática e com taxas mais baixas através do home broker.
O Home Broker é o “faça você mesmo” dos investimentos. Funciona como a extensão do corpo de qualquer investidor. Embora, à primeira vista possa parecer algo difícil, com ele, o processo de investir na Bolsa de Valores se tornou algo mais acessível para pessoas comuns.
Home Broker nada mais é do que uma plataforma online que conecta o cliente, a corretora e a Bolsa de Valores. Através dele você pode controlar o seu dinheiro, escolher aonde quer aplicar e acompanhar a rentabilidade ao longo do tempo.
A corretora é a responsável por intermediar a compra e venda de ações entre o investidor e a B3.
Dessa forma, é comum que toda corretora tenha o seu próprio Home Broker, ou seja, um sistema que conecta e permite a negociação entre estas duas pontas.
As principais funções do Home Broker
O grande trunfo do Home Broker é permitir a compra e venda de ações pela internet de maneira rápida e fácil. Porém, essa não é sua única função.
No Home Broker é possível:
- Comprar e vender ativos de renda variável
- Acompanhar cotações em tempo real
- Visualizar a carteira de investimento
- Acompanhar pedidos de ordens
Vantagens do Home Broker
Comodidade
Com o Home Broker você pode investir de onde estiver. Tendo uma conta na corretora e acesso à internet o investidor pode enviar ordens de compra e venda de ações na hora e no local que quiser.
As principais corretoras também disponibilizam aplicativos para smartphones e tablets. Assim, você não fica preso apenas ao desktop.
No sistema você ainda tem acesso as ordens, histórico da carteira, cotações, entre outros.
Praticidade
A plataforma permite ao investidor realizar suas negociações com agilidade e praticidade, o que pode ser determinante para alcançar a Liberdade Financeira.
Algumas corretoras oferecem serviços de notificação informando o investidor é em tempo real sobre as melhores oportunidades. Permite programar ordens de compra e venda e receber confirmação das ordens executadas.
Autonomia
Além de agilidade, praticidade e comodidade, o Home Broker dá ao investidor maior autonomia. Com a plataforma, não há necessidade de contatar a corretora para realizar uma ordem. O investidor consegue fazer tudo sozinho e gerenciar melhor seus investimentos.
Stop loss
O stop loss é um mecanismo que permite ao investidor controlar suas possíveis perdas. Assim, ele pode programar e definir um limite para a queda de suas ações. Caso estas quedas atinjam esse patamar, uma ordem de liquidação é disparada automaticamente.
Como comprar e vender ações no Home Broker
O Home Broker possibilita a conexão entre investidores e a Bolsa de Valores. Dessa forma, é possível negociar ativos financeiros de forma simples, rápida e eficaz.
Como cada corretora possui sua própria plataforma, a interface pode variar. De modo geral, para comprar um ativo, o investidor clica na opção comprar, insere a sigla do ativo, quantidade e preço.
Essa ordem é enviada automaticamente para a corretora e então para o sistema da Bolsa. Se houver ações disponíveis, pouco tempo depois a ordem é executada com sucesso. Para vender o processo é o mesmo. Na maioria das vezes a ordem é executada imediatamente.
Como escolher o melhor Home Broker?
Escolher uma corretora é uma das principais dúvidas de quem está iniciando na carreira de investidor.
Com tantas opções de Home Broker, você precisa sentir confiança na sua corretora e na sua plataforma.
Escolher uma boa ferramenta pode ser determinante para obter sucesso no mercado de ações, pois é através dela que você irá negociar seus ativos. Assim, é necessário que o Home Broker seja estável e execute suas ordens com segurança, rapidez e eficiência.
Confira as taxas cobradas pela corretora, mas também não defina somente pelo preço. Procure conversar com que já utiliza o sistema, quais os produtos que ela oferece.
A próxima etapa é agir e escolher as melhores ações para a sua carteira, para assim, alcançar a sua Liberdade Financeira.