O que é Ibovespa, para que serve e como funciona?

Aprenda o que é Ibovespa e veja porque ele é um bom termômetro para medir o desempenho das suas ações.
Equipe Guiainvest

Equipe Guiainvest

Certamente você já ouviu falar do Ibovespa, que ele subiu ou caiu tantos pontos, Ibovespa a 500 mil pontos

Mas, o que significam esses pontos?

Entender como o Ibovespa funciona é o básico da Bolsa de Valores. Não o confunda com a BM&F Bovespa, que é a denominação antiga da Bolsa de Valores de São Paulo, que hoje leva o nome de B3.

O Ibovespa é o principal índice do mercado de ações brasileiro.

Cada Bolsa de Valores tem seus índices. Na Bolsa de Nova York, o mais importante é o índice Dow Jones. Já na Bolsa brasileira, principal é o Índice Bovespa ou apenas Ibov.

Esse índice calcula a média de desempenho das principais ações negociadas na B3. Sendo assim, sua pontuação revela o ânimo do mercado acionário.

No seu home broker você pode se deparar com a ação BOVA11. Este, nada mais é do que um fundo que replica exatamente a composição do índice Bovespa.

Ibovespa: O termômetro do mercado

O Ibovespa é o principal indicador da Bolsa de Valores do país. Dessa forma, ajuda bastante na hora acompanhar a rentabilidade média das ações.

Esse índice é basicamente uma carteira teórica com as ações mais representativas e negociadas em Bolsa brasileira. Entre elas, estão: Petrobras (PETR4), Vale (VALE3) e Ambev (ABEV3).

A B3 reavalia a composição da carteira IBOV a cada 3 a 4 meses levando em consideração a liquidez e o volume financeiro negociado de cada ação.

Sendo assim, as ações que integram o Ibovespa precisam atender alguns pré-requisitos:

Fazer parte dos ativos elegíveis que, no total e dentro do período de um ano, representem 85% do índice de Negociabilidade.
– Ter presença em pregão de 95% no último ano.
– Ter participação de volume financeiro a partir de 0,1% no mercado à vista.
– Não ser Penny Stock, ou seja, ações que possuem cotações abaixo de R$ 1.

Como o índice Ibovespa é calculado?

Para acompanhar o seu desempenho, foi desenvolvida uma pontuação do Ibovespa. Esta é calculada com base na cotação de cada ação que integra o índice, multiplicado pela quantidade dos ativos que compõem a carteira.

O peso de cada ação na pontuação do índice Ibovespa pode variar de acordo com o volume de ativos presente na composição da carteira.

Isso quer dizer que, quando o índice sobe ou desce, não significa que, necessariamente, todas as ações que compõem a carteira seguiram o mesmo padrão, uma vez que ativos com peso maior ajudam a puxar o índice.

Cada ponto na Bolsa de Valores vale 1 real. Sendo assim, se a pontuação estiver a 500 mil pontos, o valor do portfólio com as ações mais líquidas da bolsa de valores brasileira vale R$ 500 mil.

Então, quando a o índice Bovespa sobe, a média das ações que o compõe se valorizaram. Se cair, a média dos papéis desvalorizaram.

Ibovespa a 500 mil pontos

O índice Ibovespa é um ótimo termômetro para sentir como está a economia do país, uma vez que reflete o comportamento das principais ações da Bolsa.

O Ibovespa vem em um crescente. Na última segunda-feira dia 18, alcançou a importante marca dos 100 mil pontos!

Temos muitos motivos para acreditar que isso é só o começo!

Descubra os 7 sinais que apontam a melhor oportunidade dos últimos 10 anos para VOCÊ FICAR RICO investindo em ações no Brasil. Assista nossa Palestra Online: IBOVESPA a 500 mil pontos?

Outras Publicações

Leia Mais

Ebook - Bolsa de Valores para Leigos

Bolsa de Valores Para Leigos

André Fogaça

Nesse e-book você vai dar os seus primeiros passos no mundo dos investimentos e ficar por dentro de alguns detalhes importantes do mercado de ações. Você se sentirá seguro de conversar sobre investimento com qualquer pessoa depois de ler esse livro. Arrisco dizer ainda que você vai ficar louco para começar a investir. Uma boa leitura!

Sem tempo para ler? Assista nossas Palestras Online

Abrir conversa
1
Precisa de Ajuda?
Olá,
Podemos te ajudar?
Powered by