O que eu faço para ganhar dinheiro com ações?

Eduardo Voglino

Eduardo Voglino

Sócio do GuiaInvest, especialista em ações e seguidor da filosofia de Value Investing.

Olá, amigos investidores!

No último Sábado participei de um evento onde patrocinamos a Ambev. Substitua “evento” por grupo de amigos em um bar e Ambev por cervejas…muitas cervejas.

Gosto destes ambientes pois estimulam conversas criativas sobre todos os temas possíveis.

Em um determinado momento da conversa, um amigo falou que o ser humano é como um pato. Fiquei curioso e perguntei o motivo.

Ele respondeu:

“O pato nada, anda, voa e mergulha, mas não faz nada excepcionalmente bem”.

Se realmente pararmos para pensar, muitas vezes acontece isso em nossas vidas. Fazemos muitas atividades sem possuir o conhecimento e expertise adequadas.

Com em relação aos investimentos, não é diferente. Tentamos aplicar todas as estratégias possíveis para ganho de capital, mesmo que sem compreender direito e profundamente o que se esta fazendo.

Respondendo a pergunta que serviu como título a este e-mail, eu respondo:

“Invisto utilizado uma única estratégia que foi comprovadamente bem sucedida no longo prazo, além de ser utilizada pelo maior investidor do mundo, Warren Buffett.”

Simples assim! Eu utilizo o Value Investing e mais nada!

Não me considero um pato.

Agora, se me permitir, quero te fazer duas perguntas:

1º – Você realmente está ganhando dinheiro com ações?

Se a resposta foi sim, feche este e-mail e siga investindo.

Caso tenhas respondido não, vá para a segunda pergunta.

2º – Você utiliza ou conhece o Value Investing?

Se você chegou até a segunda pergunta, acredito que não utilize o Value Investing.

Então acomode-se confortavelmente, vou te explicar os motivos que fizeram eu utilizar esta estratégia.

O Value Investing foi apresentada ao mercado em 1934 por Benjamin Graham em seu livro Security Analysis.

Como todo ser humano Graham aprendeu na dor, ele chegou ao seu método através do caminho mais difícil, sentindo em primeira mão a angústia da perda financeira.

Chegou a perder cerca de 70% dos seus investimentos no Crash de 1929 -1932, mas com sua filosofia de investimento estima-se que ele tenha superado o resultado médio do mercado entre 1936 até 1956 (sua aposentadoria).

A estratégia do Value Investing não considera as flutuações de preços do curto prazo, o foco ocorre na busca de empresas de excelentes fundamentos,

O curto prazo realmente não importa, a energia é direcionada nas analises das empresas, buscando as que apresentem melhores fundamentos além de um preço atrativo frente ao seu real valor.

Às vezes, um mal momento penaliza também as ações que têm grande valor e por isso essas oportunidades aparecem.

A premissa básica para o sucesso na estratégia é a compreensão que uma empresa não se torna melhor ou pior simplesmente pela sua variação de preço.

O que altera o padrão de qualidade de uma empresa é o seu desempenho no setor em que está envolvida, seja na venda de produtos, serviços, tecnologia, indústria, etc.

Warren Buffett, proprietário da Berkshire Hathaway e constantemente presente no topo das listas de maiores fortunas do mundo é um grande disseminador da estratégia.

E ele obteve um invejável resultado:

Buffett aos 30 anos já tinha um milhão de dólares, mas o grande crescimento do seu patrimônio ocorreu após 50 anos.

Hoje possui um pouco mais de 85 bilhões de dólares…

Sim, a estratégia exige paciência. Mas como você mesmo observou, o resultado é bem satisfatório.

Irving Kahn foi outro discípulo de Benjamin Graham. Foi um investidor de longo prazo (inclusive na sua vida, já que morreu com 109 anos). Ele tem uma citação muito interessante:

“Estudo empresas e penso sobre o retorno que elas podem oferecer em quatro ou cinco anos. Se a ação cai, eu tenho tempo para avaliar a tempestade e talvez comprar mais por um preço menor. Se meus argumentos para o investimento não mudaram, devo gostar ainda mais do papel se ele cair.”

E a pergunta que não quer “calar”, como eu faço para saber se a empresa possui bons fundamentamos?

De um forma geral através da análise fundamentalista obtemos esta resposta, pois através dela busca-se analisar dados econômicos, indicadores do mercado financeiro, balanços e resultado das empresas, além de métodos próprios a fim de identificar perspectivas e oportunidades.

Ela é utilizada como uma ferramenta para que o investidor consiga fazer um verdadeiro retrato da empresa, avaliando a saúde financeira e o cenário econômico em que estão inseridas, além de buscar o “preço justo”.

Investir apenas com base na variação do preço de um ativo sem considerar os fundamentos, irá te levar para um grande…prejuízo.

“O preço das ações é influenciado pelo comportamento emocional das massas, ganância ou pessoas depressivas que nem sempre agem racionalmente.”

O investidor de valor compra pedaços de ótimas empresas a preços promocionais e simplesmente esperam que os preços inevitavelmente voltem ao seu valor intrínseco.

Foi observado que em algum momento futuro os preços tendem a convergir para o seu valor intrínseco e é nesse momento que a estratégia de Value Investing se mostra efetiva.

O investimento em valor ou Value Investing, é uma estratégia que vai em direção contrária ao movimento da maioria dos investidores. O motivo pelo qual as ações estão baratas é porque, por alguma razão, poucas pessoas estão interessadas nelas.

Entretanto, se você pudesse comprar uma ótima casa que vale 500 mil reais por apenas 250 mil reais, você teria uma ótima oportunidade. Concorda? Seria um ótimo negócio a se fazer.

Mesmo que você não consiga prever o preço que a casa terá no curto prazo, você pode estar certo que você fará dinheiro no longo prazo. Ou, pelo menos, terá convicção que vai reduzir o risco de perder dinheiro porque o preço que você pagou foi realmente muito baixo.

No próximo e-mail, vou explicar questões técnicas referentes à estratégia.

Estou ansioso!

Me adicione no Instagram caso queira trocar ideias sobre a temática.

@eduardo_voglino

Um abraço e bons investimentos!

Outras Publicações

Leia Mais

Bolsa de Valores Para Leigos

André Fogaça

Nesse e-book você vai dar os seus primeiros passos no mundo dos investimentos e ficar por dentro de alguns detalhes importantes do mercado de ações. Você se sentirá seguro de conversar sobre investimento com qualquer pessoa depois de ler esse livro. Arrisco dizer ainda que você vai ficar louco para começar a investir. Uma boa leitura!

Sem tempo para ler? Assista nossas Palestras Online