Os 5 Maiores Segredos dos Grandes Investidores de Sucesso

Veja o que os grandes investidores em ações fazem para alcançar bons resultados nos seus investimentos.
André Fogaça

André Fogaça

Co-fundador do GuiaInvest, pós-graduado em Economia e Consultor de Investimentos CVM

Os 5 Maiores Segredos dos Grandes Investidores de Sucesso

Quais os segredos dos grandes investidores de sucesso para fazer fortunas no mercado de ações? O que eles fazem para se sair tão bem enquanto muitos outros fracassaram miseravelmente? 

Os maiores investidores do mundo conseguem manter uma alta rentabilidade nos seus investimentos de forma consistente não porque utilizam de fórmulas mágicas ou são seres de outros planetas com inteligência superior.

Warren Buffett, Charlie Munger, Walter Schloss, Peter Lynch, Ray Dalio, são alguns que fizeram seu nome no mercado utilizando um método simples, seguro e comprovado para investir em ações.

Eles não nasceram sabendo investir. Eles aprenderam estudando a teoria e fazendo na prática. 

Assim, viram o que funciona e o que não funciona, erraram e ajustaram a estratégia quando necessário. 

No entanto, nem tudo é preciso conhecer na prática. Temos muito o que aprender com os grandes investidores de sucesso olhando com atenção o que eles fizeram. Afinal, eles já passaram por onde estamos agora.

Mas qual o segredo para se tornar um investidor de sucesso?

Nesse artigo vou te contar os 5 segredos dos grandes investidores para ter sucesso na bolsa de valores de forma simples e eficaz que você pode aplicar nos seus investimentos agora.

1- Ter um plano e segui-lo 

Todo investidor de sucesso tem um plano e segue uma estratégia de investimento para tomar decisões. 

Além de conhecer alguns conceitos básicos sobre o mercado, eles elaboram seu plano de acordo com suas necessidades e objetivos.

Ter um plano e seguir, te dará uma direção, afinal, os investimentos são um meio para chegar onde deseja e não o fim.

Investidores de sucesso sabem porque estão investindo e têm clareza sobre o que fazer para chegar lá.

Dessa forma, sabem escolher o melhor investimento, alocam seus recursos e montam uma carteira eficiente que atenda às suas expectativas de curto, médio e longo prazo.

Grandes investidores sabem reconhecer bons investimentos e controlar os riscos. 

Eles também não se deixam levar pela emoção na tomada de decisão.

Por seguirem seus planos, o medo, insegurança e ganância não influenciam tanto em suas escolhas, já que sua carteira de investimentos está montada com uma estratégia pré-definida e focada em seus objetivos. 

Quem não tem um plano é muito mais influenciado pela manada e se deixa levar com mais facilidade pela euforia em momentos de crise do mercado. Consequentemente, vendem na baixa e perdem dinheiro.

Por outro lado, investidores de sucesso aproveitam os momentos de baixa para ir às compras e encontrar verdadeiras pechinchas.

2- Ser disciplinado

Um investidor de sucesso é muito disciplinado para seguir seu método e realizar aportes constantes.

Eles têm disciplina para passar por momentos de crise com foco nos seus objetivos, sem desanimar ou se desfazer das suas posições de longo prazo.

Como sabem que o mercado é cíclico, continuam investindo para acumular mais posições e patrimônio para o futuro. 

Economizar dinheiro todos os meses e fazer boas escolhas na hora de investir pode parecer trabalhoso, mas é só uma questão de hábito. 

Se você quer ter sucesso no mundo dos investimentos e ter dinheiro para seu futuro, é preciso ter constância e investir todo mês.

Por isso, aprenda a se pagar primeiro!

Assim que receber seu dinheiro, já destine uma parte para investir.

Ao invés de deixar para investir o que sobra depois de gastar, gaste o que sobra depois de investir. Essa é uma das 7 Regras do Dinheiro Para Quem Deseja ser Rico.

Imagine que investir é um boleto que precisa pagar e o beneficiário é você mesmo. Dessa forma, estará direcionando dinheiro para realizar seus sonhos e objetivos. 

A disciplina nos aportes é muito importante e faz uma enorme diferença no passar do tempo. 

Quanto mais aportar, mais ganhará mesmo com uma rentabilidade média menor do que se não aportar todo mês. 

Isso acontece por causa do Poder dos Juros Compostos. Quanto maior o capital, maior o efeito dos juros no longo prazo. 

3- Ser paciente

No mundo dos investimentos, a paciência é essencial para conseguir melhores resultados.

Os grandes investidores de sucesso sabem que a riqueza sólida é algo a ser construído devagar.

Por isso, tem a disciplina para realizar aportes constantes e paciência para aguardar os resultados de suas decisões. 

Eles sabem que isso é um processo longo, mas que vale a pena.

Já os impacientes, por quererem ficar ricos rápido, acabam tomando decisões erradas, perdendo dinheiro e se afastando ainda mais da liberdade financeira.

4- Saber a diferença entre preço e valor

Uma ação com preço baixo não é necessariamente uma ação ruim, assim como uma ação com um preço alto não é necessariamente uma ação boa.

No mercado de ações, não se pode levar em consideração apenas o preço de uma ação, já que ele pode enganar.

Olhar apenas para o preço é um dos maiores erros dos investidores.

Assim, se as ações sobem ele fica louco para comprar, se as ações caem ele fica desesperado para vender. Seguir essa movimentação dos preços não faz nenhum sentido.

Não estou falando que os grandes investidores não olham para os preços.

Eles olham para identificar momentos de compra, mas sabem diferenciar preço de valor.

Os grandes investidores em ações focam sua atenção nos fundamentos das empresas e no seu valor intrínseco.

Eles olham para os indicadores, perspectivas e resultados de uma empresa para então definir o seu valor e descobrir se o seu preço atual é justo ou não.

A essência do Value Investing (investimento em valor) é  buscar por ações que estejam negociadas abaixo do seu valor justo e que, portanto, tenham chances maiores de valorização e ganhos futuros. 

Esses investidores sabem que o preço de uma ação é determinado no curto prazo, mas é o longo prazo que vai definir seu valor.

Portanto, se quiser ser um investidor de sucesso, não fique restrito às oscilações de curto prazo. Ao invés disso, foque nos fundamentos da empresa e identifique bons momentos para comprar as ações de valor com desconto.

5- Investir pensando no longo prazo

O quinto segredo dos grandes investidores de sucesso é o longo prazo.

Os mais bem sucedidos investidores do mundo investem com foco no longo prazo, utilizando da estratégia de análise fundamentalista para decidirem exatamente quando comprar e quando vender as ações.

Quando decidem comprar, permanecem com as ações por um longo períodos, anos e décadas. Só vendem quando os fundamentos mudaram e não as consideram mais como bons negócios.

Já o típico investidor de bolsa de valores é ganancioso e está sempre em busca de retornos rápidos de curto prazo.

Por acreditarem em promessas milagrosas de enriquecimento rápido, tentam adivinhar o mercado comprando e vendendo no mesmo dia, para quem sabe, lucrar alguma coisa.

Agir deste modo é a receita para o fracasso, já que no curto prazo o mercado é imprevisível.

O mundo dos investimentos não é loteria. Você não irá ficar rico da noite para o dia. 

Para ter sucesso nos investimentos, invista sempre pensando nos resultados de longo prazo. É isso que os grandes investidores de sucesso fazem.

Investir com foco no longo prazo é uma forma muito mais simples, segura e eficaz de construir patrimônio de forma consistente na bolsa de valores.

Portanto, tenha um plano e objetivos bem definidos, seja disciplinado para investir com constância, analise os fundamentos das empresas antes de tomar cada decisão, tenha paciência e foque no longo prazo que certamente os resultados virão.

Esses foram os 5 maiores segredos dos grandes investidores de sucesso, mas não pare por aí. Continue aprendendo e buscando alternativas para melhorar seus investimentos e alcançar a independência financeira.

Para saber como começar a investir do zero e ganhar dinheiro com ações, assista a aula online grátis e conheça os 7 princípios para ganhar de R$ 5 mil a R$ 20 mil por mês com dividendos.

Compartilhe essa publicação:

Introdução a
Bolsa de Valores

Partindo do zero até a compra da sua primeira ação

Assista à primeira aula gratuita

Outras Publicações

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência de navegação e a nossa plataforma. Ao utilizar os nossos serviços, você concorda com tais condições. Para mais informações, visite nossos Termos de Uso e Serviços.