Os maiores ganhos com small caps vem daqui

Os maiores ganhos com small caps vem daqui. Você está a poucos cliques de pegar essa grande valorização. Você já foi longe, não vai desistir agora, certo?
Eduardo Voglino

Eduardo Voglino

Sócio do GuiaInvest, especialista em ações e seguidor da filosofia de Value Investing.

Olá, investidor!

Um dos motivos mais comuns de fracasso é o hábito de desistir quando se ocorre uma derrota momentânea.

Retirei o trecho abaixo do livro

“Quem pensa enriquece” de Napoleon Hill:

“Um tio de R. U. Darby foi atingido pela ―febre do ouro, nos dias da corrida do ouro e lá se foi para o Oeste, para escavar e enriquecer. Nunca ouvira dizer que mais ouro fora extraído dos pensamentos dos homens do que jamais saíra da terra. Fez valer seus direitos e foi trabalhar de pá e picareta.

Após semanas de trabalho, foi recompensado pela descoberta do minério reluzente. Precisava de máquinas para trazer o minério para a superfície. Sem alarde, cobriu a mina, refez as pegadas que o levavam a sua casa, em Williamsburg, Maryland e contou aos parentes e a alguns vizinhos do ―achado. Reuniram dinheiro para as máquinas necessárias e mandaram-nas por navio.

O tio e Darby voltaram ao trabalho na mina.

O primeiro carro de minério foi extraído e enviado a uma fundição. O que voltou demonstrou que possuíam uma das mais ricas minas de Colorado! Com algumas cargas mais do minério, poderiam saldar as dívidas.

Depois viriam os enormes lucros.

As perfuratrizes penetraram na terra, enquanto aumentavam as esperanças de Darby e seu tio. Então, algo aconteceu. O pote de minério de ouro desapareceu! Tinham chegado ao fim do arco-íris e o pote de Ouro não mais estava lá.

Continuaram a perfurar, tentando, desesperadamente, encontrar o veio de novo – tudo em vão.

Finalmente, resolveram desistir.

Venderam a maquinaria a um negociante de ferro velho, por algumas centenas de dólares e levaram o trem de volta. O dono do ferro velho chamou um engenheiro de minas, para que examinasse a mina e fizesse uns cálculos.

O engenheiro concluiu que o projeto falhará porque os donos não estavam habituados às “linhas falhas”.

Seus cálculos mostraram que o poço seria encontrado a apenas um metro de onde os Darby tinham parado de perfurar! Foi exatamente onde o encontraram!

O homem do ferro velho retirou milhões de dólares em minério, da mina, porque foi suficientemente esperto para procurar o conselho de um perito, antes de desistir.”

Essa história ilustra muito bem a importância de não desistir cedo.

Mas qual a relação desse tema com ações Small Caps?

Bom, o fato de você não desistir cedo agrega um fator altamente relevante nos investimentos conhecido como tempo (duração dos fatos).

Quando um investidor compra uma ação Small Cap, ele tem como objetivo que esta empresa atualmente pequena, se torne um grande negócio que passe a valer bilhões.

Essa transformação não ocorre de forma rápida. Pode, inclusive, levar uma dúzia de anos…

Mas quando acontece, você pode se tornar um investidor financeiramente rico.

Veja 3 exemplos:

Vamos considerar como parâmetro de avaliação do crescimento o valor de mercado da empresa.

A Sanepar, em 2009, possuía um valor de mercado de, aproximadamente, 1 bilhão, e suas ações eram cotadas próximas de 1,22 reais. Hoje, seu valor de mercado está acima de 9 bilhões de reais, e suas ações sendo negociadas a 18 reais.

Valorização de mais de 1400%.

ALPA4

A Alpargatas em 2009 possuía um valor de mercado de, aproximadamente, 2 bilhões de reais, e suas ações eram cotadas próximas de 2,13 reais. Hoje, seu valor de mercado está acima de 18 bilhões de reais, e suas ações sendo negociadas a 31 reais.

Valorização de mais de 1300%.

EZTC3

A EZTEC em 2009 possuía um valor de mercado de, aproximadamente, 1 bilhão de reais, e suas ações eram cotadas próximas de 3,90 reais. Hoje seu valor de mercado está acima de 9 bilhões de reais e suas ações sendo negociadas a 43 reais.

Valorização de mais de 1000%.

Já imaginou se o investidor que comprou essas ações em 2009 tivesse optado por vender suas posições em 2015?

O investidor teria embolsado após 6 anos respectivamente: 268%, 321% e 253%.

Não são resultados ruins, entretanto se comparado aos resultados se tivesse permanecido mais alguns anos… A história muda.

O fato é que você às vezes você está muito perto de um grande resultado, mas simplesmente falha por desistir antes do tempo…

Lembre-se do caso citado acima: “Seus cálculos mostraram que o poço seria encontrado a apenas um metro de onde os Darby tinham parado de perfurar!“

Não falhe por desistir antes do tempo…

Você pode estar mais perto do que nunca. E sabe qual a boa notícia de hoje? O André disponibilizou um NOVO estudo, um método de 7 passos que aponta quais são as small caps mais quentes para 2020.

Recomendo que você anote esse passo a passo.

Forte abraço!

Eduardo Voglino atua no mercado financeiro desde 2007 e já assessorou diretamente centenas de pessoas quando teve seu próprio escritório vinculado à XP. É um entusiasta de buscar valor e assimetrias no mercado de ações. Escreve para o TheCap na coluna Fórmula Buffett.

Compartilhe essa publicação:

Introdução a
Bolsa de Valores

Partindo do zero até a compra da sua primeira ação

Assista à primeira aula gratuita

Outras Publicações