Por que você precisa pagar a si mesmo para conseguir ficar rico?

Equipe Guiainvest

Equipe Guiainvest

A conquista da liberdade financeira depende invariavelmente da realização contínua de investimentos. No mínimo, essa é a forma mais rápida e viável de se alcançar um patamar de vida realmente confortável e estável. O que muita gente não sabe é que para isso, é imprescindível pagar a si mesmo.

Quando se fala em ficar rico, muitas pessoas dizem que adorariam começar a investir. No entanto, uma boa parte delas não investe por causa da desorganização financeira. E, de fato, a bagunça nas finanças não combina com as oportunidades de acumular renda ao longo dos anos.

Para esclarecer esse tema, preparamos esse artigo. Aqui, você saberá o que é pagar a si mesmo e como manter esse hábito todo mês. Confira as dicas e comece o caminho rumo a sua liberdade financeira!

Pague a si mesmo antes de pagar aos outros.

O que significa pagar a si mesmo?

Para simplificar o entendimento da expressão “pagar a si mesmo”, é necessário enxergar o modo como você utiliza o seu dinheiro.

Independentemente da renda, é preciso definir que a reserva financeira e os investimentos serão mantidos todos os meses. Esta regularidade corresponde ao “pagar a si mesmo”. Por mais simples que pareça, o conceito pode transformar profundamente a sua realidade financeira.

Por que esse hábito é importante para ficar rico?

Se tratando de investimentos feitos de forma estratégica, os melhores resultados não advêm de aportes financeiros esporádicos. Quanto mais oscilante forem os investimentos, mais distante você ficará da rentabilidade. Ou seja: sem pagar a si mesmo mensalmente, você não investirá com regularidade.

Mas antes de investir, você deve aprender a poupar. A criação de uma reserva financeira é de extrema importância, pois ela será a base do montante aplicado mensalmente em investimentos. Em termos porcentuais, considere uma reserva financeira entre 10% e 15% da sua renda mensal.

Com essa quantia poupada todos os meses, o total do valor investido tende a se acumular com o passar do tempo. Afinal, a nova reserva mensal será somada à rentabilidade alcançada até aquele momento. Perceba que há um ciclo de constante renovação do capital acumulado.

Ao manter este ritmo em pleno equilíbrio, a riqueza será questão de tempo. Tempo que, obviamente, varia de acordo com o dinheiro investido e, essencialmente, com o tipo de investimento realizado.

Nesse último aspecto, é crucial estudar todas as possibilidades disponíveis no mercado. Para não errar na hora de investir, o segredo é seguir fontes confiáveis.

Como adquirir esse hábito?

Inicialmente, você precisa criar um fundo financeiro emergencial. Depois de 6 meses de reserva, a remuneração seguinte (o seu salário, por exemplo) já pode ser alocada para os investimentos.

O objetivo é transformar o processo em uma rotina e o hábito de guardar dinheiro envolve uma série de mudanças comportamentais. Em outras palavras, é necessário ter um controle mais rigoroso quanto aos gastos mensais. Tal disciplina é fundamental para que a sua reserva financeira e, consequentemente, os seus investimentos aumentem.

Ao notar os resultados positivos, fica mais fácil poupar. O vislumbre de um futuro próximo e tranquilo evidenciará que vale a pena pagar a si mesmo todos os meses — sem exceção. Nesse contexto, a paciência é uma das virtudes primárias de toda essa estratégia voltada à liberdade financeira.

Qual o valor mensal que deve ser investido?

O total a ser investido varia de acordo com as possibilidades do momento de cada pessoa. A estratégia em destaque só funciona se houver equilíbrio. Isso significa que o pagamento de todas as despesas deve se manter em dia.

O investimento só fará sentido se ele partir de uma sobra financeira. Em hipótese alguma, o dinheiro deve ser retirado de uma conta fixa, como a mensalidade de uma residência ou de um carro.

Feitas as contas, basta verificar qual é o montante realmente disponível para iniciar o hábito de pagar a si mesmo. Caso o valor inicial não seja tão empolgante, mantenha a calma e aumente o montante de forma gradual.

Esse marco inicial pode partir, por exemplo, de apenas 3% da sua renda atual. Lembre-se que esse índice subirá, desde que você consiga diminuir os gastos mensais. A lógica da estratégia consiste em destinar mais dinheiro para os investimentos. Se isso não for efetuado, o esforço será em vão.

Como uma plataforma de aprendizado pode ajudar a investir?

Felizmente, você não estará sozinho em nenhum momento dessa caminhada rumo a sua liberdade financeira. Quer uma dica infalível? Comece agora mesmo a frequentar uma plataforma de investimentos completa.

Quando falamos em plenitude, nos referimos a uma plataforma que proporcione uma dinâmica interativa entre diferentes experiências de investimentos. Ao entrar em contato com elas, você saberá quais são os melhores locais para colocar o seu dinheiro.

De nada vale priorizar você mesmo, se os investimentos forem ruins. Caso isso aconteça, o risco de sua reserva financeira se esvair é bem considerável. Obviamente, ninguém quer que isso aconteça.

Em uma plataforma de investimentos, você pode realizar treinamentos que o tornarão mais preparado para investir com segurança. Acredite: a alta rentabilidade pode caminhar tranquilamente ao lado de uma aplicação segura.

É normal se sentir inseguro na hora de selecionar um determinado ativo financeiro. Um dos objetivos de uma plataforma de investimentos é, justamente, explicar os detalhes associados a cada ativo. Assim, o processo de escolha se torna bem mais fluido e descomplicado. Lá, você perceberá que efetuar bons investimentos é mais simples do que parece.

Para isso, é necessário que você seja bem orientado. Um excelente exemplo é o mercado de ações. Diversas pessoas tem muito medo de investir na bolsa de valores devido ao risco das operações.Mas, e se você soubesse avaliar cada um dos papéis disponibilizados pelo mercado?

A plataforma de investimentos está aí para apresentar o melhor caminho. Além disso, ela fornece todas as ferramentas necessárias para que você se torne um investidor de sucesso. Então, o que você está esperando para começar a pagar a si mesmo?

Agora que você já está pronto para iniciar essa transformação da sua vida, compartilhe essa novidade com seus amigos e familiares nas suas redes sociais!

Um abraço e bons investimentos.

Outras Publicações

Leia Mais

Ebook - Bolsa de Valores para Leigos

Bolsa de Valores Para Leigos

André Fogaça

Nesse e-book você vai dar os seus primeiros passos no mundo dos investimentos e ficar por dentro de alguns detalhes importantes do mercado de ações. Você se sentirá seguro de conversar sobre investimento com qualquer pessoa depois de ler esse livro. Arrisco dizer ainda que você vai ficar louco para começar a investir. Uma boa leitura!

Sem tempo para ler? Assista nossas Palestras Online

Abrir conversa
1
Precisa de Ajuda?
Olá,
Podemos te ajudar?
Powered by