Petrobras (PETR4) e Vale do Rio Doce (VALE3), Por Que Elas São Tão Famosas na Bolsa?

Bastante conhecidas na B3, elas ocupam os primeiros lugares em volume de negociação e liquidez
Equipe Guiainvest

Equipe Guiainvest

As ações da Petrobras e da Vale do Rio Doce são responsáveis por grande parte do movimento financeiro do Ibovespa. No ano de 2018 os papéis dessas duas empresas foram os mais negociados na Bolsa brasileira. Somente as ações da Vale (VALE3) movimentaram R$ 882,5 milhões/dia.

Mas por que tanta procura?

A Petrobras e a Vale são as maiores e mais importantes empresas do Brasil e atarem investidores justamente por terem seu nome já consolidado no mercado.

Por serem muito procuradas, possuem bastante liquidez, ou seja, existe um forte interesse dos investidores em negociar essas ações.

Geralmente, quem começa a investir na Bolsa de Valores acaba optando por comprar ações de empresas mais conhecidas e sólidas que, teoricamente, oferecem menores riscos e um bom retorno. São as chamadas Blue Chips, ou ações “de primeira linha”.

Principais características das Blue Chips:

  • Alto valor de mercado
  • Forte geração de caixa
  • Crescimento constante
  • Boa relação com os acionistas
  • Boa governança corporativa
  • Grande volume de negociação

As Blue Chips são ações de grandes empresas, financeiramente estáveis e que, geralmente são líderes no seu campo de atuação.

Sendo assim, elas são tratadas como ações mais “seguras”, uma vez que são instituições que teoricamente apresentam poucos riscos de falência.

Não por acaso, elas atraem diversos investidores e frequentemente protagonizam recordes de negociações diárias na Bolsa. É o caso da Petrobras (PETR4) e da Vale (VALE3), por exemplo.

ação da Petrobras foi a ação mais negociada do ano passado, correspondendo 13,12% do total do mercado, seguida pela ação da Vale.

Somente as ações mais negociadas concentraram 35,25% do mercado e as 20 mais negociadas somam 59,88% do total negociado na bolsa de valores.

Principais Blue Chips brasileiras:

  • Petrobras (PETR4)
  • Vale (VALE3)
  • Itaú Unibanco (ITUB4)
  • Bradesco (BBDC4)
  • Banco do Brasil (BBAS3)
  • Ambev (ABEV3)

A importância das Blue Chips

As Blue Chips atraem muitos investidores por terem muita liquidez. Isso quer dizer que é possível comprá-las e vendê-las facilmente.

Pelo seu alto volume de negociações, essas ações também podem influenciar o rumo do mercado.

O Ibovespa, principal indicador da Bolsa de Valores do país, tem diversas dessas ações na composição de sua carteira.

Sendo assim, sempre que você ouve que o Ibovespa subiu ou caiu em um determinado dia, é provável que ações da Petrobras e da Vale, por exemplo, tenham algo a ver com essa movimentação.

A Petrobras e a Vale

A Petrobras, é uma empresa de capital aberto, cujo acionista majoritário é o Governo Federal.

Está presente nos segmentos de exploração, produção, refino, comercialização, transporte, petroquímica, distribuição de derivados, gás natural e biocombustíveis. Sendo responsável por grande parte da energia gerada no Brasil.

As ações da Petrobrás refletem muito o mercado brasileiro. Apesar de estar envolvida em escândalos de corrupção, má gestão, recessão, a Petrobras se reestruturou e voltou a ser a empresa mais valiosa do Brasil.

A Vale é uma das maiores mineradoras do mundo. Privada e de capital aberto, está presente em mais 30 países ao redor do mundo.

É também uma das empresas mais antigas da BM&FBovespa com seus papéis sempre entre os primeiros em volumes de compra e venda diários.

A recente tragédia em Brumadinho- MG fizeram as ações da Vale despencarem. Apesar da desvalorização, a Vale continua sendo uma grande e importante empresa para o Brasil.

Vale a pena investir?

As Blue Chips, como a Petrobras e a Vale, são grandes empresas e atraem investidores pela maior liquidez de suas ações, mas que isso não significa necessariamente que elas são boas empresas para investir.

A classificação de Blue Chips é especulativa. Ou seja, ela surge a partir de um consenso do mercado a partir do volume de negociações.

Escolher boas ações para investir vai muito além dela ser uma Blue Chip ou não.

Antes de investir é essencial fazer uma análise de ações.

Quer saber se uma empresa é boa para investir? Assista a palestra gratuita e descubra os segredos por trás do GI Stock Guide e conheça as ações que pagam os dividendos mais “gordos” do mercado e como é possível receber R$ 2.154 por mês de dividendos!

Outras Publicações

Leia Mais

Ebook - Bolsa de Valores para Leigos

Bolsa de Valores Para Leigos

André Fogaça

Nesse e-book você vai dar os seus primeiros passos no mundo dos investimentos e ficar por dentro de alguns detalhes importantes do mercado de ações. Você se sentirá seguro de conversar sobre investimento com qualquer pessoa depois de ler esse livro. Arrisco dizer ainda que você vai ficar louco para começar a investir. Uma boa leitura!

Sem tempo para ler? Assista nossas Palestras Online

Abrir conversa
1
Precisa de Ajuda?
Olá,
Podemos te ajudar?
Powered by