Quais Indicadores Fundamentalistas Olhar ao Avaliar uma Ação?

Confira os principais indicadores fundamentalistas para avaliar uma empresa e filtrar boas ações.
Equipe Guiainvest

Equipe Guiainvest

Apesar de não existir uma única maneira correta de se analisar uma ação, a forma mais confiável é através dos indicadores fundamentalistas.

A análise fundamentalista é utilizada pelos maiores investidores do mundo e avalia fatores que afetam o negócio de uma empresa.

Sua intenção é medir o valor da empresa e suas perspectivas futuras, bem como identificar oportunidades.

Para entender o que está acontecendo com uma empresa, você deve avaliar os resultados da empresa, dados econômicos, indicadores do mercado financeiro, entre outros.

Mas como avaliar uma ação de forma simples e segura?

A análise fundamentalista se utiliza de diversos indicadores financeiros que podem levar o investidor a tomar as melhores decisões de investimento.

Para facilitar a sua vida, vamos falar aqui sobre os 4 indicadores fundamentalistas principais que você deve levar em consideração na hora de analisar uma ação.

Preço / Lucro (P/L)

O indicador P/L, também conhecido como Preço Sobre Resultado – PSR, é um dos indicadores fundamentalistas mais amplamente conhecidos e utilizados no mercado de ações.

Ele permite comparar o preço de uma ação e determinar se ela está mais “cara” ou mais “barata”.

O P/L nada mais é do que o preço atual da ação, dividido pelo lucro por ação nos últimos 12 meses.

P/L = Cotação da Ação / Lucro Por Ação

Sendo que: Lucro por ação (LPA) = lucro total / número de ações emitidas pela empresa

Desse modo, quanto menor o P/L de uma empresa, mais atrativas estão suas ações. Já, quanto maior o P/L, mais cara estão as ações.

Em outras palavras, esse indicador mostra quanto os investidores estão dispostos a pagar por cada R$ 1 de lucro que a empresa tiver.

Embora esse indicador seja eficiente para comparar empresas do mesmo setor, ele não funciona muito bem com empresas de setores diferentes. Isso porque ele não leva em consideração o potencial de crescimento da empresa.

Preço/Valor Patrimonial (P/VP)

O índice P/VP compara o valor de mercado da empresa (valor da ação x número de ações) com o seu valor contábil (ativos – passivos).

P/VPA = Cotação da Ação / Valor Ativo Tangível (por ação)

De forma geral, quanto mais baixa estiver o P/VPA, mais barata está a empresa.

Para simplificar, enquanto que o P/L mostra quanto os investidores estão pagando por cada real de lucro, esse indicador mostra quanto os investidores estão pagando por cada real dos ativos da empresa.

Dívida bruta/Patrimônio líquido da empresa

Esse indicador fundamentalista mede o nível de endividamento da empresa e é calculado pela divisão da dívida total da empresa por seu patrimônio líquido.

Na dívida bruta total são considerados todos os empréstimos, financiamentos e debêntures de curto e longo prazo, ou seja, tudo o que a empresa tem de dívidas.

Já o valor do patrimônio líquido é quanto que a empresa possui de valor aportado por seus acionistas.

Embora o nível de endividamento varie bastante conforme o segmento da empresa, é sempre bom tomar cuidado com empresas que possuem um alto endividamento. Principalmente se o setor está passando por momentos ruins.

Esse indicador não é válido para comparar empresas de diferentes setores. Uma vez que alguns setores são mais dependentes de financiamentos do que outros.

ROE – Retorno sobre patrimônio líquido

O ROE, também conhecido como Return on Equity, é útil para medir a lucratividade de diferentes companhias do mesmo setor. Ele mostra a porcentagem de retorno que a empresa está dando sobre o dinheiro de seus acionistas.

ROE = Lucro Líquido / Capital Social

Dessa forma, esse indicador mostra quanto que a companhia gerou para cada real investido por seus acionistas.

É comum encontrar um ROE alto para companhias em crescimento, enquanto que companhias mais estáveis possuem um ROE menor. No entanto, o ROE é uma representação clara de como a empresa está remunerando seus acionistas.

 

Agora que você já sabe quais os principais indicadores fundamentalistas que você deve avaliar, está esperando o que para ganhar dinheiro com o mercado de ações?

Conheça as ações que pagam os dividendos mais “gordos” do mercado.

Assista nossa Masterclass e conheça os segredos por trás do GI Stock Guide, e descubra como é possível receber R$ 2.154 por mês de dividendos.

 

 

Outras Publicações

Leia Mais

Ebook - Bolsa de Valores para Leigos

Bolsa de Valores Para Leigos

André Fogaça

Nesse e-book você vai dar os seus primeiros passos no mundo dos investimentos e ficar por dentro de alguns detalhes importantes do mercado de ações. Você se sentirá seguro de conversar sobre investimento com qualquer pessoa depois de ler esse livro. Arrisco dizer ainda que você vai ficar louco para começar a investir. Uma boa leitura!

Sem tempo para ler? Assista nossas Palestras Online

Abrir conversa
1
Precisa de Ajuda?
Olá,
Podemos te ajudar?
Powered by