Siga o seu próprio caminho ou…

Andre Fogaca

Andre Fogaca

Sócio-fundador do GuiaInvest e formado em Administração e pós-graduado em Economia pela UFRGS.

Aprenda com Rockefeller

Numa manhã de outubro de 1929, o bilionário John Rockefeller, empresário do ramo de petróleo, encontrou seu engraxate como fazia costumeiramente.

Enquanto fazia seu trabalho, o garoto olhou para Rockefeller e fez o seguinte comentário:

“Senhor, ouvi falar de alguns papéis que irão subir bastante nos próximos dias”.

Em estado reflexivo, Rockefeller levantou-se, pagou o garoto, agradeceu-lhe e ao voltar ao seu escritório, mandou vender boa parte de suas ações na Bolsa de Valores de Nova York.

A justificativa para tal atitude foi simples e direta:

“Se até o garoto que lustra meus sapatos está sabendo tudo sobre o mercado de ações, então é por que algo muito errado deve estar acontecendo”.

Após uma semana, no dia 24 de outubro, a Bolsa de Nova York iniciava a mais traumática queda de sua história. Era o estopim da terrível crise de 29, levando milhares de pessoas à falência.

Investidores de todos os tipos perderam muito dinheiro de forma rápida e sem aviso.

Sabe-se que é bastante provável que a história de Rockefeller seja lenda, mas ela ilustra de forma categórica as consequências do efeito manada para aqueles que são persuadidos a seguir a multidão sem critérios.

É sobre isso que quero falar com você hoje.

Imagina que você está de férias visitando uma cidade que não conhece.

Você está caminhando no centro da cidade e decide procurar um café.

E aí você se depara com a seguinte situação: de um lado da esquina há um café com apenas duas pessoas e do outro lado há outro café com uma grande quantidade de clientes.

Diante desta situação eu te pergunto: qual café você escolhe? Provavelmente você irá escolher aquele com mais pessoas.

Sabe por quê?

Simplesmente por que nós humanos estamos automaticamente procurando pistas de como agir ao observar como os outros estão agindo.

Isso se chama prova social. Se aquele café está cheio é porque aquelas pessoas devem saber qual é a melhor opção de café. Tantas pessoas não podem estar todas erradas ao mesmo tempo.

E o mais incrível é que isso acontece em diversos aspectos de nossas vidas, o tempo inteiro.

Na bolsa de valores isso é ainda mais nítido, mas também perigoso, podendo levar a grandes prejuízos. Em geral, somos fortemente influenciados pela opinião das outras pessoas.

E na tomada de decisão de investimento isso não é diferente, pois é uma forma comum de simplificar o processo decisório.

Cometer um grave erro de avaliação junto com outras pessoas tem um significado distinto de auferir o mesmo erro sozinho.

Agir em conformidade com o restante das pessoas gera uma sensação de conforto e segurança.

Adotar um comportamento em que indivíduos com as mesmas percepções executam ações similares gera um efeito cascata, que no mercado financeiro é conhecido como efeito manada.

Portanto, fique atento aos momentos em que o mercado de ações parece agir prevalecendo mais o lado emocional do que racional.

Pode ser um típico efeito manada acontecendo diante dos seus olhos.

E nestes momentos, a recomendação é tomar muito cuidado com suas decisões, pois você pode estar sendo influenciado, sem perceber, pelo comportamento irracional de outros investidores.

As bolhas especulativas são os mais típicos casos de efeito manada no mercado de ações.

Essas bolhas de alta ocorrem quando os investidores estão comprando ações enquanto todos os outros também estão, neste caso, ambos influenciados pelo efeito manada, que nada mais é do uma reação que se retro-alimenta até estourar a chamada bolha.

A verdade é que seguir a maioria o tempo inteiro só vai levar você a alcançar retornos medíocres no melhor dos casos. O único jeito de ter um retorno destacado da maioria é fazer coisas diferentes da maioria.

Por isso deixo aqui um recado importante para você que me acompanha.

Aprenda a investir seu próprio dinheiro e nunca dependa de terceiros. Não é tão complicado quanto parece.

E estou aqui para lhe ajudar.

Verdade seja dita: quem já conquistou a verdadeira liberdade financeira não seguiu a maioria.

Um ótimo final de semana para você!

Um abraço,
André Fogaça

P.S. Recentemente finalizei um estudo que apontou uma lista de ações small caps com potencial de subir 1.247% (ou mais) com a aprovação da Reforma da Previdência

Veja agora o estudo e tire suas próprias conclusões.

Um abraço

Outras Publicações

Leia Mais

Ebook - Bolsa de Valores para Leigos

Bolsa de Valores Para Leigos

André Fogaça

Nesse e-book você vai dar os seus primeiros passos no mundo dos investimentos e ficar por dentro de alguns detalhes importantes do mercado de ações. Você se sentirá seguro de conversar sobre investimento com qualquer pessoa depois de ler esse livro. Arrisco dizer ainda que você vai ficar louco para começar a investir. Uma boa leitura!

Sem tempo para ler? Assista nossas Palestras Online

Abrir conversa
1
Precisa de Ajuda?
Olá,
Podemos te ajudar?
Powered by