Tesouro Direto Ainda Vale a Pena?

O Tesouro Direto vem sendo considerado uma boa opção de investimento. Mas com a manutenção da taxa de juros baixa, será que ainda vale a pena?
Equipe Guiainvest

Equipe Guiainvest

Rentável e seguro, o Tesouro Direto atrai cada vez mais investidores. Só nos dois primeiros meses de 2019, foram mais 110 mil novos aplicadores ativos em um programa que conta com mais de 3,3 milhões de investidores cadastrados.

O Tesouro Direto é um investimento de renda fixa que oferece vantagens em termos de rentabilidade e diferentes opções por parte dos tipos de títulos existentes.

Durante os anos em que a Selic estava nas alturas, o Tesouro Direto viveu lucrativos anos.

Porém, o cenário atual é do juro básico da economia em sua menor taxa histórica, com Selic de 6,5% e sem perspectiva de grandes mudanças. Isso é ótimo para a economia do país, mas, e para os investidores de renda fixa?

Será o fim da “era de ouro” do Tesouro Direto?

O cenário econômico atual

Qual o melhor investimento para esse ano? Nesse novo cenário, de expansão econômica e manutenção da baixa taxa de juros, as aplicações de renda fixa tendem a perder rendimento. Isso acontece, uma vez que a renda fixa costuma acompanhar a SELIC e o CDI.

Sendo assim, o investidor que quer um retorno melhor terá que aceitar mais risco e diversificar seus investimentos se quiser ganhar dinheiro em 2019.

Então o Tesouro Direto não vale mais a pena?

Depende.

Mesmo com o cenário atual, os títulos públicos ainda apresentam boas vantagens, principalmente em comparação com produtos similares. Dessa forma, deve estar presente em uma carteira diversificada.

A rentabilidade do Tesouro Direto varia de acordo com o título, que pode ser atrelado à inflação, prefixado ou indexado à Selic.

Quando comparado com a poupança, os títulos públicos renderam 32% mais do que a poupança nos últimos três anos.

Portanto, ainda existem possibilidades vantajosas para fazer o seu dinheiro render. Enquanto que na poupança, existe o risco do seu rendimento ser corroído pela inflação.

O melhor título público

O Tesouro Direto oferece diversos tipos de títulos e a melhor escolha dependerá de como o cenário econômico que se apresenta.

Existem títulos que se caracterizam como melhores ou piores de acordo com a baixa ou alta taxa de juros, por exemplo.

O chamado Tesouro Selic, é um título pós-fixado atrelado à taxa de juros básica da economia, a Selic.

Até 2016, houve um forte aumento desse índice, o que tornava o Tesouro Selic o melhor investimento para quando a taxa de juros estava alta.

Atualmente, a Selic teve baixas significativas e não tem perspectivas de aumentar.

Sendo assim, o Tesouro Selic não é um considerado um bom investimento atualmente.

O Tesouro IPCA, por sua vez, evolui de acordo com a inflação e favorece investidores de longo prazo. Assim, você garante seu poder de compra, independentemente do que acontecer com a economia do país, porém, o rendimento sofre com grandes oscilações.

No caso dos títulos prefixados, a taxa de rendimento é definida no ato da compra. Assim, o investidor sabe exatamente o quanto receberá no fim da aplicação.

Como não são atrelados à taxa Selic, a manutenção dessa taxa em patamares baixos não influencia no rendimento.

Hoje, a melhor opção de investimento em títulos do Tesouro Nacional é o Título Prefixado.

Aproveite o cenário atual

Mesmo com a manutenção da taxa Selic em patamares baixos, ainda existem boas opções de renda fixa. O segredo é sair dos produtos atrelados ao CDI, que acompanha a taxa de juros Selic e investir em produtos prefixados.

O Tesouro Direto é a porta de entrada para outros investimentos.

O cenário atual é propício para investimentos de renda variável, que são bem mais rentáveis.

Não sabe por onde começar? Então veja no nosso webinario Os Três Passos para a Liberdade Financeira como construir um caminho simples para você realizar seus sonhos investindo apenas R$ 100 por mês.

Outras Publicações

Leia Mais

Bolsa de Valores Para Leigos

André Fogaça

Nesse e-book você vai dar os seus primeiros passos no mundo dos investimentos e ficar por dentro de alguns detalhes importantes do mercado de ações. Você se sentirá seguro de conversar sobre investimento com qualquer pessoa depois de ler esse livro. Arrisco dizer ainda que você vai ficar louco para começar a investir. Uma boa leitura!

Sem tempo para ler? Assista nossas Palestras Online

Abrir conversa
1
Precisa de Ajuda?
Olá,
Podemos te ajudar?
Powered by