Valor do Dólar: tudo que você precisa saber

Equipe Guiainvest

Equipe Guiainvest

valor do dolar guiainvest

O valor atual do dólar é uma informação importante para aqueles que estão interessados em investir ou comprar para uma viagem. 

Mas, além da taxa de câmbio, o que mais você precisa saber sobre o valor do dólar para agir como um expert na hora de comprar e vender com a moeda americana?

O que é a taxa de câmbio

A taxa de câmbio é a informação mostrada para qualquer pessoa que pesquise ‘Valor do dólar’ ou ‘Preço do dólar’ na internet. E como a maioria das coisas no universo financeiro, ela é um número.

Mas não fique espantado, a taxa de câmbio foi criada para ser entendida, e usada.

De modo simples, a taxa de câmbio é o preço de uma moeda, dada em outra. No nosso caso, é o preço do dólar dado em reais, ou seja, quantos reais você precisa para comprar um dólar.

Apenas um exemplo. Imagine que você pesquise hoje no Google: “Valor do dólar” e ele lhe informe que ‘1 dólar americano está igual a 3,75 reais brasileiros’.

Assim, a taxa de câmbio é exatamente o que você está pensando! São necessários 3 reais e 75 centavos (R$3,75) para comprar um dólar.

Por que o preço do dólar varia

Como você deve ter notado, nosso exemplo de 1 dólar ser igual a 3,75 reais é fictício e, muito provavelmente, diferente do valor do dólar hoje. Isso acontece por que a taxa de câmbio muda constantemente.

Antes de continuarmos, quem sabe dar uma olhada na cotação do dólar hoje, em tempo real?

Aqui neste artigo, mais precisamente no widget abaixo, você sempre encontrará a cotação atual em tempo real. Se quiser, pode salvar este link nos seus favoritos para consultar sempre.

Agora que você já viu a cotação de hoje, vamos continuar…

Esse ‘sobe e desce’ do dólar acontece por alguns motivos, mas o principal deles é a lei da oferta e da procura. Você já deve ter ouvido falar dela.

A lei da oferta e da procura determina o preço das mercadorias. A lógica é simples: quanto mais mercadoria há, menor é o seu preço. E o contrário também se aplica, quanto menos mercadoria existe no mercado, mais alto é o seu preço.

Podemos ver essa lei em ação quando, por exemplo, a colheita de melão cresce, e o preço do melão cai. Ou, quando um item produz pouco e o preço vai “lá pra cima”.

Pois é. Essa mesma lei também se aplica ao dólar, como se ele fosse uma mercadoria. Existem certas situações que resultam em mais dólares entrando no nosso país.

Algumas delas são: o crescimento da exportação, o aumento do turismo e a expansão dos investimentos aqui.

Quando estrangeiros compram produtos brasileiros, eles geralmente pagam em dólar. Já os turistas precisam trocar seus dólares por reais nas casas de câmbio para bancarem suas atividades por aqui.

Além disso, também existem situações que resultam em mais dólares saindo do Brasil. Por exemplo, o aumento da importação faz com que mais empresários paguem, em dólar, produtos estrangeiros.

Nesses dois casos o preço do dólar é afetado, e muda. Pela lei da oferta e da procura, quanto mais dólares o Brasil possuir, menor será o preço dessa moeda. E quanto menos dólares nós reunirmos, maior será o preço da moeda americana.

Por outro lado, você sabia que existem diferentes preços, ou cotações, para o preço do dólar, cada uma para uma função escolhida? Veja a seguir quais são as 4 principais cotações do dólar e não se perca na hora de comprar.

As diferentes cotações do dólar

valor do dólar guiainvest

Ali em cima você viu a cotação do dólar hoje. Mas você sabia que essa não é a cotação que pessoas normais como eu e você usam para suas operações de compra e venda?

Então fique atento e descubra qual cotação é a certa para você!

Dólar comercial

Essa cotação que você viu acima é chamada de cotação comercial, e é usada por empresas e bancos para que fazem operações no mercado de câmbio.

Como seu próprio nome já diz, essa cotação se baseia na atividade comercial. Por isso, esse dólar varia de acordo com as inúmeras movimentações financeiras que ocorrem todo dia.

Como já falamos aqui, essa cotação do dólar comercial é usada em operações no mercado de câmbio, como: exportações, importações, transferências financeiras, e por aí vai.

Assim, se você não é uma instituição financeira ou uma empresa, nem realiza essas operações, fique de olho no próximo tipo de cotação.

Dólar turismo

O dólar turismo, como o nome diz, é preço de dólar usado em casas de câmbio, para passagens aéreas e outras despesas relacionadas à viagens fora do Brasil.

Mas, se você não planeja viajar para o exterior, por que deveria ficar atento ao dólar turismo? A resposta é simples!

Porque essa cotação também é utilizada para as pessoas que fazem compras fora do Brasil, como, por exemplo, compras em sites estrangeiros.

Além disso, o preço mais alto do dólar turismo, em comparação ao dólar comercial, tem a ver com os custos administrativos e financeiros.

Pegue como exemplo uma casa de câmbio. Para que ela funcione, é necessário que: os funcionários estejam presentes, que os dólares já tenham sido transportados e estejam disponíveis, entre outras coisas.

Esses são os custos. Além desses custos, também estão incluídos as taxas das corretoras e os lucros das casas de câmbio no preço do dólar comercial.

Dólar PTAX

Além das duas cotações principais que já vimos ㅡ o dólar comercial e o dólar turismo ㅡ há também no mercado uma cotação chamada Dólar PTAX.

Da mesma forma que as outras cotações, o dólar PTAX também varia muito. No entanto, essa variação é diária.

Isso quer dizer que existe apenas um valor para o dólar PTAX hoje, durante todo o dia, e que só amanhã esse preço vai mudar. Bem excêntrico, não acha?

Para entender melhor, o dólar PTAX é uma média de todas as cotações usadas durante o dia.

O Banco Central (BC) é o órgão responsável pelo controle da inflação aqui no Brasil. Ele coleta, com o auxílio de outras instituições, todas as cotações usadas pelo mercado durante alguns períodos do dia.

Em seguida, o BC calcula, com esses dados, uma média aritmética de todas as cotações e encontra o valor do dólar PTAX.

Dólar paralelo

Você já deve ter notado que essas cotações – dólar comercial, dólar turismo e dólar PTAX – já servem para todas as operações envolvendo a moeda americana. Então, o que é esse tal  de dólar paralelo?

O dólar paralelo, em meios simples, é o dólar negociado fora das instituições financeiras. Por não ser autorizado pelo Banco Central, a venda do dólar paralelo não apresenta nenhuma garantia, e é considerada ilegal.

Atualmente a falsificação do dólar é comum. Por isso, se você está procurando maneiras alternativas de comprar dólares, nossa dica é: tome muito cuidado com o dólar paralelo.

O dólar na fatura do cartão

Na prática, muitas pessoas usam o cartão de crédito para comprar produtos no exterior, utilizando o dólar como moeda.

O que muitas não sabem é que o preço do dólar praticado nas faturas de cartão de crédito, muitas vezes não é nem o do dólar comercial nem o do dólar turismo.

O preço do dólar praticado nas faturas é calculado por cada banco, e ele geralmente está entre o preço do dólar comercial e o do dólar turismo.

Por exemplo, veja o preço da fatura de um cartão de crédito Nubank. A própria empresa estipula uma taxa de lucro, chamada de spread, e nos informa o preço do dólar.

Assim, fique atento às condições do seu banco sempre que for fazer compras lá fora.

Ficou claro pra você?

Nesse artigo, vimos alguns termos do mundo financeiro, como: taxa de câmbio, cotação, casas de câmbio, entre outros. Vimos também os principais motivos da constante variação do dólar.

Mas atenção: por ter tanta volatilidade, nós não recomendamos que você utilize o Dólar como um investimento, e sim, apenas um facilitador para as suas viagens internacionais.

E para fazer mais viagens, você precisará de mais dinheiro.

Se é isso que você procura, dê uma olhada na nossa Masterclass Gratuita: “Dobre sua renda com dividendos”.

Nela o André ensina como investir em ações de boas empresas, eliminando o risco, e mesmo que você seja leigo no assunto.

Basta escolher um dia, um horário e esperar pela transmissão. Inscreva-se gratuitamente.

Esperamos que você tenha gostado do post e até a próxima!

Outras Publicações

Leia Mais

Ebook - Bolsa de Valores para Leigos

Bolsa de Valores Para Leigos

André Fogaça

Nesse e-book você vai dar os seus primeiros passos no mundo dos investimentos e ficar por dentro de alguns detalhes importantes do mercado de ações. Você se sentirá seguro de conversar sobre investimento com qualquer pessoa depois de ler esse livro. Arrisco dizer ainda que você vai ficar louco para começar a investir. Uma boa leitura!

Sem tempo para ler? Assista nossas Palestras Online

Abrir conversa
1
Precisa de Ajuda?
Olá,
Podemos te ajudar?
Powered by