Você tem olhos na nuca?

Eduardo Voglino

Eduardo Voglino

Sócio do GuiaInvest, especialista em ações e seguidor da filosofia de Value Investing.

Olá amigo Investidor,
Tudo bem?

Estava aqui lembrando de um dia específico em que estava voltando da escola…há cerca de 18 anos atrás.

Havia saído mais cedo aquele dia e no caminho até minha casa, me esbarrei com um grupo de pessoas aterrorizadas olhando para uma televisão (naquela época de “tubo”) em frente a uma loja.

Curioso de nascença, parei para ver o que estava acontecendo e no exato momento em que virei em direção a televisão, enxerguei um “grande” prédio desmoronando ….11 de Setembro de 2001…dia traumaticamente inesquecível.

Respeitosamente descolando da ótica do sofrimento psicológico causado no mundo e direcionando ao assunto foco deste e-mail, a bolsa de valores neste dia cai 9,17%.

Existe como prever um fato desta magnitude? Com exceções dos próprios terroristas, creio que ninguém mais previa algo assim.

O grande mestre Nassim Taleb deixa claro em sua visão que os eventos só se tornam compreensíveis após o ocorrido. “Falácia narrativa” é o que sofremos diz Taleb, criamos uma narrativa que explica e nos ajuda a encontrar – falsamente – uma causa específica.

Só entendemos os fatos de forma retrospectiva, jamais prospectiva – Sempre olhando para trás, nunca para frente – simplesmente porque os acontecimentos não podem ser previstos.
Justificando o título do e-mail, enxergamos apenas o que já passou…

“Sabemos da teoria do caos que, mesmo se você tivesse um modelo perfeito do mundo, você ainda assim necessitaria de uma precisão infinita para prever eventos futuros. Para fenômenos sociopolíticos ou econômicos, isso é absolutamente impossível”…reforça esta ideia com a elegância de sempre Nassim Taleb.

Então o que nós meros mortais poderemos fazer para evitar uma trágica quebra financeira nos “acontecimentos imprevisíveis”?

Escolher se tornar sócio de empresas SÓLIDAS, que irão sobreviver às situações mais conturbadas e imprevistas que acontecerão (e irão acontecer!).

Naturalmente ações que distribuem dividendos são excelentes empresas (exceções existem), pois se possuem capacidade de caixa para distribuir parte dos lucros, significa que se encontram em situação de “certo” conforto no segmento em que estão inseridas.

E para ajudar você a descobrir quais são essas empresas, irei disponibilizar o link para nossa Masterclass Dobre sua Renda com Dividendos.

Se prepare para conhecer as empresas que irão atravessar “acontecimentos imprevisíveis” mantendo sua saúde financeira.

Eduardo Voglino

Outras Publicações

Leia Mais

Ebook - Bolsa de Valores para Leigos

Bolsa de Valores Para Leigos

André Fogaça

Nesse e-book você vai dar os seus primeiros passos no mundo dos investimentos e ficar por dentro de alguns detalhes importantes do mercado de ações. Você se sentirá seguro de conversar sobre investimento com qualquer pessoa depois de ler esse livro. Arrisco dizer ainda que você vai ficar louco para começar a investir. Uma boa leitura!

Sem tempo para ler? Assista nossas Palestras Online

Abrir conversa
1
Precisa de Ajuda?
Olá,
Podemos te ajudar?
Powered by