Mesmo sendo uma solução para eliminar o conflito de interesses, existem certos cuidados ao contratar uma consultoria de investimentos para que ela, de fato, atenda suas expectativas e necessidades.
→ Quer Investir Melhor? Receba um Plano de Investimentos Gratuito.
Contar com um consultor especializado ao seu lado pode ser uma ótima solução para melhorar o resultado da carteira, dar um novo rumo à sua vida financeira e proporcionar mais qualidade de vida para a família.
Mas, é preciso estar atento para contratar a melhor consultoria de investimentos.
Embora esse modelo seja algo relativamente novo no Brasil, vemos cada vez mais pessoas aderindo e profissionais mudando para o serviço de consultoria conforme tomam conhecimento que ele existe.
Como em todos os setores, sabemos que existem bons e maus profissionais onde quer que você esteja.
Por isso, é preciso alguns cuidados ao contratar uma consultoria de investimentos para não trocar o atendimento ruim do assessor por um consultor não qualificado.
A consultoria de valores mobiliários é uma atividade privativa que pode ser ofertada por empresas de consultoria, consultorias online, consultores independentes, bancos, corretoras ou casas independentes autorizadas pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM).
No entanto, a forma de consultoria de investimentos não é a mesma e pode ter qualidades diferentes.
O melhor para o investidor é optar por uma consultoria independente, ou seja, que não esteja vinculada a nenhuma grande instituição financeira.
Dessa forma, o profissional não fica de mãos atadas de só fazer seu trabalho através de uma única instituição.
Você também terá certeza que o atendimento será 100% livre de conflitos de interesses, pois o consultor não receberá comissões sobre indicação de produtos financeiros.
Por lei, o consultor de investimentos deve orientar, recomendar e aconselhar, de forma profissional, independente e individualizada, respeitando os interesses do investidor.
Para acessar um bom consultor de investimentos, fique atento a esses oito cuidados ao contratar uma consultoria de investimentos.
→ Quer Investir Melhor? Receba um Plano de Investimentos Gratuito.
Cuidados antes de contratar uma consultoria de investimentos
Antes de fechar o contrato com a primeira consultoria de investimentos que ver pela frente, é preciso alguns cuidados para verificar se a empresa ou consultor está habilitado para prestar esse serviço.
Analise também sua reputação, histórico, tempo de mercado, qualificações, tempo de contrato, valores, forma de atendimento e possíveis diferenciais.
Os cuidados mais importantes antes de contratar uma consultoria de investimentos são:
1- Registro na CVM
A consultoria de investimentos é uma atividade regulamentada inicialmente pela Instrução CVM nº 592, de 17 de novembro de 2017, e posteriormente revogada pela Resolução CVM nº 19, de 25 de fevereiro de 2021, que dispõe sobre a atividade de consultoria de valores mobiliários.
Portanto, para atuar como consultora de investimentos, tanto a empresa, quanto o consultor, precisam estar devidamente registrados na Comissão de Valores Mobiliários (CVM).
Isso demonstra que o profissional ou empresa tem toda a documentação e certificação requerida para um serviço de qualidade.
Para se certificar do registro da CVM, consulte os dados cadastrais na CVM, informando o CPF/CNPJ ou razão social.
→ Quer Investir Melhor? Receba um Plano de Investimentos Gratuito.
- Requisitos pessoa física
O reconhecimento junto à CVM do consultor de investimentos (pessoa física) precisa atender a alguns requisitos como:
I – ser graduado em curso superior ou equivalente, em instituição reconhecida oficialmente no país ou no exterior;
Ou ter comprovada experiência profissional de, no mínimo, 7 (sete) anos em atividades diretamente relacionadas à consultoria de valores mobiliários, gestão de recursos de terceiros ou análise de valores mobiliários;
Ou elevada qualificação em área de conhecimento que o habilite para o exercício da atividade de consultoria de valores mobiliários.
II – ter sido aprovado em exame de certificação;
III – ter reputação idônea;
IV – não estar inabilitado ou suspenso para o exercício;
V – não ter sido condenado por crime falimentar, prevaricação, suborno, concussão, peculato, “lavagem” de dinheiro ou ocultação de bens, direitos e valores, contra a economia popular, a ordem econômica, as relações de consumo, a fé pública ou a propriedade pública, o sistema financeiro nacional;
- Requisitos pessoa jurídica
O reconhecimento junto à CVM do consultor de investimentos (pessoa jurídica) precisa atender a alguns requisitos como:
I – ter em seu objeto social o exercício de consultoria de valores mobiliários e estar regularmente constituído e registrado no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas – CNPJ;
II – atribuir a responsabilidade pela atividade de consultoria de valores mobiliários a um diretor estatutário, o qual deve estar autorizado pela CVM, no caso de consultores domiciliados no Brasil, como consultor de valores mobiliários pessoa natural;
III – atribuir a responsabilidade pela implementação e cumprimento de regras, procedimentos e controles internos e das normas estabelecidas por esta Resolução a um diretor estatutário;
IV – seus sócios controladores diretos ou indiretos devem atender aos requisitos previstos pelos incisos III a VII do art. 3º de pessoa física;
V – constituir e manter recursos humanos e computacionais adequados ao porte e à área de atuação da pessoa jurídica;
VI – comprovar a sua aptidão para o exercício da atividade.
→ Quer Investir Melhor? Receba um Plano de Investimentos Gratuito.
2- Certificação
Para receber o registro na CVM para atuar como o serviço de consultoria de investimentos, são aceitas as seguintes certificações cuja metodologia e conteúdo tenham sido previamente aprovados pela autarquia:
I – módulo CGA do programa de Certificação de Gestores da ANBIMA organizado pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais;
II – certificação de especialista em investimentos ANBIMA – CEA organizado pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais;
III – certificação nacional do profissional de investimento da APIMEC – CNPI, organizado pela Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais;
IV – level III do programa de certificação chartered financial analyst – CFA organizado pelo CFA Institute;
V – exam 1 e exam 2 do final level do programa de certificação internacional para profissionais de investimentos organizado por quaisquer dos membros da ACIIA – Association of Certified International Investment Analysts; e
VI – certified financial planner – CFP organizado pela Planejar – Associação Brasileira de Planejadores Financeiros.
Por mais que todos os exames de certificação acima sejam reconhecidos pela CVM para fins de atuar como consultor de investimentos, existem certificações mais reconhecidas, como é o caso da CFP.
Um consultor de excelência possui o selo CFP (Certified Financial Planner) certificando que aquele profissional é competente em tudo que é necessário para fazer um planejamento financeiro e uma boa alocação de recursos.
Para verificar se o consultor escolhido tem a certificação, entre no site da Planejar, a entidade certificadora CFP no Brasil, vá em “busque um profissional CFP” e procure por nome ou especialidade.
→ Quer Investir Melhor? Receba um Plano de Investimentos Gratuito.
3- Histórico da empresa de consultoria / consultor
Depois de verificar os registros e certificações, verifique também o histórico da empresa de consultoria de investimentos e de seus profissionais.
Veja qual é a sua experiência, tempo de mercado, nível de satisfação de clientes anteriores.
Nada melhor do que consultar o histórico para se certificar que de estar lidando com uma empresa sólida e experiente, com bons resultados e consultores qualificados.
4- Atendimento
Ao escolher uma consultoria de investimentos, verifique o tipo de atendimento que ela presta, qual a frequência de contato com o cliente, se o consultor estará disponível para te atender sempre que precisar.
As consultorias podem acontecer com reuniões presenciais ou por meio de um atendimento remoto e online. Esse último, permite você ser atendido com qualidade independente de onde você esteja. Para isso basta ter acesso a internet.
5- Forma de remuneração e valores
E por fim, o último cuidado antes de contratar uma consultoria de investimentos é importante saber qual é a forma de remuneração aplicada.
Diferente dos assessores de investimentos, os consultores não devem receber rebate de produtos que indicam.
Ele deve ser remunerado diretamente pelo cliente, evitando qualquer conflito de interesse.
Geralmente as consultorias precificam seu trabalho por hora de trabalho, percentual sobre o resultado ou percentual sobre o total do seu patrimônio.
Recomendo o modelo de percentual sobre o seu patrimônio. Assim, fica claro que o interesse é fazer seu patrimônio se valorizar, mas com segurança.
→ Quer Investir Melhor? Receba um Plano de Investimentos Gratuito.
Cuidados durante o contrato da consultoria de investimentos
Depois de escolher e contratar a consultoria de investimentos, é a hora de verificar se o contrato está sendo cumprido.
A empresa de consultoria e o consultor estão exercendo suas atividades com boa fé, transparência, independência, sigilo e lealdade?
Os interesses de seus clientes estão sendo colocados como prioridade? Seu perfil de investidor e objetivos estão sendo atendidos?
Caso o cliente identifique alguma irregularidade, deve comunicar imediatamente à CVM para aplicar eventuais penalidades contratuais.
Lembre-se: a consultoria de valores mobiliários não pode assegurar ou sugerir a existência de garantia de resultados futuros ou a isenção de risco para o investidor.
Entretanto, uma indicação de investimento que não rende o esperado não é considerada uma irregularidade.
Os cuidados mais importantes durante o contrato de uma consultoria de investimentos são:
6- Ativos recomendados
Verifique se a consultoria realmente está elaborando uma carteira personalizada e individualizada, buscando um atendimento especial na alocação dos ativos conforme seus objetivos, necessidades e perfil.
Tenha cuidado para que o consultor não utilize apenas fundos de terceiros em suas recomendações.
O uso excessivo de fundos é visto como uma forma de facilitar a gestão e gerar cashback, e não, necessariamente o melhor para o cliente.
7- Consultoria não pode assegurar resultados
A consultoria de investimentos está vedada de assegurar rentabilidade ou sugerir a existência de garantia de resultados futuros.
Embora o profissional deva trabalhar para buscar os melhores resultados, o cliente precisa estar ciente dos riscos que o mercado financeiro oferece.
Dessa forma, podem existir períodos de baixa, que exigem paciência.
Por isso, cuidado com promessas exageradas e frases que um profissional financeiro não deve dizer.
Como regra geral, segundo Art. 12. da Resolução CVM nº 19, as informações divulgadas pelo consultor de valores mobiliários devem ser:
I – verdadeiras, completas, consistentes e não induzir o investidor a erro; e
II – escritas em linguagem simples, clara, objetiva e concisa.
8- Você não pode perder o controle do seu dinheiro
O consultor de investimentos não pode tomar a decisão de investimento pela pessoa.
Seu trabalho é de orientação, recomendação e aconselhamento sobre as melhores classes de ativos, o momento certo de comprar e vender, sugerir uma carteira diversificada e as porcentagens em cada ativo, entre outros.
Porém, ele não pode obrigar o cliente a seguir sua orientação. A palavra final sobre o investimento e seu dinheiro, cabe ao cliente.
O que a consultoria pode fazer é estar ao lado para ajudar na tomada de decisões.
Dessa forma, o controle do dinheiro continua do cliente. O consultor não toca nele e nem realiza as transações por ele.
Para facilitar, ele pode enviar as ordens, mas cabe ao cliente clicar para aceitar.
Além disso, uma boa consultoria de investimentos envia um relatório mensal com o andamento da carteira e sugestões para o cliente ter mais controle sobre o que está acontecendo com a carteira.
→ Quer Investir Melhor? Receba um Plano de Investimentos Gratuito.
Cuidados depois de contratar uma consultoria de investimentos
Depois de que o contrato com uma consultoria de investimentos termina e você opte por não renovar, cabe à consultoria manter em perfeita ordem e à disposição do cliente, toda a documentação do serviço prestado ao cliente.
O consultor deve manter esses documentos pelo prazo mínimo de 5 (cinco) anos, ou por prazo superior por determinação expressa da CVM.
Caso tenha alguma dúvida ou queira investigar situações que envolvam possíveis irregularidades é possível procurar a CVM.
Como contratar a melhor consultoria
Agora que você já sabe os cuidados ao contratar uma consultoria de investimentos, está muito mais apto para escolher aquela que preste o melhor serviço e que possa te ajudar a conquistar seus objetivos financeiros por meio dos investimentos.
Te convido para conhecer a GuiaInvest Wealth, a consultoria financeira do Grupo GuiaInvest.
→ Quer Investir Melhor? Receba um Plano de Investimentos Gratuito.