A confiança é um dos pilares para o sucesso em qualquer relacionamento, seja no trabalho ou na vida pessoal. Nas suas finanças não é diferente. É preciso confiar no consultor que fará o gerenciamento do patrimônio.
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Isso parece difícil para você? Entendo que confiar o direcionamento do seu patrimônio a alguém é uma decisão crucial, e é perfeitamente natural ter dúvidas e preocupações, principalmente se já se decepcionou com assessores no passado.
O consultor de investimentos tem um papel social importante de reatar essa relação de confiança entre o cliente e o prestador de serviço financeiro.
Sabendo que o desconhecido e os medos acabam dificultando os bons resultados nos investimentos, gostaria de compartilhar alguns insights e dados que podem ajudá-lo a se sentir mais confiante na escolha de um consultor de investimentos.
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Consultores são a fonte mais confiável de aconselhamento financeiro
Confiar significa acreditar nas boas intenções do outro, em suas ideias e ações em realizar algo em que se crê.
Construir confiança exige tempo e esforço de ambos os lados. Mas, uma vez estabelecida, na maioria das vezes leva a uma parceria longa e frutífera onde todos se beneficiam.
Quando falamos em consultoria de investimentos, enfatizamos a transparência, expertise e a isenção de conflito de interesses que são capazes de ajudar os clientes a atingirem suas metas financeiras de longo prazo e planos de vida futuros.
Para que isso funcione, a base do relacionamento entre os clientes e quem fará o gerenciamento do patrimônio deve ser construída na confiança.
Felizmente, estudos recentes têm demonstrado que a confiança entre clientes e consultores está em ascensão.
De acordo com uma pesquisa da CFA Institute, 73% dos investidores globais confiam em seus consultores financeiros para ajudar nas decisões de investimentos.
Esse é um indicativo de que a maioria das pessoas está encontrando valor e segurança na parceria com esses profissionais.
Além disso, a confiança é o fator número apontado pelos investidores de varejo para a contratação de um consultor.
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A pesquisa aponta ainda para o conceito multifacetado da confiança entre consultor e cliente que depende:
- da informação que o profissional tem e que repassa;
- da inovação dos serviços para satisfazer as necessidades dos investidores;
- da influência e controle dos investimentos.
Onde:
- 83% dos investidores individuais concordam que um dos fatores mais importantes na criação de uma relação de confiança é a divulgação completa das taxas e outros custos.
- Dois terços dos investidores afirmam que confiam mais na sua empresa de investimento devido ao aumento do uso da tecnologia.
- Existe um interesse significativo em produtos mais personalizados e quase metade de todos os investidores individuais, especialmente os investidores mais jovens, pagariam mais por eles.
Outra pesquisa, desta vez da Northwestern Mutual, aponta que os consultores financeiros não só são a fonte mais confiável de aconselhamento financeiro, como também aumentam a confiança das pessoas que trabalham com um.
Pessoas que possuem um consultor têm níveis de confiança significativamente mais elevados em diversas áreas, isso inclui:
- Estar preparadas para despesas não planeadas;
- Serem capazes de se aposentar quando chegar a hora;
- Alcançar a segurança financeira a longo prazo.
“Quando as pessoas baseiam o seu futuro financeiro em um plano personalizado e em um consultor especializado, em vez de nos seus próprios instintos, o aumento da confiança pode ser tremendo e a melhoria dos resultados financeiros pode ser igualmente significativa”, disse o idealizador da pesquisa.
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Aspectos principais da confiança entre o cliente e seu consultor
O pilar fundamental para construir e manter a confiança entre um cliente e um profissional financeiro é o modelo de negócio adotado.
A consultoria de investimento no modelo fiduciário está começando a se consolidar no Brasil.
Até pouco tempo atrás, o modelo fiduciário era restrito aos family-offices de grandes fortunas, e a maior parte do mercado precisava gerir o patrimônio dentro do modelo transacional, onde o conflito de interesses entre as partes era inevitável devido à relação de vendedor (assessor) e comprador (cliente).
No Modelo Fiduciário o consultor é remunerado apenas pelo que cobra diretamente dos clientes, e não pelas comissões ganhas com a venda de produtos financeiros ou transações financeiras.
A cobrança geralmente é realizada em cima do valor investido (AUM – Asset Under Management).
Dentro disso, muitos aspectos constroem a confiança neste relacionamento, como:
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Transparência:
Um consultor de investimentos deve ser transparente sobre os investimentos, as estratégias adotadas, suas qualificações, experiência e pagamentos.
O comprometido em fornecer informações claras e atualizadas reforça a confiança, bem como melhora as chances de resultados positivos e alcance das metas financeiras pessoais do cliente.
Confidencialidade:
O consultor recebe informações pessoais sobre as circunstâncias financeiras dos clientes, incluindo receitas, despesas, investimentos e dívidas.
Por isso, os clientes precisam saber e ter certeza de que estas informações serão mantidas em sigilo e que não serão divulgadas a ninguém sem o consentimento prévio do cliente.
Independência:
As recomendações de investimento do consultor devem se basear nos melhores interesses dos clientes e não nos seus próprios.
Os clientes precisam confiar que seu consultor é objetivo em seus conselhos e não é motivado por comissões ou incentivos de fornecedores de produtos.
As consultorias de investimento são empresas independentes, isso significa que não estão vinculadas a nenhuma grande instituição financeira. Dessa forma, estão livres de conflitos de interesses, pois não recebem comissões sobre indicação de produtos financeiros.
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Expertise do consultor:
O serviço de consultoria de investimentos é regulamentado pela Instrução CVM 592. Para se tornar consultor é preciso ter certificações profissionais reconhecidas e cadastro na CVM.
Você confia no consultor de investimentos?
Agora que você sabe como funciona o modelo de consultoria e como este profissional já está ajudando milhares de pessoas a investirem melhor, vamos voltar a atenção para você cliente.
A confiança do cliente no consultor também é multifacetada. A Vanguard descobriu que os clientes eram mais propensos a confiar nos seus consultores quando acreditavam que as suas necessidades funcionais, emocionais e éticas estavam sendo satisfeitas.
Especificamente, os clientes eram mais propensos a confiar em um consultor que fazia o que eles diziam que iriam fazer, agia no melhor interesse do cliente e tomava decisões que permitiam ao cliente dormir bem à noite.
Acredito que a confiança é algo que se constrói ao longo do tempo, através de resultados consistentes e um relacionamento de parceria baseado na honestidade e na integridade.
Por isso, se você tiver alguma dúvida sobre os pontos levantados aqui ou quiser discutir como nós da GuiaInvest Wealth podemos cumprir esses aspectos de confiança para você, entre em contato agendando uma análise de carteira gratuita com um de nossos consultores qualificados.
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