A baixa rentabilidade dos seus investimentos te incomoda? Está na hora de parar de perder dinheiro e pelo menos acompanhar a inflação.
→ Quer Viver de Renda? Veja a Melhor Ação de Dividendos Hoje.
O aumento dos preços é um problema que assola grande parte da população.
Embora a inflação não seja novidade no Brasil, ela tem avançado em um ritmo mais acelerado do que a renda do brasileiro.
Isso significa que, se você não fizer nada, estará ficando mais pobre a cada dia.
Se não há como impedir o aumento da inflação, é possível se proteger dela e até lucrar acima dela.
Veja a melhor forma de parar de perder dinheiro e fazer o dinheiro render acima da inflação.
A inflação nos investimentos
A inflação afeta tudo, inclusive seus investimentos. Para parar de perder dinheiro e lucrar acima da inflação é importante escolher investimentos capazes de entregar ganhos reais, ou seja, aqueles que superam a perda do poder de compra.
Enquanto a rentabilidade nominal representa o rendimento total do investimento, a rentabilidade real é aquela obtida descontada a inflação do período, ou seja, o que, de fato, seu investimento rendeu.
Uma forma simplificada de descobrir qual foi o ganho real é diminuir o valor da inflação da rentabilidade bruta do investimento.
Por exemplo, se uma aplicação retornou 10% de rentabilidade em um ano e o IPCA do mesmo período foi de 6%, o seu ganho real foi de 4%.
Assim, mais do que acompanhar os investimentos, é importante avaliar se eles realmente estão trazendo rentabilidade real ou simplesmente repondo o poder de compra perdido através da inflação.
Nos piores casos, você pode até estar perdendo para a inflação!
→ Quer Viver de Renda? Veja a Melhor Ação de Dividendos Hoje.
Atenção na renda fixa
Com a taxa básica de juros, a Selic, elevada, os investimentos de renda fixa voltaram a chamar atenção dos investidores.
Mas cuidado, pois nem sempre aplicações com rentabilidade de 100% do CDI representam bons retornos.
Em certos momentos econômicos, esse valor pode não superar a inflação.
Como regra geral, veja se a Selic está superando ou não o valor da inflação. Muitas vezes não estará.
Portanto, se você quer parar de perder dinheiro e lucrar acima da inflação precisa escolher um investimento que ofereça retornos maiores do que o IPCA do período.
Investimentos para ganhar da inflação
Alguns investimentos ajudam a lucrar com a inflação, são eles:
Tesouro IPCA
Uma boa alternativa para se proteger o dinheiro da inflação são os títulos públicos do Tesouro Direto atrelados ao IPCA.
Apesar de ser um investimento de Renda Fixa, o Tesouro IPCA+ vai sempre render acima da inflação desde que permaneça com o título até a data do vencimento.
Ele remunera com a variação da inflação no período mais uma taxa de juros conhecida no momento da aplicação.
O Tesouro IPCA é indicado para investimentos de longo prazo, os quais você quer ter a proteção do seu capital para que ele consiga, no mínimo, superar a inflação.
Ativos produtivos
Para ganhos maiores, uma boa alternativa para fazer seu dinheiro render acima da pressão da inflação é a Bolsa de Valores e seus produtos, como ações e Fundos Imobiliários (FIIs).
Com os ativos corretos, você tem a possibilidade de valorizar seu investimento com a subida das cotações e com os dividendos recebidos.
As melhores ações para manter em períodos de maior inflação são as de empresas que conseguem repassar facilmente os custos para os seus consumidores.
Assim, mesmo que o custo dela aumente por conta da inflação, ela tem o poder de ajustar o preço de seus serviços para o consumidor final e manter a sua margem de lucro.
As empresas que conseguem fazer isso são as que oferecem produtos ou serviços essenciais, ou seja, que os clientes precisam comprar, não importa o que aconteça.
Esse é o caso de concessionárias de serviços públicos, como energia elétrica, água, saneamento e infraestrutura, além das empresas de bens de consumo.
Mesmo que você ache a bandeira vermelha da conta de luz cara, você vai pagar ou a luz será cortada.
Nesses casos, o consumidor não tem muito que fazer, já que não existem bens substitutos e ela precisa desse tipo de produto ou serviço.
Quando se investe em boas ações no longo prazo, além de repor a inflação do seu patrimônio no longo prazo, ela também vai trazer um ganho real, acima da inflação.
Para isso, é preciso tomar cuidado na escolha das empresas, seguir uma análise para escolher boas ações e diversificar entre classes de ativos e setores.
Os fundos imobiliários (FIIs) também são ativos que podem se beneficiar da inflação e proteger os investidores dos efeitos corrosivos no longo prazo, pois possuem no portfólio ativos atrelados ao IPCA e ao IGP-M que são corrigidos pela inflação.
Novamente, é importante o investidor avaliar os investimentos, verificar a carteira do fundo para investir na melhor opção.
→ Quer Viver de Renda? Veja a Melhor Ação de Dividendos Hoje.
Lucre mais com a ajuda de um consultor de investimentos
Com ajuda da consultoria de investimentos do GuiaInvest você tem ao seu lado profissionais experientes para acompanhar sua carteira e suas finanças de perto em todas as etapas com a individualidade necessária.
Nossos consultores de investimentos te auxiliam na melhor alocação do seu patrimônio de acordo com seu perfil, objetivos e realidade financeira.
Sempre que houver alguma mudança, seja no cenário econômico ou nos seus objetivos, eles estão para você obter o melhor em todos os momentos, com segurança e sem conflito de interesses.