5 Ações que se Beneficiam com a Alta da Inflação

É possível se proteger da alta generalizada de preços da economia com ações.
5 Ações que se Beneficiam com a Alta da Inflação
Imagem: Freepik / rawpixel.com

O IPCA (Índice de preços no consumidor) elevado não é uma novidade no Brasil, mas é possível se proteger da perda do poder de compra com ações que ganham com a alta da inflação.

Quer Proteger seu Patrimônio? Receba um Plano de Investimentos Gratuito.

Um dos maiores inimigos da economia é a inflação. O aumento descontrolado dos preços não só corrói o poder de compra da população, como também impacta diretamente os investimentos.

Em um país marcado por períodos de inflação instável como o Brasil, é comum que o investidor mantenha lembranças desagradáveis e se sinta perdido em relação ao que fazer com seus ativos.

Assim como quase tudo no mercado, é difícil prever por quanto tempo a inflação permanecerá alta ou se quando a taxa básica de juros vai cair.

Para investir certo e nunca mais se frustrar com baixa rentabilidade, não devemos fazer previsões, mas sim, montar uma carteira que possa alcançar bons resultados independentemente das condições do mercado.

Para saber como estão seus investimentos, faça o diagnóstico financeiro.

Quer Proteger seu Patrimônio? Receba um Plano de Investimentos Gratuito.

Ações que se beneficiam com a alta da inflação

Quando a inflação está alta, o Banco Central (BC) tende a aumentar a taxa de juros da economia (Selic) para controlar o consumo da população e conter o avanço do IPCA.

Com a Taxa Selic mais alta, vemos as aplicações mais conservadoras renderem mais e muitos investidores acabam migrando da renda variável para a renda fixa.

No entanto, algumas empresas listadas na Bolsa de Valores Brasileira (B3) também ganham com a alta da inflação.

Para fazer investimentos acima da inflação e se proteger de um aumento descontrolado dos preços, algumas ações devem ficar no radar do investidor.

As empresas que se beneficiam em um cenário de inflação alta são aquelas que conseguem fazer o repasse da alta dos preços para seus clientes.

Dessa forma, podem preservar o faturamento sem comprometer a margem, sofrendo menor impacto na demanda.

Em geral, as empresas cujos serviços são considerados essenciais, como, por exemplo, o setor de energia, saneamento e varejo de alimentos.

Outro grupo de ações que ganham com a alta da inflação, são as que possuem contratos indexados aos índices de inflação, tais quais as empresas exportadoras de proteína animal e de commodities, tanto agrárias quanto energéticas.

Por outro lado, as ações mais prejudicadas com a alta da inflação são aquelas que oferecem bens ou serviços não essenciais. 

Afinal, como o consumo diminui, por sobrar menos salário no fim do mês, setores como varejo de roupas e turismo acabam sendo fortemente prejudicados.

Quer Proteger seu Patrimônio? Receba um Plano de Investimentos Gratuito.

5 Ações que ganham com a alta da inflação

Em um cenário de inflação alta, três grupos de ações se destacam:

  • Empresas com contratos indexados à inflação;
  • Companhias com alto poder de repassar essa alta da inflação no mercado interno;
  • Empresas ligadas à exportação.

As informações a seguir são de caráter exclusivamente informativo e não constituem qualquer tipo de aconselhamento de investimentos.

Empresas com contratos indexados à inflação

Dentre os grupos de ações que se beneficiam com a alta da inflação, as que se destacam são as empresas que possuem contratos indexados aos índices de inflação.

Setores regulamentados, como por exemplo, serviços públicos (saneamento, energia) e concessionárias de pedágio são naturalmente protegidos por hedge contra a inflação.

  1. Empresas de transmissão de energia elétrica

As empresas de energia elétrica se destacam como um dos setores de ações que se beneficiam com a alta da inflação e protegem o investidor em momentos de elevação dos preços.

Os contratos destas companhias tendem a ser reajustados pelo IGP-M, o índice que calcula a inflação, repassando o aumento aos clientes.

Como são serviços considerados essenciais, sofrem menos com a diminuição da demanda, ocasionada pela contração da economia.

Algumas empresas de transmissão de energia elétrica para ficar de olho são a Taesa (TAEE11), ISA Cteep (TRPL4), Neoenergia (NEOE3), AES Brasil (AESB3), CPFL Energia (CPFE3).

Quer Proteger seu Patrimônio? Receba um Plano de Investimentos Gratuito.

  1. Concessionárias de rodovias 

As concessionárias em rodovias pedagiadas, como CCR (CCRO3) e EcoRodovias (ECOR3), também conseguem repassar a inflação em seu preço final.

Companhias com poder de repassar a alta da inflação 

O segundo grupo de ações que ganham com a inflação são as de empresas que conseguem repassar a alta dos preços para os consumidores, como as varejistas de alimentos, empresas de pagamentos e seguradoras.

Dessa forma, quando a inflação sobe, essas empresas também sobem o preço do produto final e deixam de ser tão prejudicadas.

  1. Setor alimentício

Embora estejam sujeitas à renda familiar disponível dos consumidores, as companhias do setor alimentício podem servir de proteção em meio a um ambiente inflacionário por serem essenciais e conseguirem repassar a alta dos preços.

Varejistas de alimentos como, por exemplo, Pão de Açúcar (PCAR3), Grupo Mateus (GMAT3), Carrefour (CRFB3) e Assaí (ASAI3) tendem a ser uma alternativa mais defensiva.

Quer Proteger seu Patrimônio? Receba um Plano de Investimentos Gratuito.

  1. Seguradoras

Outro segmento que pode ser beneficiado em um cenário de inflação e juros elevados são as seguradoras, pois obtém grande parte da receita a partir de investimentos.

Empresas como SulAmérica (SULA11) e Porto Seguro (PSSA3), conseguem ajustar seus preços conforme a inflação.

Empresas de exportação

O terceiro grupo de ações que se beneficiam com a alta da inflação são as empresas exportadoras, uma vez que detém uma boa parte da receita em dólar, um conhecido hedge que protege do aumento dos preços no Brasil.

  1. Exportadoras

As ações de empresas exportadoras, como Suzano (SUZB3), Vale (VALE3), Usiminas (USIM5) e Petrobras (PETR4) estão menos expostas à inflação do Real.

Como Investir no Exterior e Aumentar a Rentabilidade? Baixe Grátis o Livro Digital.

Como se beneficiar com a inflação

Fazer investimentos acima da inflação são essenciais para proteger o patrimônio e preservar o poder de compra.

Além dos títulos atrelados ao IPCA, existem também ações que ganham com a alta da inflação, mas só isso não é suficiente para obter bons resultados e ficar seguro.

É preciso ter uma estratégia definida e uma carteira montada para o seu perfil e objetivos.

Para saber como fazer isso, responda essas 4 perguntas rápidas e receba um aconselhamento gratuito.

COMPARTILHE

Dicas de Investimentos em seu Email

Ao clicar no botão você autoriza o GuiaInvest a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

O Que Ler Agora...

plugins premium WordPress

Como montar uma carteira com diversificação internacional para se proteger do Risco-Brasil?

Responda 4 perguntas rápidas e ganhe uma consulta gratuita com um consultor global.