Ter na carteira ações que protegem da inflação contribui para proteger o patrimônio e ainda gerar ganhos no longo prazo.
→ Quer Proteger seu Patrimônio? Receba um Plano de Investimentos Gratuito.
A inflação alta ainda preocupa os investidores em 2023 mesmo que o último Boletim Focus, elaborado pelo Banco Central, tenha reduzido a projeção para o IPCA para este ano de 5,80% para 5,71%.
Para 2024, a previsão da inflação oficial foi mantida em 4,13%. As estimativas para 2025 e 2026 também continuaram no mesmo patamar, de 4,0%.
Observar a inflação é importante, afinal, o aumento dos preços corrói o poder de compra do consumidor, afetando diretamente seu capital e investimentos.
Porém, existem boas opções de investimentos que se beneficiam com a alta da inflação, inclusive entre as ações.
Para montar uma carteira de ações vencedora em meio a um cenário de inflação e juros altos é necessário olhar para as empresas que tenham a capacidade de repassar os preços sem perder um número relevante de consumidores.
Além disso, aquelas companhias que não tenham tantos custos com mão-de-obra e não são muito dependentes de commodities também tendem a ser menos impactadas pela inflação.
Confira 3 ações que protegem da inflação e que são boas opções para compor uma carteira de investimentos.
As informações a seguir são de caráter exclusivamente informativo e não constituem qualquer tipo de aconselhamento de investimentos.
→ Quer Proteger seu Patrimônio? Receba um Plano de Investimentos Gratuito.
1- Serviços essenciais
Companhias do setor de energia elétrica, saneamento básico e telecomunicações, por exemplo, tendem a ser mais resilientes mesmo com uma inflação elevada, pois fornecem os serviços e/ou produtos considerados essenciais.
Ou seja, mesmo em um momento que o poder de compra esteja comprometido, seus serviços são priorizados.
Papéis da Taesa (TAEE11) e ISA CTEEP (TRPL4) são exemplos de ações que protegem da inflação alta.
O segmento de transmissão de energia elétrica, por exemplo, protege o investidor por ter maior previsibilidade de receita, mesmo em momentos instáveis, uma vez que operaram com licitações e contratos longos.
→ Quer Proteger seu Patrimônio? Receba um Plano de Investimentos Gratuito.
2- Empresas líderes
Investir em empresas que são líderes no seu segmento de atuação dão uma segurança adicional, em momentos de incerteza e volatilidade.
Essas companhias possuem caixa e robustez de mercado e, por isso, tendem a se manter mais resilientes em momentos de inflação elevada.
Empresas líderes conseguem tanto aumentar a participação em cenários de crise, quanto saírem fortalecidas quando o ambiente se torna mais favorável.
Entre as ações de empresas robustas estão os grandes bancos que, apesar de enfrentarem alguns riscos com o aumento da inadimplência, devem elevar suas receitas e lucros com a elevação da taxa de juros, consequência da inflação.
O Bradesco (BBDC4), por exemplo, conta com uma operação diversificada e tende a ter uma boa performance mesmo em momentos desafiadores.
Também podemos citar as grandes varejistas e exportadoras como ações que protegem da inflação.
A Vale (VALE3) é uma companhia que tem uma boa estrutura operacional, geração de caixa robusta e forte competitividade internacional.
Já a Ambev (ABEV3) é a principal player em seu segmento, o que a coloca como uma boa opção para a proteção do patrimônio no longo prazo.
Neste mesmo contexto, ações do varejo de alta renda, como Arezzo (ARZZ3), por oferecerem produtos destinados a um público que não é tão impactado pela inflação, conseguem ser menos afetadas pelo cenário econômico adverso.
→ Quer Proteger seu Patrimônio? Receba um Plano de Investimentos Gratuito.
3- Ações estrangeiras
Mesmo com a inflação alta em todo o mundo, uma estratégia de carteira com diversificação geográfica representa uma forma de proteger o patrimônio durante um período de inflação elevada.
Para escolher ativos no exterior, os pontos a serem levados em consideração são os mesmos: contar com ações que se beneficiam com a alta da inflação.
Quando falamos de empresas líderes, a Apple (AAPL34) é um grande exemplo. Além da força da marca, a companhia tem capacidade de gerar receita com seus produtos e serviços mesmo em ambientes inflacionários.
Como principal representante no segmento de softwares, a Microsoft (MSFT34) pode repassar preços e sofrer menos com a inflação alta.
The Walt Disney Company (DISB34), por mais que possa ter parques afetados em um cenário de perda de poder de compra, a companhia tem muitas frentes de geração de receita, além de ser uma marca consolidada.
Falando em investir diretamente no exterior, a LVMH (MC), controladora da Louis Vuitton e outras marcas de luxo, pode repassar preços porque está focada no segmento de extrema alta renda.
→ Como Investir no Exterior e Aumentar a Rentabilidade? Baixe Grátis o Livro Digital.
Tenha uma carteira vencedora
Ao investir na bolsa com uma boa estratégia e foco para longo prazo, o investidor deve ser persuadido por eventos pontuais e cenários de curto prazo.
Para o investidor inteligente é em momentos de crise que as oportunidades aparecem.
Uma carteira vencedora possui ações que protegem da inflação alta e geram bons resultados em qualquer cenário.
As ações apresentadas neste post NÃO são uma recomendação de investimento.
Cabe analisar seu perfil de investidor, horizonte de tempo, tolerância ao risco, objetivos, entre outros. Para isso, é importante fazer um diagnóstico financeiro.
A melhor carteira de investimentos e ações para seu caso precisam ser avaliadas caso a caso.
Quer saber como estão seus investimentos? Então responda essas 4 perguntas rápidas e receba um aconselhamento gratuito.