O que Você Deve Saber Antes de Contratar um Consultor de Investimentos

Que tal se você pudesse ter a ajuda de um profissional 100% alinhado com os seus interesses?
O que Você Deve Saber Antes de Contratar um Consultor de Investimentos
Imagem: Freepik

Ter seus interesses colocados em primeiro lugar e a possibilidade de melhorar o resultado da carteira, são algumas coisas que você deve saber antes de contratar um consultor de investimentos.

Quer Investir Melhor? Receba um Plano de Investimentos Gratuito.

Se você possui ativos significativos, provavelmente já sentiu ansiedade ao fazer escolhas com seu dinheiro. Então, que tal se pudesse dormir tranquilo sabendo que seu dinheiro está bem investido?

Se você faz seus próprios investimentos, já sentiu necessidade de uma segunda opinião de um profissional de confiança?

Talvez você tenha percebido que poderia tomar melhores decisões de investimento se soubesse um pouco mais, tivesse mais tempo e pudesse investir sem emoção. 

Se for esse o caso, contratar um consultor de investimento faz todo o sentido.

O serviço de consultoria de investimentos é relativamente novo no Brasil. Somente em 2017 foi feita uma atualização na Instrução CVM 592 que regulamenta essa atividade. 

Isso permitiu a popularização deste serviço que até alguns anos atrás, era oferecido apenas para clientes de altíssima renda, no GuiaInvest o serviço é acessível para patrimônios a partir de R$ 50 mil.

Mas como o modelo de assessoria dominou o mercado antes, ainda são poucas as pessoas que aderem ao serviço de consultoria simplesmente por falta de conhecimento que ele existe. 

O investidor só toma consciência de que deve contratar um consultor de investimentos depois de perder dinheiro, chegar perto da aposentadoria e sentir a necessidade de renda passiva ou após se decepcionar com profissionais conflitados no mercado.

No entanto, contar com um consultor antes de passar por isso já te livra de muito estresse desnecessário e pode fazer você alcançar seus objetivos financeiros mais rapidamente.

Aproveite e Faça um Plano de Investimentos Gratuito agora e tenha a oportunidade de mudar o rumo dos seus investimentos.

Por que contratar um consultor de investimentos?

Antes de contratar um consultor de investimentos, você precisa compreender a necessidade de ter ao seu lado um profissional experiente e sem conflito de interesses.

Para te ajudar a determinar se você precisa de um consultor, responda às seguintes perguntas:

  • Você tem um conhecimento amplo sobre investimentos?
  • Você gosta de ler sobre gestão de patrimônio, tópicos financeiros e pesquisar e analisar ativos específicos?
  • Você tem experiência com instrumentos financeiros?
  • Você tem tempo para monitorar, avaliar seus investimentos e fazer alterações periódicas em seu portfólio?

Se você respondeu sim às perguntas acima, talvez pense que não precisa de um consultor de investimentos.

Quer Investir Melhor? Receba um Plano de Investimentos Gratuito.

No entanto, mesmo que você já faça a gestão da própria carteira, a consultoria ainda pode agregar valor para:

  • Ter uma segunda opinião de um profissional de confiança graças a isenção de conflito;
  • Custo de oportunidade;
  • Ter alguém confiável 100% atento a novas oportunidades;
  • Ter alguém de olho nas oportunidades do mercado 100% do tempo.

Ou seja, mesmo que tenha respondido sim às perguntas lá de cima, você ainda pode correr o risco de cometer erros emocionais ou baseados no medo no que diz respeito às suas finanças.

Por isso, gerir sua carteira com o auxílio de um consultor tende a potencializar os seus resultados a longo prazo. 

Outra coisa que você deve saber antes de contratar um Consultor de Investimentos é que, ao receber ajuda de um profissional, você ganha mais tempo para sua profissão e ganhar ainda mais dinheiro. 

Com esse dinheiro adicional você realiza mais investimentos e faz seu patrimônio crescer ainda mais. Enquanto que você tem o consultor 100% focado em te ajudar na gestão do seu patrimônio.

Experiência do consultor em eventos críticos da vida

Consultores profissionais dizem que não existe um número mágico de ativos ou de patrimônio que leve um investidor a procurar aconselhamento. 

Em vez disso, é mais provável que um evento assuste uma pessoa e a faça correr até a porta de um consultor. 

Aqueles que obtiveram sucesso investindo por conta própria normalmente não procuram ajuda, a menos que não queiram se dedicar aos investimentos.

Outra situação é quando acontece um grande evento em sua vida, no qual seus investimentos fiquem muito complexos e precise de uma segunda opinião.

No entanto, mesmo que você já tenha uma carteira montada e diversificada, ainda sim o serviço de consultoria é válido. E as razões que nos levam a acreditar nisso são as seguintes: 

Sua carteira não vai permanecer assim para sempre

Mesmo que sua carteira esteja montada e diversificada hoje, ela não vai permanecer assim para sempre.

Com o passar do tempo, devido a dinâmica do mercado, os pesos das alocações de sua carteira vão se alterar. E quando isso acontecer, você vai precisar de um consultor para ajudar no rebalanceamento. 

Quer Investir Melhor? Receba um Plano de Investimentos Gratuito.

Seu perfil e objetivos podem mudar

Mesmo que hoje sua carteira esteja adequada ao seu perfil e objetivos, a vida avança e os objetivos podem mudar rapidamente. 

Nesse momento, você vai desejar ter um consultor para te orientar.

Por exemplo: a chegada de um filho pode representar uma readequação no planejamento de investimentos de longo prazo.

Não perder oportunidades 

Apesar da sua carteira estar montada, sempre é bem estar de olho em eventuais oportunidades que possam surgir no mercado, e que estejam alinhadas com seu perfil.

E para isso, você vai querer ter um consultor para conversar regularmente. 

Por exemplo: uma mudança na tendência da taxa básica de juros pode representar o surgimento de oportunidades que façam sentido na sua carteira de longo prazo.

Saber quais ativos continuam bons

Caso você esteja realizando aportes regulares, é importante sempre alocar esses recursos novos nos ativos mais descontados, respeitando a alocação ideal da carteira.

E para isso, é necessário saber quais ativos estão bons para comprar e quanto alocar em cada um. 

Nesse caso, um consultor pode oferecer uma grande ajuda, visto que não é um processo simples de ser executado.

A menos que você tenha tempo, conhecimento e disposição para acompanhar o mercado, você vai se sentir seguro de ter um consultor para ajudar na tomada de decisão dos seus investimentos. 

Lembre-se que quanto mais perto da aposentadoria, mais críticas serão suas decisões, porque é preciso que o dinheiro dure.

Por isso, você vai querer um profissional experiente ao seu lado para te auxiliar em eventos críticos da vida.

Quer Investir Melhor? Receba um Plano de Investimentos Gratuito.

Encontrando o profissional financeiro certo

Antes de contratar um consultor de investimentos, é importante fazer uma pesquisa para encontrar o melhor profissional para te ajudar com seus investimentos.

O artigo da Investopedia recomenda começar pedindo referências de colegas, amigos ou familiares que pareçam estar administrando suas finanças com sucesso ao lado de um consultor de investimento.

No entanto, sempre verifique o Registro da CVM deste profissional, suas qualificações e experiências, o seu histórico, forma de remuneração e atendimento, a segurança e transparência.

Pagando pelo consultor

Antes de contratar um consultor de investimentos, o cliente também deve considerar como o consultor é pago. 

Geralmente, os consultores cobram uma taxa fixa, com base na quantidade de dinheiro que recebem para administrar, que fica, em média, 1% ao ano.

Na GuiaInvest Wealth, cobramos 1% do cliente de 300k a 1M, patrimônios maiores a taxa é regressiva até 0,3%.

Como o consultor não recebe comissões, seus conselhos são superiores porque não tem conflitos de interesses, existente no modelo de assessoria oferecido pelas corretoras.

Os profissionais baseados em comissões, como os assessores de investimentos, recebem seus rendimentos das comissões dos produtos que vendem, o que pode influenciar as suas recomendações.

Os profissionais baseados em comissões também podem ter um incentivo para “perturbar” a sua conta; isto é, gerar movimentações desnecessárias para gerar mais comissões.

Em resposta, esses profissionais que trabalham no modelo comissionado argumentam que os seus serviços são mais baratos, no entanto, já deixamos claro aqui que vale a pena pagar 1% ao ano para um consultor de investimentos.

Quer Investir Melhor? Receba um Plano de Investimentos Gratuito.

Qual é a diferença entre o consultor de investimentos e o assessor?

Tanto o consultor quanto o assessor são profissionais que existem para auxiliar os investidores com os investimentos. Porém, suas semelhanças param por aí.

O assessor de investimento, também conhecido como agente autônomo de investimento (AAI), está ligado a uma corretora de valores.

Sua função é vender produtos desta instituição financeira, para isso, recebe comissões pelas indicações.

Já o consultor de investimentos não é preposto de nenhuma instituição financeira.

É um prestador de serviço e adota o modelo fiduciário, onde os interesses do cliente estão sempre em primeiro lugar.

Por atuar de forma independente, o trabalho para mudar do modelo de assessoria para consultoria é praticamente zero, porque o serviço de consultoria permite que o trabalho seja realizado independente de onde estejam os recursos dos clientes.

Qual o patrimônio necessário para contratar um consultor de investimentos?

Não há uma quantia específica determinada para contratar um consultor de investimentos, porém, diferentes consultorias exigem um valor mínimo de patrimônio para realizar os serviços.

Isso é compreensível e justificável, uma vez que este é um serviço pago e quantidades muito pequenas de patrimônio tendem a ficar mais caras.

Já para quantias maiores, o preço da consultoria se torna uma pechincha em relação aos resultados que se pode obter.

É possível contratar a consultoria da GuiaInvest Wealth para patrimônios a partir de R$ 50 mil em aplicações financeiras e sabe a importância de cuidar desse capital. 

Quer Investir Melhor? Receba um Plano de Investimentos Gratuito.

Vale a pena contratar um consultor de investimentos?

Mesmo que você tenha conhecimento financeiro e tenha bons resultados investindo sozinho, ainda assim, um consultor de investimentos pode agregar valor.

Se você tiver um perfil financeiro complexo, como múltiplas fontes de renda, diversos ativos e requisitos fiscais, um consultor também vale a pena, porque seu trabalho vai muito além de indicar os melhores ativos.

Na GuiaInvest Wealth trabalhamos com 7 pilares que, em conjunto, têm o potencial de trazer rentabilidade adicional para os seus investimentos:

1- Planejamento financeiro;

2- Alocação de ativos;

3- Seleção de ativos;

4- Rebalanceamento sistemático;

5- Comportamento do investidor;

6- Gerenciamento de custos;

7- Planejamento tributário.

Então, o que você deve saber antes de contratar um consultor de investimentos é que isso não é um gasto, é um investimento em você. 

É acreditar que você merece mais e que tem o potencial para alcançar suas maiores aspirações financeiras. É um voto de confiança no seu futuro, e nós, da GuiaInvest Wealth, acreditamos que isso vale a pena.

Comece agora fazendo um Plano de Investimentos Gratuito e veja o quanto tem a ganhar ao contratar um consultor de investimentos.

COMPARTILHE

Dicas de Investimentos em seu Email

Ao clicar no botão você autoriza o GuiaInvest a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

O Que Ler Agora...

plugins premium WordPress

Quer ganhar uma consultoria de gestão patrimonial, sucessão e redução tributária?

Responda 4 perguntas rápidas e ganhe uma consulta gratuita com um consultor.