Para usufruir do seu patrimônio da maneira mais eficiente existe um jeito certo de investir para gerar renda e transformar seu dinheiro em retornos passivos de forma imediata. Sua carteira está seguindo a melhor estratégia?
→ Quer Proteger seu Patrimônio? Receba um Plano de Investimentos Gratuito.
Um dos objetivos mais buscados por quem investe é gerar renda imediata com seus investimentos ou se preparar para viver de renda passiva na aposentadoria.
Diferentes investimentos podem gerar renda passiva, como por exemplo, os dividendos de ações, Fundos Imobiliários (FIIs), títulos como o Tesouro RendA+, Tesouro IPCA+, entre outros.
No entanto, investir para gerar renda e ganhar retornos mensais regulares vai além de conhecer os ativos. É preciso de uma estratégia bem definida.
Isso inclui uma alocação de ativos eficiente, considerando o perfil de investidor, o tempo de investimento e o risco envolvido em cada ativo.
O jeito certo de investir para gerar renda é capaz de garantir uma renda passiva consistente e sustentável ao longo do tempo. Assim você manterá a qualidade de vida que deseja até o final da sua vida.
No artigo de hoje, vamos falar deste que é um dos conceitos mais importantes para quem investe: viver de renda.
Continue a leitura para aprender o que é renda passiva, exemplos de fontes de renda passiva e como transformar seu portfólio para que ele gere renda do jeito certo.
Aproveite e faça o diagnóstico financeiro para saber como estão seus investimentos.
→ Quer Proteger seu Patrimônio? Receba um Plano de Investimentos Gratuito.
O que é renda passiva?
Renda passiva é aquela gerada independente do seu esforço e do seu trabalho. Uma das principais formas de gerar renda passiva é através da remuneração dos seus investimentos em produtos do mercado financeiro.
Ou seja, quando investe em ativos que geram renda, será remunerado em juros ou proventos, além da própria valorização da aplicação em si.
O ciclo esperado é que durante a maior parte da sua vida economicamente ativa, você produza mais renda ativa, ou seja, aquela que tem como origem o seu trabalho ou esforço.
No entanto, com bons investimentos, a ideia é que essa relação se inverta e, com o passar do tempo, sua renda passiva seja maior do que a ativa e você possa viver de renda.
→ Quer Proteger seu Patrimônio? Receba um Plano de Investimentos Gratuito.
Por que investir para gerar renda passiva
Seu salário, pró-labore, ganhos extras com atividades paralelas, são fontes de renda ativa porque dependem de você se esforçar e realizar suas tarefas todos os dias.
No entanto, a renda ativa é limitada de várias maneiras. Seja pelas horas do dia, pela sua saúde, idade, políticas de aumentos e promoções da empresa e até mesmo a percepção de seu chefe sobre seu desempenho.
Mesmo quando você está em sua melhor forma e capaz de trabalhar, há um teto para quanto você pode ganhar.
A renda passiva não tem essas limitações. Você pode ganhar passivamente em qualquer idade e em qualquer condição de saúde.
Ter um fluxo maior de renda passiva torna você menos dependente de seu contracheque e oferece mais liberdade para escolher como gastar seu tempo.
Além disso, a renda passiva pode financiar grandes objetivos financeiros, como a aposentadoria precoce.
Por isso, destinar parte de sua renda ativa para investir e gerar renda passiva ou redefinir sua estratégia para a geração de renda imediata, te coloca em um caminho muito mais seguro em relação ao futuro ou acesso a retornos que não consumam o patrimônio que conquistou.
→ Quer Proteger seu Patrimônio? Receba um Plano de Investimentos Gratuito.
Investimentos que geram renda passiva
O jeito certo de investir para gerar renda passa necessariamente pela construção de um portfólio de investimentos com ativos que oferecem bons retornos sobre o dinheiro aplicado.
Se seu objetivo é investir para ter uma renda mensal de forma garantida, veja quais são as principais fontes geradoras de renda passiva que você pode incluir na sua alocação de ativos:
Dividendos de ações
O dividendo é a parcela do lucro das empresas listadas em bolsa que é distribuída aos acionistas.
Nem toda ação paga dividendos e aquelas que o fazem, possuem datas e porcentagens específicas para isso.
No entanto, investir em ações que pagam dividendos é uma excelente estratégia para complementar o salário ou aposentadoria e viver de renda.
A distribuição de dividendos pelas empresas é uma prática comum tanto entre as empresas listadas na Bolsa de Valores Brasileira (B3), como entre companhias internacionais.
Por isso, não fique restrito ao Brasil. Diversifique investindo nos melhores ativos no exterior.
→ Como Investir no Exterior e Aumentar a Rentabilidade? Baixe Grátis o Livro Digital.
Proventos de Fundos Imobiliários (FIIs)
O setor imobiliário é um bom investimento para gerar renda passiva.
Semelhante aos dividendos de ações, os fundos que investem no mercado imobiliário também pagam proventos para os investidores (cotistas) com a vantagem de possuir retornos mais consistentes e isentos de imposto de renda.
Alternativamente, você também pode diversificar investindo em ativos em um fundo de investimento imobiliário no exterior (REIT).
Juros de aplicações financeiras
Alguns títulos também permitem aos investidores obter renda passiva regularmente, como o Tesouro Direto com juros semestrais e CDBs.
A vantagem dessas aplicações é sua relativa estabilidade e segurança, pois fazem parte da renda fixa. Dessa forma, podem ser benéficas para os investidores conservadores e aqueles que se aproximam da aposentadoria.
Por outro lado, tendem a ter retornos menores do que as ações e FIIs no longo prazo.
→ Quer Proteger seu Patrimônio? Receba um Plano de Investimentos Gratuito.
Melhor carteira para gerar renda
Depois de conhecer os melhores investimentos para viver de renda, é preciso investir do jeito certo distribuindo esses ativos de forma estratégica na carteira.
A renda passiva geralmente é gerada a partir de investimentos que carregam menor volatilidade quando comparada aos seus pares.
Até mesmo os ativos de renda variável para esse fim costumam não subirem nem descerem tanto de preço. Dessa forma, o investidor não precisa gastar tanto tempo monitorando-os.
Seus fluxos de renda também são relativamente estáveis e mais previsíveis, trazendo mais tranquilidade para quem busca preservar patrimônio e gerar renda passiva complementar.
A macro alocação para investir com o objetivo de gerar renda imediata se baseia basicamente em:
- Reserva de liquidez: parte do portfólio destinada a reservas de liquidez e estratégica para oportunidades.
- Indexados: parte do portfólio que explora as opções de renda fixa.
- Renda FIIs: parte do portfólio destinada a geração de renda de forma consistente através de fundos imobiliários de qualidade.
- Renda Ações: parte do portfólio destinada a geração de renda de forma consistente através de empresas de qualidade.
Dito isso, a porcentagem em cada classe de ativos varia conforme o perfil do investidor e seus objetivos.
→ Quer Proteger seu Patrimônio? Receba um Plano de Investimentos Gratuito.
Uma carteira hipotética para o perfil moderado seria:
- Reserva de liquidez: 10%
- Indexados: 10%
- Renda Ações: 40%
- Renda Fiis: 40%
Uma carteira hipotética para o perfil agressivo seria:
- Reserva de liquidez: 10%
- Renda Ações: 45%
- Renda Fiis: 45%
Onde:
- Reserva de liquidez: Selic e CDB pós;
- Indexados: Tesouro Selic, CDB, LCI, LCA, Tesouro IPCA+;
- Renda Ações: alguns exemplos de ações que pagam dividendos são: ABCB4, BBSE3, PSSA3, LEVE3, ALUP11, VIVT3, VBBR3, BBAS3, KLBN4, VALE3, entre outros;
- Renda FIIs: alguns exemplos de FIIS que pagam mais dividendos são: HGLG11, HGRU11, RECR11, RBRR11, CVBI11, BCRI11, HABT11, BTLG11, entre outros.
→ Como Investir no Exterior e Aumentar a Rentabilidade? Baixe Grátis o Livro Digital.
Como investir sabiamente para gerar renda
Seja sábio quando se trata de alocar seu dinheiro. Para te ajudar a investir certo para gerar renda aqui vão algumas dicas valiosas:
Tenha um plano
O primeiro passo para fazer investir sabiamente é ter um plano. Este plano deve incluir suas metas, objetivos, opções possíveis e perfil de investidor.
Sem um plano, é fácil tomar decisões impulsivas que podem arruinar seus retornos.
Diversifique seus investimentos
Diversificar seus investimentos significa investir em diferentes classes de ativos, como ações, títulos e imóveis, bem como diferentes opções dentro de cada classe. Você também deve diversificar entre países.
Ao fazer isso, terá menos probabilidade de perder dinheiro se um investimento específico falhar.
Busque ajuda profissional
Se você não tiver certeza de por onde começar ou quais investimentos são adequados para você, considere procurar ajuda profissional de um consultor de investimentos experiente.
O consultor está pronto para fornecer orientações sobre os investimentos mais adequados de acordo com sua tolerância a riscos, necessidades e objetivos específicos.
Existem diferentes maneiras de desenvolver um portfólio de investimentos capaz de gerar renda imediata, mas configurá-lo da maneira correta não é fácil.
O consultor de investimentos ajuda você a usufruir do seu patrimônio da maneira mais eficiente possível com estratégias individualizadas para que você possa ter acesso recorrente ao patrimônio acumulado.
Para saber como investir do jeito certo, faça o diagnóstico financeiro e receba um aconselhamento gratuito de um consultor de investimentos.