Viver de renda investindo na bolsa de valores é totalmente possível e pode ser mais seguro e rentável do que você imagina.
→ Quer Viver de Renda? Veja a Melhor Ação de Dividendos Hoje.
Quem não gostaria de ter uma carteira de investimentos montada e diversificada que oferecesse um retorno mensal garantido capaz de cobrir todos os seus custos?
Parece um sonho distante, mas posso garantir que é totalmente possível viver de renda passiva sem precisar trabalhar mais por um salário.
Se esse é o seu desejo, você precisa considerar investir na Bolsa de Valores.
Embora seja um investimento de maior risco, o mercado de ações provavelmente é a melhor opção para suas economias de aposentadoria.
Entre os melhores investimentos para viver de renda, as alternativas na Bolsa de Valores trazem as maiores oportunidades e rendimento.
Além de ser a melhor forma de acelerar o crescimento da renda passiva, pode ser o lugar mais seguro para suas economias de longo prazo.
Afinal, se você não precisa de suas economias agora, não deve se preocupar muito com perdas de investimentos de curto prazo e ainda pode aproveitar os momentos de baixa no mercado para comprar mais barato.
Você pode viver de renda investindo na bolsa de valores, mas para isso precisará de um mínimo de conhecimento e de uma estratégia eficiente.
Para isso, continue a leitura e veja como lucrar com investimentos na bolsa de valores com segurança.
→ Quer Viver de Renda? Veja a Melhor Ação de Dividendos Hoje.
Como funciona o investimento na Bolsa de Valores?
O investimento na Bolsa de Valores é de renda variável, ou seja, não é possível prever os rendimentos com antecedência.
É diferente do que acontece na renda fixa, onde no momento da aplicação o investidor sabe de antemão uma estimativa de quanto vai ganhar em certo período.
Os ganhos ou perdas na Bolsa de Valores podem variar bastante. Se por um lado há risco, do outro há potencial para grandes recompensas.
Além disso, existem formas de mitigar os riscos dos investimentos em renda variável, como, por exemplo, uma boa análise fundamentalista, estratégia de longo prazo e diversificação.
Diversos fatores influenciam os retornos das ações e outros produtos de renda variável que vão desde a qualidade da gestão e dos produtos e serviços, até a conjuntura econômica do país e a situação econômica internacional.
Portanto, mais do que o conhecimento dos procedimentos básicos de negociação, os investidores precisam se manter atualizados em relação às últimas notícias e aos eventos que afetam o mercado.
Parece muita coisa para ganhar dinheiro na bolsa de valores, mas vale a recompensa de viver de renda.
Se você não tem tempo de acompanhar os investimentos no dia-a-dia ou não quer se envolver, considere contratar um profissional para ajudar nos seus investimentos.
Contratar um consultor não é um gasto, mas um investimento!
→ Quer Viver de Renda? Veja a Melhor Ação de Dividendos Hoje.
Onde investir em renda variável para ter renda passiva?
Os principais ativos na renda variável que auxiliam na geração de renda passiva são as ações e os fundos imobiliários (FIIs).
Estes ativos pagam dividendos, ou seja, a parte do lucro das companhias que é distribuída para os acionistas.
Para isso, você precisa encontrar empresas e FIIs que pagam bons dividendos.
Para receber juros compostos na Renda Variável, você pode reinvestir seus dividendos e acelerar a multiplicação do seu patrimônio.
Procure as melhores companhias pagadoras de dividendos
Para atingir o objetivo de viver de renda investindo na Bolsa de Valores é preciso alocar seu capital em ativos que distribuam dividendos com frequência.
Para tanto, vale a pena conhecer as características dessas empresas e os indicadores fundamentalistas que permitem avaliar os melhores pagadores de dividendos.
Um dos principais indicadores relacionados aos dividendos é o dividend yield (DY) que auxilia na identificação do montante e frequência que uma companhia paga dividendos.
Além disso, empresas conhecidas por serem boas pagadoras de proventos tem bons fundamentos e são mais sólidas, maduras e já demonstraram ser rentáveis no mercado.
Afinal, para que uma empresa distribua lucro, primeiro ela precisa obter lucros.
A distribuição de dividendos recorrente pressupõe um fluxo de caixa saudável e crescente.
Por isso, para viver de renda investindo na Bolsa de Valores é recomendado escolher um portfólio que pague dividendos.
Esta tende a ser uma estratégia de investimento mais segura, menos volátil e rentável, inclusive em momentos conturbados.
→ Quer Viver de Renda? Veja a Melhor Ação de Dividendos Hoje.
Vantagens de viver de renda investindo na Bolsa de Valores
Investir na Bolsa de Valores é uma forma de diversificar seus investimentos e obter uma nova fonte de renda.
Confira alguns bons motivos para optar por esse investimento.
Fonte de renda passiva
Na Bolsa de Valores você encontra ótimos ativos geradores de renda passiva.
Com uma estratégia sólida e uma carteira bem montada e diversificada, é possível investir para receber uma renda mensal garantida pingando na sua conta.
Bons retornos
Quem investe somente em renda fixa pode se frustrar com a baixa rentabilidade.
Mesmo em um cenário de juros altos, onde os títulos ficam mais atrativos, ainda assim o retorno é pequeno em comparação com outros ativos.
Na renda variável você tem a possibilidades de alcançar retornos financeiros melhores, potencializando o crescimento do seu patrimônio.
Diversas alternativas de investimento
Ao escolher investir na Bolsa de Valores você tem à disposição um amplo leque de oportunidades.
São mais de 400 companhias brasileiras e mais de 100 BDRs de empresas estrangeiras listadas na Bolsa de Valores Brasileiras (B3).
Sem contar os diversos fundos de investimentos, ETFs, Fundos Imobiliários e commodities.
Ou seja, você pode escolher entre os mais diversos níveis de risco e porte das empresas para fazer seus negócios.
→ Quer Viver de Renda? Veja a Melhor Ação de Dividendos Hoje.
É tudo sobre o longo prazo
Você pode pensar que é muito arriscado investir na Bolsa de Valores, que muitas pessoas perdem dinheiro, que é preciso muito dinheiro ou muito conhecimento.
A verdade é que tudo vai depender da sua estratégia, análise e mentalidade de investidor.
Se olharmos no curto prazo, a Bolsa de Valores pode ter quedas que mexem com os ânimos dos investidores.
Mas investidores experientes entendem que essas quedas são passageiras.
Se você investiu em empresas fortes e estáveis, com foco no longo prazo, não precisará se preocupar com resultados negativos momentâneos.
No longo prazo, provavelmente recuperará seu dinheiro e muito mais.
Isso pode levar algum tempo, por isso, é aconselhado não investir na Bolsa de Valores aquele dinheiro que pode precisar no curto prazo.
Estamos falando de um investimento de anos, talvez décadas de acumulação de patrimônio para viver de renda no futuro.
Com o investimento em renda variável, provavelmente haverá períodos em que perderá dinheiro, mas haverá outros em que obterá retornos consideráveis.
O retorno médio do mercado de ações americano é de cerca de 10% ao ano durante os últimos 30 anos, conforme medido pelo índice S&P 500.
Isso significa que se você calcular a média de todos os ganhos e perdas em cada ano, obterá um ganho de 10% a cada ano.
E isso apesar das perdas em alguns anos.
Investir é praticamente a única maneira de vencer a inflação e realmente aumentar seu poder de compra no longo prazo.
Embora você possa aumentar seu dinheiro com menos risco na renda fixa, há uma forte possibilidade de que a taxa de inflação suba mais rapidamente que os seus retornos.
Portanto, enquanto você aumenta sua riqueza, seu dinheiro não irá tão longe no futuro porque você terá que gastar mais a cada ano para manter o mesmo padrão de vida.
Na renda variável isso não costuma ocorrer, pois no longo prazo, o investimento tende a superar a inflação.
Vamos tomar como exemplo os dados do Ibovespa, o principal índice da Bolsa de Valores, e do IPCA acumulado, o mais utilizado medidor de inflação no Brasil, nos últimos 21 anos.
Em 11 dos últimos 21 anos, o Ibovespa superou a inflação.
Se olharmos no acumulado, de 2000 a 2022, o Ibovespa subiu mais de 542% contra 310% da inflação no mesmo período.
Em outras palavras, se você tivesse uma carteira que simplesmente acompanhasse o desempenho do Ibovespa durante as duas últimas, venceria a inflação com sobras.
→ Quer Viver de Renda? Veja a Melhor Ação de Dividendos Hoje.
Viva de renda com investimentos
Viver de renda investindo na bolsa de valores é possível. No entanto, é preciso que você corresponda a alguns requisitos.
O principal deles é ter conhecimento, seja sobre seu perfil de investidor e objetivos quanto dos ativos para escolher os melhores para sua carteira.
Não confunda ser um investidor com ser um especulador ou pode acabar amargando altos prejuízos.
Você pode escolher caminhar sozinho pelos investimentos ou optar por ter um profissional qualificado e sem conflito de interesses para te guiar.
Dependendo do seu conhecimento, tempo disponível, experiência e interesse, contratar um consultor de investimento é fundamental.
Para aqueles que já investem sozinhos e estão tendo bons resultados, ainda sim o serviço de consultoria da Wealth é válido.
Ao optar pela consultoria você estará recebendo o apoio de um profissional para tomar melhores decisões além de ter alguém 100% atento a novas oportunidades e de olho no mercado para você.
Faça seu dinheiro render o que ele pode e o que você merece. Fale com um dos nossos consultores.