Investir nos melhores Fundos Imobiliários (FIIs) é uma forma de receber renda mensal recorrente mesmo em tempos incertos.
→ Quer Viver de Renda? Veja o Melhor Fundo Imobiliário Hoje.
Como todo o mercado financeiro, os FIIs também vem passando por um período de turbulência.
Após um 2022 repleto de desafios que levou muitos investidores a tirarem o dinheiro da renda variável e migrarem para a renda fixa, o mercado de fundos imobiliários iniciou 2023 exibindo um viés negativo.
Contudo, para os investidores de longo prazo é uma oportunidade para encontrar FIIs com um preço atrativo e com bons retornos com dividendos.
Assim, o investidor precisa ficar atento aos fatores que influenciam as operações e cotações dos FIIs e agir com cautela.
Afinal, ainda falta clareza quanto às atitudes a serem adotadas pelo Ministério da Fazenda e como o aumento de gastos pode influenciar na inflação que, por sua vez, pode alterar expectativas de corte da Selic.
A boa notícia é que, mesmo diante deste cenário, há oportunidades na Bolsa para viver de renda com fundos imobiliários (FIIs).
→ Quer Viver de Renda? Veja o Melhor Fundo Imobiliário Hoje.
Os Fundos Imobiliários favoritos para 2023
Devido às incertezas em torno do equilíbrio fiscal do País, os melhores fundos imobiliários para 2023, segundo os analistas, são os Fundos de Papel.
Por mais que os desafios diminuíram, ainda se tem uma desconfiança no aumento de gastos, que podem influenciar a taxa básica de juros da economia, a Selic.
Esta, por sua vez, influencia o comportamento dos investimentos, inclusive dos fundos imobiliários.
Quanto mais elevada a Selic, mais atrativa fica a renda fixa.
A parcela do mercado de FIIs que está “protegida” da elevação dos juros são os chamados fundos de “papel”, que investem em títulos de renda fixa atrelados a índices de inflação ou à taxa do CDI, indicador que acompanha a variação da Selic.
Desta forma, quando a inflação ou os juros estão altos, a receita desses FIIs também tende a crescer, elevando o volume de dividendos distribuídos.
O contrário também é verdadeiro. Por isso, é importante observar se o atual patamar da taxa Selic deve se manter ou se a taxa deverá começar a cair em breve.
Entre os fundos imobiliários de papel preferidos dos analistas para 2023 estão:
→ Quer Viver de Renda? Veja o Melhor Fundo Imobiliário Hoje.
CSHG Recebíveis Imobiliários (HGCR11)
Este FII possui importante diversificação entre os diferentes indexadores, o que traz maior estabilidade no seu fluxo de caixa e, consequentemente, na distribuição de proventos.
Em 12 meses, o dividend yield do HGCR11 está em 13,98 %, o maior entre os melhores FIIs para 2023.
Kinea Renda Imobiliária (KNRI11)
O KNCR11 faz gestão de CRIs (certificado de recebíveis imobiliários) com lastro em CDI e seu DY nos últimos 12 meses é 7,86%.
Como ficam os FIIs de tijolo em 2023
Os fundos de “tijolo”, aqueles que investem em imóveis físicos, tiveram suas receitas comprometidas nos últimos anos pelas restrições impostas durante a pandemia da Covid-19.
Eles ainda lutam para se recuperar, especialmente as carteiras voltadas para shoppings e escritórios.
A elevação da Selic também ajudou na desvalorização dos FIIs de “tijolo” e o Índice Teva de Fundos Imobiliários de Tijolo recuou 2,5% no mês passado.
A falta de clareza quanto ao futuro do país pesa sobre o setor, uma vez que está ligado diretamente ao segmento produtivo.
As indefinições acabam também por frear investimentos por parte do setor privado e
essa classe de FIIs acaba potencialmente sofrendo mais.
Mesmo assim, muitos fundos de “tijolo” estão negociando abaixo do valor patrimonial, ou seja, abaixo do considerado o valor justo.
Isso representa uma oportunidade para o investidor dada a qualidade dos portfólios destas carteiras.
Entre elas as preferidas do mercado para 2023 estão:
→ Quer Viver de Renda? Veja o Melhor Fundo Imobiliário Hoje.
Vinci Shopping Centers (VISC11)
O VISC11 é um fundo imobiliário do tipo tijolo cujo investimentos são destinados majoritariamente em aplicações nos empreendimentos de shoppings, um dos segmentos que mais sofreram nos últimos anos com as restrições impostas pela pandemia da Covid-19.
Com a retomada da circulação de pessoas, seus empreendimentos iniciaram uma recuperação.
O fundo negocia atualmente a um P/VP de 0,82% e tem um dividend yield (DY) de 8,62% em 12 meses.
Bresco Logística (BRCO11)
O Bresco Logística é um fundo imobiliário do tipo tijolo com investimentos direcionados em propriedades comerciais do segmento galpões.
Conforme aponta o último relatório gerencial da carteira, 93% dos inquilinos são classificados como grau de investimento com baixo risco de inadimplência.
Mais de 90% desses locatários estão ligados aos segmentos de varejo, e-commerce e bens de consumo.
Dez imóveis do BRCO11 também ostentam classificação de qualidade elevada e estão locados atualmente para empresas como Pão de Açúcar, Magazine Luiza, Natura, Mercado Livre, Americanas, Carrefour, BRF e Whirlpool.
Atualmente, o BRCO11 está com P/VP 0,77 e DY 8,62 %.
TRX Real Estate (TRXF11)
Considerado um fundo de renda urbana, o TRX Real Estate investe em imóveis comerciais, especialmente no segmento de varejo, logístico, industrial e corporativo.
Entre os inquilinos do fundo estão nomes como Assaí, Pão de Açúcar, Sodimac, Extra e Carrefour.
O TRX Real Estate fechou 2022 sendo negociado um pouco acima do valor patrimonial e, nos últimos 12 meses, apresenta um dividend yield de 10,19%.
→ Quer Viver de Renda? Veja o Melhor Fundo Imobiliário Hoje.
Os melhores Fundos Imobiliários para a sua carteira
Esses FIIs são apenas os mais comentados pelos analistas do mercado e não são uma recomendação de investimento.
Não estamos aqui para indicar o melhor fundo imobiliário para investir, mas sim, te ajudar a montar uma carteira personalizada e diversificada para seu perfil e objetivos.
Somente com uma combinação estratégica de diferentes ativos poderá proteger seu patrimônio e oferecer bons resultados.
Você já deve saber que o melhor investimento para uma pessoa, pode não ser para outra.
Se você quer um apoio para investir melhor e ainda assim ter controle sobre os seus investimentos, a GuiaInvest Wealth é perfeita para você.
Responda 4 perguntas e receba uma conversa gratuita com um consultor de investimentos.