Os Melhores Investimentos Para Viver de Renda (sem erro)

Confira 5 opções de investimentos em renda fixa e variável para viver de renda.
Os Melhores Investimentos Para Viver de Renda (sem erro)
Imagem: AdobeStock

Se você está pensando em alternativas para gerar rendimentos periódicos, precisa conhecer os melhores investimentos para viver de renda.

Quer Viver de Renda? Veja a Melhor Ação de Dividendos Hoje.

Investir é o melhor caminho para viver de renda passiva. 

Ao colocar seu dinheiro nos ativos certos, você transforma uma parte dos juros em renda imediata para complementar seu salário ou aposentadoria

Há vários investimentos em que se consegue ter uma previsibilidade do fluxo com retorno mensal e correção pelo IPCA, ou seja, sem perda do poder de compra.

Entretanto, é preciso ter cautela e encontrar boas alternativas que servem a este propósito.

Por isso, separei cinco opções de investimentos de renda fixa e variável com rendimentos periódicos para diferentes perfis e objetivos.

Aproveite as melhores oportunidades do mercado financeiro de investimentos para viver de renda.

Quer Viver de Renda? Veja a Melhor Ação de Dividendos Hoje.

1. Tesouro direto

O Tesouro Direto é um programa criado pelo Tesouro Nacional para facilitar o acesso aos títulos de dívida pública emitidos pelo Governo Federal com o objetivo de captar recursos para o país.

Dentro do Tesouro Direto existem diferentes tipos de títulos e rentabilidades.  Entre eles, há dois que pagam rendimentos semestrais: o Tesouro IPCA + com juros semestrais e o Tesouro prefixado com juros semestrais.

Essa modalidade visa proporcionar ao investidor uma fonte de renda regular com o ganho das aplicações no período da vigência do título.

Dentre os investimentos para viver de renda, os títulos públicos são atraentes para os investidores mais conservadores, que buscam segurança para seu patrimônio, visto que o Tesouro Direto é considerado uma das aplicações mais seguras do mercado.

Tesouro IPCA com juros semestrais

O Tesouro IPCA é um título híbrido. Seu retorno é composto por uma taxa fixa, conhecida no momento da aplicação, mais a variação da inflação no período.

Como está atrelado ao IPCA, ele garante um pagamento acima da inflação, mesmo diante do aumento dos preços.

Caso queira um rendimento semestral, na hora de investir, escolha a opção Tesouro IPCA+ com juros semestrais, seguido do ano em que deseja o vencimento do título.

Na data da escrita deste artigo, os títulos do Tesouro IPCA + com juros semestrais disponíveis no site do Tesouro Direto são: TESOURO IPCA+ com juros semestrais 2032, 2040 e 2055.

Tesouro Prefixado com juros semestrais

O Tesouro Prefixado também é uma alternativa no Tesouro Direto de investimentos para viver de renda.

Esse título possui rentabilidade definida no momento da compra. Esta permanece a mesma, independente do que aconteça na economia.

Para receber juros a cada semestre (cupons de juros), escolha a opção Tesouro Prefixado com juros semestrais.

O título disponível no site do Tesouro Direto na data da escrita deste artigo é o TESOURO PREFIXADO com juros semestrais 2033.

2. Fundos Imobiliários (FIIs) 

Os fundos de investimento imobiliários (FIIs) estão entre os investimentos para viver de renda mais procurados porque eles pagam retornos constantes e isentos de imposto de renda. 

Os FIIs são uma ótima forma de investir no mercado imobiliário sem precisar comprar um imóvel. 

Eles funcionam como uma espécie de “condomínio” de investidores que reúnem seu capital para aplicá-lo em conjunto no mercado imobiliário por um gestor profissional.

Os FIIs investem tanto em imóveis físicos, como shoppings e lajes corporativas (fundos de tijolo), quanto em recebíveis imobiliários desses empreendimentos, como letras de crédito imobiliário – LCI, letras hipotecárias -LH e certificados de recebíveis imobiliários -CRI (fundos de papel).

Justamente por eles administrarem imóveis, cobram por locação e conseguem repassar o dinheiro para os investidores proporcionalmente a quantidade de cotas da cada um.

O pagamento desses dividendos funciona como se fosse um aluguel que cai na sua conta mensalmente.

Outro fator que atrai investidores para os fundos imobiliários é a correção inflacionária, que dá segurança ao seu patrimônio acumulado.

Na mesma linha dos FIIs, surgiram no mercado em 2021 os Fundo de Investimento em Cadeias Agroindustriais (Fiagros).

Estes possuem foco no agronegócio, mas também distribuem proventos aos seus cotistas periodicamente.

Quer Viver de Renda? Veja a Melhor Ação de Dividendos Hoje.

3. Fundos de Infraestrutura (FI-Infra)

Além dos tradicionais fundos imobiliários, os fundos incentivados de investimentos em infraestrutura (FI-Infra) também oferecem ao cotista a vantagem de remuneração mensal e isenção de imposto de renda.

O FI-Infra são fundos que investem em debêntures incentivadas demais títulos de dívida de projetos de infraestrutura que captam recursos para os setores de energia, saneamento básico, transporte, entre outros.

Os fundos de infraestrutura são novos no mercado, mas permitem que o investidor consiga se expor ao setor de infraestrutura de maneira mais barata, diversificada e com liquidez quase que diária.

Por se tratar de empresas importantes para o desenvolvimento do país, os FI-Infra  recebem um incentivo a mais do Governo, isentando tanto os dividendos quanto os ganhos de capital de imposto de renda.

4. Ações que pagam dividendos

Mais um investimento para viver de renda bastante procurado e eficaz são as ações na bolsa de valores que pagam dividendos.

Ao comprar uma ação, se adquire parte de uma empresa. Logo, o investidor passa a ter direito sobre uma fração de seus ganhos. 

Quando as empresas que encerram o ano positivas, elas distribuem parte desses lucros entre seus acionistas na forma de dividendos

Cada organização possui datas e porcentagens específicas para isso, podendo ser mensal, semestral ou anual.

Para aumentar a riqueza com investimento em dividendos é preciso analisar alguns indicadores em relação aos dividendos como o dividend yield e o payout.

Mas, atenção! O critério para escolher as melhores ações não pode ser só os dividendos que elas pagam.

Para evitar prejuízos, é necessário fazer uma boa análise financeira das empresas, seu histórico, saúde financeira, situação do setor em que atua, momento do mercado, etc. 

A análise fundamentalista é uma excelente ferramenta para encontrar boas ações para investir.

Quer Viver de Renda? Veja a Melhor Ação de Dividendos Hoje.

5. Previdência privada

Outro investimento para viver de renda que não podemos desconsiderar é a previdência privada.

Esse é um tipo de investimento de longo prazo, cujo objetivo é justamente promover uma fonte de renda passiva para o beneficiário.

Embora seu uso mais comum seja pensando na aposentadoria, essa aplicação também pode ser feita com foco em outras metas.

A previdência privada consiste em fundos de investimento com tratamento tributário e sucessório especial.

Basicamente, ele se divide em duas modalidades pela forma como são cobrados os impostos: o Plano Gerador de Benefício Livre (PGBL) e o Vida Gerador de Benefício Livre (VGBL).

No PGBL, até 12% da renda bruta anual tributável pode ser abatida na declaração de Imposto de Renda (IR) e o tributo é cobrado sobre o total investido.

Portanto, ele costuma ser indicado para quem entrega a declaração completa do imposto de renda.

Já no VGBL, a alíquota do imposto de renda é cobrada somente sobre a rentabilidade e ocorre apenas uma vez, no momento do resgate.

Esse é o modelo mais interessante para as pessoas que fazem declaração de IR simplificada.

Na previdência privada, o investidor paga uma quantia mensalmente por determinado período e, ao final do período estipulado, opta por receber todo o dinheiro de uma só vez, ou então, mensalmente.

Quer Viver de Renda? Veja a Melhor Ação de Dividendos Hoje.

Viva de renda sem erro

Todas as alternativas que vimos acima são adequadas para quem deseja investir para ter uma renda passiva mensal regular, complementar o orçamento e construir um futuro mais livre financeiramente.

Para que você alcance seu objetivo, os investimentos para viver de renda devem ser utilizados de maneira inteligente, de preferência com a ajuda de um profissional experiente, que possa te orientar e montar a melhor carteira.

Aliás, é necessário entender que os melhores investimentos nem sempre serão os mesmos para duas pessoas diferentes.

Afinal, cada pessoa é única, com seu perfil de investidor, sua realidade financeira e metas financeiras.

Lembre também que a diversificação é fundamental. Uma carteira montada e diversificada individualmente, de acordo com as suas necessidades, aumenta suas chances de alcançar o que deseja.

Precisa de ajuda? Fale com um dos nossos consultores e veja como viver de renda.

COMPARTILHE

Dicas de Investimentos em seu Email

Ao clicar no botão você autoriza o GuiaInvest a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

O Que Ler Agora...

plugins premium WordPress

Quer montar uma carteira que gere renda mensal para você?

Responda 4 perguntas rápidas e ganhe uma consulta gratuita com um consultor.