Quais Investimentos Ganham com a Queda do Dólar

Saiba onde investir para aproveitar o dólar abaixo de R$ 5.
Quais Investimentos Ganham com a Queda do Dólar
Imagem: Freepik

Não é só o bolso dos brasileiros que querem viajar para o exterior que se favorece, mais pessoas e também alguns investimentos ganham com a queda do dólar.

Quer Proteger seu Patrimônio? Receba um Plano de Investimentos Gratuito.

A variação do preço do dólar tem diversos impactos na vida cotidiana, na economia e no mercado financeiro.

Sempre que a cotação da moeda norte-americana cai ou sobe, o preço dos alimentos, produtos importados, gasolina, diferentes taxas e investimentos são afetados.

A queda do dólar reflete principalmente na relação entre importações e exportações.

No cenário internacional, a desvalorização da moeda norte-americana costuma reduzir as exportações, enquanto as importações aumentam, aquecendo o mercado interno.

Já no cenário nacional, a queda do dólar ajuda a diminuir a inflação, já que muitos produtos têm seus preços influenciados pela moeda norte-americana.  

Como você pode perceber, o cenário de valorização da moeda brasileira frente ao dólar é positivo para diversos setores da economia, o que abre uma nova janela de oportunidades para os investidores ajustarem suas carteiras.

Historicamente há uma relação inversa entre o movimento do dólar e do Ibovespa.

A queda da Bolsa de Valores brasileira costuma ser acompanhada por uma alta do dólar. Afinal, quando o mercado interno é abalado, os investidores tendem a se proteger na moeda americana.

Já quando a taxa de câmbio real-dólar, o Ibovespa costuma subir.

Além de ajustar as carteiras com investimentos que ganham com a queda do dólar, o momento pode ser oportuno para elevar posições no mercado norte-americano com um menor custo.

Para saber se sua carteira está bem montada para o dólar em queda, faça um diagnóstico financeiro.

Quer Proteger seu Patrimônio? Receba um Plano de Investimentos Gratuito.

Onde investir na queda do dólar

Vários investimentos ganham com a queda do dólar, tanto internacionalmente, quanto na economia local.

O dólar mais baixo costuma estimular os investimentos no exterior. Com as cotações mais baixas, os investidores podem aproveitar para aumentar suas posições no mercado norte-americano.

A desvalorização do dólar em relação ao real também tem efeitos nas ações da bolsa de valores nacional.

O dólar mais barato impulsiona os setores que consomem em dólar e que se beneficiam da atividade local.

Setores como varejo, consumo e tecnologia dependem da importação de produtos, que nesse cenário estará aquecida.

Os players dependem de insumos que oscilam de acordo com o valor do dólar, como é o caso das companhias aéreas com o combustível, também podem ser uma oportunidade interessante de investimento.

Os principais setores que podem ganhar com a queda do dólar são:

Varejo

O varejo pode ganhar com a queda do dólar primeiramente pela maior competitividade em relação a players externos. 

Segundo, com a redução de custos, já que as empresas do setor ficam expostas aos preços internacionais de matérias-primas, químicos e máquinas.

Saúde 

O setor de saúde é outro que depende das importações e, por isso, tende a se beneficiar com o dólar em queda.

Aviação 

O setor da aviação costuma ser o mais beneficiado com a valorização do real, uma vez que mais de 50% dos seus custos são dolarizados. 

Com o dólar mais baixo, as empresas expandem margens, primeiramente, pela redução do preço dos combustíveis, depois pelo incentivo a viagens internacionais que o dólar em baixa traz.

Tecnologia

O setor de tecnologia também ganha com o cenário de dólar em queda, pois parte importante dos seus custos está em dólar, com destaque para chips e outros componentes de alto valor agregado.  

Quer Proteger seu Patrimônio? Receba um Plano de Investimentos Gratuito.

Investir no exterior com o dólar em queda

O momento de queda do dólar é convidativo para montar ou aumentar uma exposição internacional.

Há quem pense em aproveitar a desvalorização do dólar para aumentar a possibilidade de lucro nas operações cambiais, mas mais do que adquirir a moeda norte-americana, o fundamental é que os investidores apliquem em ativos expostos ao dólar.

Lembre-se que há uma diferença entre comprar dólar e dolarizar os investimentos.

Para quem tem uma viagem internacional programada para o curto prazo, aproveitar as cotações mais baixas pode ser uma alternativa.

Já para quem busca proteção patrimonial e diversificação, o mercado oferece opções para investir em dólar, que não envolvem, necessariamente, a compra direta da moeda.

A ideia é ganhar com a valorização desses produtos no longo prazo e não com a variação da moeda no curto prazo.

Atualmente, existem inúmeras opções para o investidor se expor ao mercado norte-americano, seja por meio de uma conta internacional ou por instrumentos mais básicos diretamente da Bolsa de Valores brasileira.

Como Investir no Exterior e Aumentar a Rentabilidade? Baixe Grátis o Livro Digital.

Como ganhar com a queda do dólar com segurança

Quando algum ativo muda seu rumo, logo surgem investidores tentando ganhar em cima daquele movimento. Com a cotação do dólar, não é diferente. 

Logo que a moeda norte-americana começou a apresentar uma tendência de queda, houve uma corrida de compra com a intenção de venda quando seu preço voltar a subir.

No entanto, essa não é uma estratégia inteligente. Fazer movimentos de curto prazo costumam ser custosos e arriscados.

O câmbio, assim como o preço das ações, é uma variável difícil de se prever. Além disso, o momento ainda é incerto ao redor do mundo, com juros e inflação ainda altos.

O mais indicado é aproveitar o dólar mais barato para montar parte de seu portfólio em moeda americana focando no longo prazo ao invés de mirar em ganhos imediatos.

Independente do dólar baixo ou alto, diversificar a carteira alocando recursos fora do Brasil é uma medida importante para proteger seus recursos.

Com a queda do dólar, esse movimento ganha ainda mais força. É aquela velha história de comprar na baixa.

Vale destacar que antes de investir no exterior, o investidor precisa conhecer seu perfil de investidor, só assim poderá escolher os investimentos mais adequados sem correr riscos desnecessários.

Sua carteira está bem montada para as variações do dólar? Para saber como estão seus investimentos, faça um diagnóstico financeiro com um consultor de investimentos.

COMPARTILHE

Dicas de Investimentos em seu Email

Ao clicar no botão você autoriza o GuiaInvest a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

O Que Ler Agora...

plugins premium WordPress

Como montar uma carteira com diversificação internacional para se proteger do Risco-Brasil?

Responda 4 perguntas rápidas e ganhe uma consulta gratuita com um consultor global.